Com o Mercedes-AMG E53 HYBRID 4MATIC+, a marca de performance e carros esportivos de Affalterbach apresenta um novo modelo híbrido plug-in que combina desempenho excepcional e dinâmica de condução com uma longa autonomia elétrica.
A combinação do motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros com o motor elétrico síncrono de ímã permanente gera uma potência total do sistema de 430 kW (585 cv) [em modo RACE START: 450 kW / 612 cv] e um torque máximo de 750 Nm. O desempenho é igualmente dinâmico: a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 3,8 segundos (na versão sedã com RACE START). A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 280 km/h (sedã com o Pacote AMG Driver), e é possível atingir até 140 km/h utilizando apenas energia elétrica.
O motor elétrico de 120 kW é integrado ao câmbio AMG SPEEDSHIFT TCT 9G para economia de espaço. A alta densidade de potência do conjunto híbrido é obtida graças à tecnologia síncrona de rotor interno excitado permanentemente.
A bateria de tração de 400 volts possui uma capacidade utilizável de 21,22 kWh e está instalada na parte traseira, sob o piso do porta-malas. Parte da energia está sempre reservada para o modo “boost”, permitindo condução de alta performance. Ainda assim, a bateria de alta voltagem possibilita uma autonomia elétrica superior a 100 quilômetros segundo o padrão WLTP.
A base para essa condução esportiva e eficiente é o consagrado motor turbo de seis cilindros em linha de 3,0 litros da AMG. No E53 HYBRID 4MATIC+, ele entrega 330 kW (449 cv). Em comparação com a versão anterior do E53 da série predecessora W213, isso representa um aumento de 10 kW (14 cv). Diversas melhorias de software e hardware contribuíram para esse aumento de desempenho. Isso inclui um novo turbocompressor twin-scroll com maior pressão de sobrealimentação. A atualização também inclui um software reprogramado, um radiador adicional frontal e um resfriador no arco da roda.
Para lidar com o alto potencial dinâmico do trem de força, a carroceria foi reforçada com diversas medidas estruturais. Uma barra entre as torres da suspensão dianteira aumenta a rigidez da estrutura frontal e permite maior dinâmica lateral. O reforço sob o motor melhora a precisão da direção ao reduzir a torção da parte dianteira. Ele é conectado aos longarinas por suportes adicionais. No eixo traseiro, suportes extras dos membros laterais até a traseira proporcionam maior estabilidade e precisão na condução.
O Mercedes-AMG E53 HYBRID 4MATIC+ pode ser reconhecido por diversos elementos de design exclusivos, como os para-lamas dianteiros mais largos (onze milímetros a mais de cada lado em relação ao Mercedes-Benz Classe E) para acomodar a bitola mais larga do eixo dianteiro, e a grade do radiador específica da AMG. No interior, os elementos exclusivos da AMG incluem materiais sofisticados e funcionalidades específicas da AMG dentro do sistema de infoentretenimento MBUX.
A tração integral de série oferece ótima aderência. Ela garante alta estabilidade e segurança ao dirigir, tanto em pistas secas quanto em condições molhadas ou com neve. Uma embreagem controlada eletronicamente distribui a força motriz de forma variável entre os eixos dianteiro e traseiro, conforme o modo de condução selecionado.
A equipe de desenvolvimento da AMG projetou e ajustou a suspensão AMG RIDE CONTROL com molas de aço e amortecimento adaptativo especialmente para atender às exigências do E53 HYBRID 4MATIC+, com novos componentes de hardware e software. Ela oferece um equilíbrio ideal entre isolamento acústico adequado para a condução totalmente elétrica e o caráter esportivo típico da AMG.
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