BMW M5 Touring [UK]

Facebook
X
WhatsApp
Email

novo BMW M5 Touring, a terceira variante Touring na história do BMW M5, consolida tanto os sucessos do passado quanto os atuais. A BMW M GmbH apresentou pela primeira vez uma versão Touring em 1992, junto com a segunda geração do BMW M5 Sedan. Em 2007, a quarta geração da berlima de alta performance também ganhou um irmão BMW M5 Touring. E agora, a nova edição garante que, pela terceira vez em seus 40 anos de história, os clientes possam escolher entre duas variantes de carroceria do BMW M5.

Dessa forma, o novo BMW M5 Touring atende aos desejos dos entusiastas mais exigentes, que valorizam a dinâmica característica de um carro da divisão M e o desempenho refinado de um BMW M5, mas não querem abrir mão do espaço adicional de carga, praticidade e conforto em longas distâncias que um modelo Touring oferece. Na verdade, o novo BMW M5 Touring possui até 1.630 litros de capacidade flexível de carga para lazer e viagens.

Com uma abordagem moderna do tradicional design BMW M, o novo BMW M5 Touring destaca seu caráter inspirado em carros de corrida. Seus detalhes específicos da divisão M são focados em cumprir sua função em termos de refrigeração e equilíbrio aerodinâmico. O spoiler traseiro pronunciado e a coluna D estreita e inclinada reforçam as linhas dinâmicas do carro.

Uma grande proporção de superfícies pintadas na cor da carroceria transmite pureza visual e remete à dinâmica de alto nível deste esportivo de performance, enquanto arqueamentos de rodas proeminentes, saias laterais e o design específico M dos para-choques dianteiro e traseiro diferenciam claramente o BMW M5 Touring do BMW Série 5 Touring.

conceito geral do novo BMW M5 Touring permite que ele ofereça uma experiência de direção emocionante, tanto na pista quanto no uso diário e em viagens longas. Além de sua longa distância entre eixos, bitola larga, centro de gravidade baixo e distribuição de peso quase perfeita (50:50), o novo BMW M5 Touring possui uma carroceria com maior rigidez e aerodinâmica aprimorada, além de uma tecnologia de chassis configurada especificamente para o sistema de tração M HYBRID.

Assim como no BMW M5 Sedan, o sistema M HYBRID do BMW M5 Touring produz uma potência máxima de 727 cv e um torque de pico de 1.000 Nm, proporcionando um desempenho impressionante tanto na estrada quanto na pista. Ao mesmo tempo, o sistema de propulsão parcialmente eletrificado permite dirigir de forma quase silenciosa e sem emissões locais, com uma autonomia elétrica de até 68 km (WLTP), enquanto a Unidade de Carga Combinada permite carregamento em corrente alternada (AC) de até 11 kW.

Silhueta atlética com proporções elegantes de um Touring

Visto de lado, o caráter distinto do novo BMW M5 Touring é acentuado pela linha do teto elegantemente alongada e por um spoiler traseiro específico do modelo. Toda a estrutura lateral da carroceria foi redesenhada para o modelo de alta performance, com um visual esportivo e confiante como objetivo.

Como resultado, o novo BMW M5 Touring é 75 mm mais largo nos arcos das rodas dianteiras do que o BMW Série 5 Touring e 48 mm mais largo na traseira. Com um comprimento externo de 5.096 mm e uma largura de 1.970 mm (as mesmas dimensões do BMW M5 Sedan), o modelo de alta performance é 36 mm mais longo e 70 mm mais largo do que o BMW Série 5 Touring. Sua altura é de 1.516 mm, quase idêntica à do seu irmão convencional.

linha das janelas laterais afunila na parte traseira, criando uma silhueta poderosa, destacada pelas protuberâncias dos arcos de roda exclusivas do novo BMW M5 Touring. Diferentemente do BMW M5 Sedan, a linha de caráter acima das maçanetas embutidas se estende até as lanternas traseiras no modelo Touring, adicionando um toque extra de elegância à silhueta. As saias laterais pintadas na cor da carroceria complementam o estilo musculoso. A carroceria rebaixada, com para-choques dianteiro e traseiro quase tocando o solo, reforça ainda mais suas proporções imponentes. Os retrovisores externos otimizados para aerodinâmica e aeroacústica são pintados em preto brilhante, mas podem ser especificados em fibra de carbono como opção.

Traseira larga e poderosa com tratamento monolítico

O novo BMW M5 Touring apresenta uma traseira musculosa e visualmente impactante. Assim como na dianteira, superfícies generosas criam uma aparência monolítica e destacam a expressividade da traseira. Os arcos de roda traseiros alargados, combinados com as lanternas traseiras estreitas que se estendem para as laterais e os refletores verticais nas extremidades, acentuam sua largura e postura poderosa.

Junto com o spoiler do teto, um difusor em duas seções ajuda a otimizar a aerodinâmica e aumentar a tração. O divisor vertical do difusor remete à divisão central do para-choque dianteiro, introduzindo outro detalhe inspirado em carros de corrida. Além disso, as famigeras saídas de escape duplas M em Chrome Preto estão integradas nos lados esquerdo e direito do para-choque traseiro.

Sistema M HYBRID com desempenho impressionante e autonomia elétrica

Como a terceira variante Touring na história do BMW M5, o novo BMW M5 Touring agora vem com um sistema de propulsão eletrificado pela primeira vez. A versão específica do sistema M HYBRID combina um motor V8 4.4 litros de alta rotação com tecnologia M TwinPower Turbo e um motor elétrico integrado à transmissão. O motor a combustão e o motor elétrico geram juntos 727 cv e 1.000 Nm de torque máximo.

torque instantâneo do motor elétrico e a alta capacidade de rotação do V8 proporcionam uma aceleração notável. O BMW M5 Touring acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e atinge 200 km/h em 11,1 segundos. O torque máximo de 1.000 Nm do sistema M HYBRID também oferece uma aceleração intermediária excepcional, refletida em um tempo de 80 a 120 km/h em 3,1 segundos na quinta marcha. A velocidade máxima limitada a 250 km/h pode ser aumentada para 305 km/h com o pacote opcional M Driver’s Package.

alta potência do motor elétrico também permite dirigir sem emissões no modo totalmente elétrico – não apenas no trânsito urbano, mas também em estradas. A velocidade máxima no modo elétrico é de 140 km/h, e a autonomia no ciclo WLTP é de 61 a 68 km.

Estrutura extremamente rígida com elementos de reforço específicos da divisão M

Um pacote de elementos de reforço específicos M interconectados com precisão aumenta a rigidez da estrutura da carroceria. Na dianteira, uma chapa de cisalhamento conecta as torres de suspensão ao anteparo do motor, juntamente com braços específicos entre as torres e a extremidade dianteira. Mais elementos de reforço estão presentes na seção central e traseira do compartimento do motor.

Na traseira, o novo BMW M5 Touring possui elementos de reforço específicos no assoalho, incluindo uma barra transversal e uma chapa de cisalhamento, além de outros componentes para aumentar a rigidez do compartimento de bagagens. Além disso, os suportes que conectam o chassi à carroceria e a direção ao subchassi do eixo dianteiro também possuem excepcional rigidez torsional.

Chassi ajustado para máxima performance e conforto em longas distâncias

O novo BMW M5 Touring tem uma dinâmica excepcional graças às propriedades cinemáticas e elastocinemáticas específicas de seu chassi sofisticado. A suspensão dianteira de duplo wishbone otimiza a rigidez longitudinal e lateral, enquanto o uso seletivo de componentes de alumínio reduz o peso não suspenso.

Novos suportes de roda, cinemática de eixo personalizada com grandes ângulos de caster e pivô, um centro de rolagem mais baixo e amortecedores específicos proporcionam uma combinação inigualável de potência dinâmica e conforto equilibrado – perfeito para o uso diário e viagens longas.

Assentos multifunção M aumentam a sensação esportiva e o conforto

motorista e o passageiro são recebidos de série por assentos multifunção M, que oferecem conforto em longas viagens, além de aquecimento, ajuste elétrico em várias direções e função memory. Os apoios de cabeça integrados com inscrições iluminadas retraem automaticamente quando os ocupantes saem do carro. Ventilação ativa para os bancos dianteiros e aquecimento para os bancos traseiros externos estão disponíveis como opções.

Teto panorâmico de vidro opcional

teto do novo BMW M5 Touring vem de série em preto sólido. Também há a opção de um teto panorâmico de vidro, que se estende em uma única seção desde a traseira do para-brisa até a parte traseira do veículo, inundando o interior com luz natural e dando ao exterior um visual ainda mais elegante, complementado por molduras do teto em preto brilhante. Uma cortina elétrica (parte do Comfort Pack ou Ultimate Pack) fornece sombreamento interno quando necessário.

Funcionalidade moderna para uso diário, lazer e viagens

Os encostos dos bancos traseiros podem ser rebatidos em proporção 40:20:40, expandindo a capacidade de carga de 500 litros para até 1.630 litros. O novo BMW M5 Touring também vem de série com uma abertura de carga passante, facilitando o transporte de itens maiores e equipamentos esportivos longos.

acionamento automático da porta traseira e o Comfort Access fazem parte do equipamento padrão, permitindo abrir e fechar o porta-malas sem usar as mãos. Um engate para reboque que se estende e retrai eletricamente está disponível como opção. A capacidade máxima de reboque do novo BMW M5 Touring é de 2.000 kg.

Sistemas de assistência para uma condução segura e confortável

O novo BMW M5 Touring oferece uma variedade de sistemas de série e opcionais para direção assistida e estacionamento, proporcionando segurança e conforto no dia a dia. O equipamento padrão inclui:

  • Alerta de colisão frontal
  • Alerta de saída de faixa com assistência de retorno
  • Assistente de esquiva
  • Assistente de atenção
  • Sistema de informação de limite de velocidade

opcional Driving Assistant Professional adiciona:

  • Controle de cruzeiro ativo com função Stop&Go
  • Assistente de direção e manutenção de faixa
  • Detecção de semáforos
  • Assistente automático de limite de velocidade
  • Navegação ativa

Parking Assistant Professional também permite estacionamento automatizado e manobras de até 200 metros, controláveis de dentro do carro ou remotamente via smartphone.

Maior flexibilidade para personalizar a experiência de direção

painel de controle no console central do novo BMW M5 Touring possui um conjunto específico de botões M5, que permitem adaptar a experiência de direção às preferências individuais. O botão Setup fornece acesso rápido à configuração do:

  • Sistema de propulsão
  • Drivelogic
  • Chassi
  • Direção
  • Sistema de freios
  • M xDrive
  • Intensidade da recuperação de energia

Duas configurações gerais do veículo podem ser armazenadas e selecionadas rapidamente usando os botões M no volante. A função Launch Control está disponível em todas as configurações, exceto no modo 2WD do M xDrive.

Pressionar o botão DSC ativa o M Dynamic Mode, aumentando os limites de intervenção do DSC para frenagem e redução de potência. Alternativamente, o DSC pode ser desligado completamente. Outro botão permite selecionar o M Mode:

  • ROAD (padrão) – Modo normal, com todos os sistemas ativos.
  • SPORT – Restringe as intervenções dos sistemas de assistência apenas às funções essenciais para direção esportiva.
  • TRACK (com M Drive Professional) – Modo ideal para pista, com M Laptimer e função Boost Control para maximizar a dinâmica em ultrapassagens e acelerações.

modo de operação do sistema M HYBRID também pode ser ajustado:

  • HYBRID – Combinação inteligente entre motor a combustão e elétrico para eficiência ou desempenho.
  • ELECTRIC – Apenas o motor elétrico funciona, a menos que o kickdown ou as borboletas de câmbio ativem o V8.
  • eCONTROL – Maximiza a recuperação de energia e mantém a carga da bateria.
  • DYNAMIC – Foco em potência equilibrada para pista.
  • DYNAMIC PLUS – Potência máxima para curtas explosões (ex.: voltas de qualificação).

Cockpit esportivo progressivo, visuais específicos da divisão M no BMW Curved Display e ambiente exclusivo

Além do painel de controle específico M, o cockpit esportivo do novo BMW M5 Touring inclui:

  • Volante de couro M com botões iluminados
  • Assentos multifunção M com ajustes elétricos extensivos
  • BMW Curved Display (com conteúdo específico M)
  • Head-Up Display padrão com informações M
  • BMW Live Cockpit Professional (incluindo navegação BMW Maps e função Augmented View)

BMW iDrive atualizado (baseado no BMW Operating System 8.5) é padrão, com controle por toque e comando de voz. As funções de climatização agora também são controladas por toque na tela ou por comando de voz.

interior exclusivo ainda conta com:

  • Revestimento em couro Merino de série
  • Barra de Interação BMW
  • Ar-condicionado de quatro zonas
  • Bancos dianteiros aquecidos
  • Iluminação ambiente com efeitos M (Welcome/Goodbye Animation)
  • Sistema de som Surround Bowers & Wilkins
  • Carregador sem fio
  • Comfort Access
  • Porta-malas automático
  • Cabo de carregamento Professional

Entre as opções estão:

  • Retrovisores em fibra de carbono
  • Teto em Alcantara
  • Ventilação ativa dos bancos
  • Engate para reboque