Audi RS e-tron GT Performance

Facebook
X
WhatsApp
Email

Com o Audi RS e-tron GT performance, a Audi estreia seu primeiro modelo RS totalmente elétrico. O coupé de quatro portas demonstra a expertise técnica acumulada e a paixão da Audi pelos detalhes. Potente, esportivo e confiante, ele reflete os altos padrões da marca no desenvolvimento e construção de carros. O RS e-tron GT performance é o carro-chefe dinâmico da mobilidade elétrica da Audi.

Além de um motor síncrono de ímã permanente (PSM) no eixo dianteiro, com eixo de transmissão reforçado e potência de 252 kW (342 PS), o Gran Turismo elétrico possui um PSM recém-desenvolvido no eixo traseiro com potência de 415 kW (564 PS). A maior densidade de cobre no enrolamento especial tipo hairpin do estator dos motores elétricos maximiza a condução de corrente. Além disso, o rotor no motor elétrico traseiro é mais compacto e leve, reduzindo o peso do motor traseiro em 10 quilos. Ambos os motores têm reservas de potência para situações de condução dinâmica. O Launch Control pode usar brevemente recursos da bateria HV e dos motores elétricos para atingir até 680 kW / 925 PS.

O eixo dianteiro conta com eletrônica de potência modificada, permitindo correntes de descarga de até 600 amperes, 300 a mais que as variantes S e RS e-tron GT. O eixo traseiro também opera com 600 amperes. A recuperação de frenagem aumentou para 400 kW.

A eficiência térmica adaptada garante que a potência extra esteja disponível de forma estável, otimizando o desempenho e a repetibilidade em todas as faixas de carga. O modelo conta com gerenciamento térmico inteligente e uma interconexão dos quatro circuitos de resfriamento, especialmente no modo RS performance.

A química das novas células da bateria, com capacidade bruta de 105 kWh (97 kWh líquidos), também contribui para o aumento de potência, resultando em maior capacidade de energia e correntes de carga e condução mais altas. A corrente de carga máxima foi aumentada para 400 amperes, podendo chegar a 1.100 amperes com o Launch Control.

O sistema de suspensão a ar de câmara dupla/dupla válvula, com tecnologia de suspensão ativa seletiva por roda, proporciona uma condução confortável e dinâmica. O sistema Audi drive select permite três perfis: eficiência, conforto e dinâmico, além dos modos RS1 e RS2, configuráveis individualmente. O modo RS performance é exclusivo para circuitos desafiadores, otimizando o controle do torque de tração nas situações mais extremas.

O RS e-tron GT performance vem com rodas de 20 polegadas de série, e opcionais de 21 polegadas com cinco designs diferentes, além de pneus com características otimizadas. Os pneus esportivos Bridgestone Potenza Sport foram testados em pistas e ambientes desafiadores, melhorando a resposta da direção, aceleração lateral e performance de frenagem.

O modelo também conta com elementos estéticos de camuflagem em carbono e um novo acabamento exterior Bedford Green, além de pacotes internos exclusivos com costura Serpentine Green e assentos ajustáveis em 18 posições.

O som esportivo e-tron Sport, padrão no modelo, foi ajustado para uma experiência sonora mais envolvente. Sons digitais, baseados em dados do veículo, são gerados por controladores e amplificadores dedicados, criando um ambiente acústico que reflete o desempenho dinâmico do carro.

O RS e-tron GT performance é produzido na fábrica Audi Sport GmbH, em Neckarsulm, com tecnologias avançadas e atenção minuciosa ao detalhe. O modelo já está disponível para encomenda, com preços a partir de 160.500 euros.