A Porsche está expandindo a linha de modelos do novo 911 com a adição do leve e dinâmico 911 Carrera T. Medidas de redução de peso, afinação dinâmica e uma transmissão manual de seis marchas tornam este um Carrera purista, voltado para o prazer de dirigir. Com janelas leves, isolamento reduzido e transmissão manual de seis marchas, a configuração mais leve do novo 911 Carrera T, com bancos de competição, pesa apenas 1.478 quilos. Nessa configuração, o carro é mais de 40 kg mais leve que o atual 911 Carrera. Pela primeira vez, o Porsche 911 Carrera T também está disponível como conversível.
O ‘T’ significa Touring, e na Porsche isso remonta à homologação do 911 T como carro de turismo em 1968. O primeiro 911 T foi produzido até 1973. Desde 2017, o 911 Carrera T voltou à linha de modelos, posicionado entre o Carrera e o Carrera S. Prazer de dirigir, manuseio ágil, som emotivo e foco no essencial são características marcantes deste carro esportivo com tração traseira.
Motorização: transmissão manual e motor boxer de seis cilindros biturbo
O Porsche 911 Carrera T é movido pelo motor boxer biturbo de seis cilindros de 3,0 litros do 911 Carrera, que entrega 290 kW (394 PS) e desenvolve um torque de até 450 Nm. Uma transmissão manual de seis marchas padrão transfere a potência para o eixo traseiro. Ao reduzir marchas, é possível selecionar uma função de acelerador intermediário (auto-blip) para compensar automaticamente as diferenças de velocidade entre o motor e a caixa de câmbio. Com o pacote Sport Chrono de série, o Carrera T Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (Cabriolet: 4,7 segundos), com uma velocidade máxima de 295 km/h (Cabriolet: 293 km/h). Alinhado ao aumento de potência em relação ao seu antecessor, o Carrera possui um sistema de frenagem maior, com discos de freio de 350 mm e pinças fixas de seis pistões na frente. A combinação de menor isolamento interno e função auto-blip proporciona uma sonoridade particularmente emotiva com o sistema de escapamento esportivo de série.
Chassi e afinação: desenvolvimento exclusivo para este modelo
Como sempre, o pacote Sport Chrono, que inclui o Track Precision App, faz parte do equipamento padrão do 911 Carrera T. Além disso, pela primeira vez, a Porsche equipa o modelo com direção do eixo traseiro como padrão, em combinação com uma relação de direção mais direta no eixo dianteiro, otimizando significativamente a dirigibilidade. A aceleração lateral é gerada mais rapidamente e a direção responde de forma mais direta, enquanto a estabilidade é aumentada. A afinação da direção do eixo traseiro foi desenvolvida especificamente para o Porsche 911 Carrera T.
A suspensão esportiva adaptativa PASM, que é rebaixada em 10 mm, também é padrão e foi ajustada com uma afinação esportiva específica para tornar o Carrera T ainda mais ágil e prazeroso de dirigir. A direção do eixo traseiro padrão e o equilíbrio aerodinâmico otimizado exclusivamente para o Porsche 911 Carrera T permitiram ajustar as barras estabilizadoras dos eixos dianteiro e traseiro para um manuseio neutro. O 911 Carrera T possui rodas de liga leve Carrera S de 20/21 polegadas, com pneus dianteiros 245/35 ZR20 e traseiros 305/30 ZR21.
Exterior e Interior
Vários recursos distinguem o Carrera T de outros modelos da série. Um adesivo com o logotipo do padrão de marchas em cada uma das janelas traseiras triangulares identifica-o como uma versão manual e purista do modelo. As inscrições do modelo na traseira são em uma cor contrastante, Cinza Vanadium. Os detalhes na grade da tampa traseira, nos espelhos externos e nas rodas de liga leve são pintados em Cinza Vanadium Metálico. Outra característica do Carrera T é o spoiler otimizado aerodinamicamente, inspirado no 911 Carrera GTS.
Para o Porsche Carrera T, o esquema de cores Legends oferece opções como Verde Shade Metálico, Crayon e Slate Grey Neo, enquanto o esquema Dreams inclui Vermelho Guards, Azul Lugano, Azul Gentian Metálico e Amarelo Cartagena Metálico. O esquema Shades oferece Jet Black Metálico, GT Silver Metálico e Ice Grey Metálico. O esquema Contrasts oferece as cores sólidas Preto e Branco. Outras cores de carroceria estão disponíveis via os programas Paint to Sample e Paint to Sample Plus. A capota do 911 T Cabriolet está disponível opcionalmente em Preto, Vermelho, Azul e Marrom.
Com um interior esportivo em preto e costura contrastante opcional, a Porsche deu ao Carrera T um visual purista típico do modelo T. O cronômetro do pacote Sport Chrono padrão é um destaque no painel. Detalhes exclusivos destacam a exclusividade do Porsche 911 Carrera T como um carro esportivo manual: a alavanca de câmbio encurtada possui um pomo em madeira laminada de nogueira de poro aberto, oferecendo uma experiência visual e tátil especial. Diante da alavanca de câmbio, há um emblema com o logotipo ‘MT’ (Manual Transmission). O logotipo do padrão de marchas está impresso no lado do passageiro do painel. O volante esportivo GT em couro aquecido e o modo de condução são itens de série. Alternativamente, um volante Race-Tex está disponível. As inserções decorativas no painel e no console central são em Cinza Vanadium, com inserções pretas em alumínio escovado nas portas.
O Carrera T possui assentos esportivos ajustáveis em quatro direções com centros de assento Sport-Tex como padrão. O padrão exclusivo de tecido xadrez é reservado para o 911 Carrera T, com o logotipo 911 bordado nos encostos de cabeça. Os clientes podem optar por assentos esportivos Plus (ajustáveis em 18 direções) ou bancos completos de competição.
Pacotes Carrera T para exterior e interior
A exclusividade do Porsche 911 Carrera T é reforçada pelos pacotes de design Carrera T para exterior e interior, na cor clássica Gentian Blue, criando um contraste marcante. No exterior, os detalhes na tampa traseira, os adesivos Carrera T e os decalques MT, bem como as rodas de liga leve com face frontal polida, estão nesta cor. As conchas dos espelhos externos são em Preto. Costuras contrastantes em Gentian Blue enriquecem o interior, e as listras contrastantes também aparecem nos bancos, com cintos de segurança, acabamento do console central e painéis das portas na mesma cor.
Pronto para encomenda imediata
O novo Porsche 911 Carrera T já pode ser encomendado, com preços a partir de 141.700 euros, incluindo IVA e equipamentos específicos para cada país. O 911 Carrera T Cabriolet custa 155.800 euros.