A Mercedes-AMG está expandindo o portfólio do novo AMG GT Coupé com o AMG GT43. A combinação de um motor quatro cilindros relativamente leve no eixo dianteiro e tração traseira pura torna o novo modelo um ágil artista nas curvas, com direção extremamente dinâmica e muita diversão ao volante.
O motor turbo AMG 2.0 litros oferece 310 kW (421 cv) e gera um torque máximo de 500 Nm. O destaque é o turbocompressor elétrico de gases de escape, uma tecnologia da Fórmula 1™. Esse sistema de sobrealimentação garante respostas particularmente espontâneas em toda a faixa de rotação. O novo AMG GT43 proporciona uma experiência de direção ainda mais dinâmica e, ao mesmo tempo, maior eficiência. O turbocompressor é operado pelo sistema elétrico de 48 volts, que também alimenta o gerador de partida acionado por correia. Esse sistema fornece brevemente um impulso adicional de 10 kW (14 cv). A segunda geração também funciona como um mild hybrid no sistema elétrico de 48 volts, que, além do aumento temporário de desempenho, permite funções como coasting e recuperação de energia para maior eficiência. A tecnologia de 48 volts também aumenta o conforto, pois as transições entre as funções de start-stop e coasting são quase imperceptíveis.
“Nossa família AMG GT está no topo do nosso portfólio e personifica o espírito da nossa marca: Driving Performance. Por isso, estamos felizes por essa família agora incluir o GT43. Ele é claramente reconhecível como um GT, mas se diferencia dos outros modelos. Atrai clientes que amam design e focam em elegância, mas não abrem mão do prazer de dirigir e da dinâmica. O conceito de tração traseira torna o GT43 um veículo muito ágil, que vai colocar um sorriso no seu rosto em estradas sinuosas.”
— Michael Schiebe, CEO da Mercedes-AMG GmbH e responsável pelas unidades de negócios Mercedes-Benz G-Class & Mercedes-Maybach
O desempenho está à altura do seu status: o AMG GT43 acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h.
Turbocompressor elétrico melhora a resposta do motor
O motor turbo quatro cilindros 2.0 litros do AMG GT43 alcança sua potência máxima de 310 kW (421 cv) a 6.750 rpm. O torque máximo de 500 Nm está disponível entre 3.250 rpm e 5.000 rpm. Dependendo da situação, o sistema também garante um impulso adicional de 10 kW (14 cv) do gerador de partida acionado por correia (RSG).
O princípio de funcionamento do turbocompressor elétrico é baseado na mesma tecnologia usada pela Mercedes-AMG Petronas F1 Team. Um motor elétrico de aproximadamente quatro centímetros é integrado diretamente no eixo do turbocompressor, entre a roda da turbina (lado dos gases de escape) e a roda do compressor (lado do ar fresco). Controlado eletronicamente, ele aciona diretamente o eixo do turbocompressor, acelerando a roda do compressor antes que o fluxo dos gases de escape assuma o acionamento convencional.
Isso melhora significativamente a resposta desde a rotação de marcha lenta e em toda a faixa de rotação. O motor a combustão reage ainda mais espontaneamente aos comandos do acelerador, e a experiência de direção fica mais dinâmica. Além disso, a eletrificação do turbocompressor permite maior torque em baixas rotações, aumentando a agilidade e otimizando a aceleração a partir da imobilidade. Mesmo quando o motorista tira o pé do acelerador ou freia, a tecnologia do e-turbo mantém a pressão de sobrealimentação, garantindo resposta contínua e direta.
Câmbio AMG SPEEDSHIFT MCT 9G com embreagem úmida e tração traseira
No câmbio AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (MCT = Multi-Clutch Transmission), uma embreagem úmida substitui o conversor de torque. Isso reduz o peso e, graças à menor inércia de massa, otimiza a resposta aos comandos do acelerador, especialmente em arrancadas e mudanças de carga. O software elaboradamente ajustado garante tempos de troca curtos e reduções múltiplas rápidas. Além disso, a função de double-declutching nos modos “Sport” e “Sport+” proporciona uma experiência de troca de marchas emocionante. A função RACE START também está presente, garantindo aceleração ideal a partir da imobilidade.
Aerodinâmica ativa para maior dinâmica e eficiência
O sistema AIRPANEL de controle ativo de ar é um destaque técnico para melhorar a aerodinâmica. As palhetas horizontais atrás da entrada de ar superior podem ser abertas e fechadas eletronicamente, direcionando o fluxo de ar conforme a necessidade e melhorando o desempenho aerodinâmico.
Normalmente, as palhetas ficam fechadas — mesmo em velocidade máxima — para reduzir o arrasto. Elas só abrem quando componentes específicos atingem temperaturas altas e a demanda por ar de resfriamento é maior, permitindo fluxo máximo para os trocadores de calor. O controle é altamente inteligente e rápido.
Outro componente ativo é o spoiler traseiro extensível, integrado à silhueta do veículo. Ele muda de posição conforme a condição de direção, considerando parâmetros como velocidade, aceleração longitudinal/lateral e velocidade de esterçamento. A partir de 80 km/h, o spoiler assume cinco posições angulares para otimizar estabilidade ou reduzir arrasto.
Chassi com eixo dianteiro multilink e medidas de leveza
O AMG GT43 vem de série com suspensão de molas de aço AMG, amortecedores de alumínio de alto desempenho e molas helicoidais leves. O eixo dianteiro multilink com cinco braços posicionados dentro do aro melhora a cinemática. O eixo traseiro também usa um esquema de cinco braços.
Para reduzir massas não suspensas, todos os braços, pinças de direção e portadores de roda são feitos de alumínio forjado. O conceito de controle espacial garante movimentos elásticos mínimos nas rodas, proporcionando altas velocidades em curvas, contato ideal com o solo e excelente dinâmica lateral.
As molas helicoidais leves reduzem o peso sem comprometer o desempenho. A fixação por cola evita desgaste por sujeira e corrosão, aumentando a carga máxima com menos peso (economia de ~0,2 kg por mola). Os estabilizadores de torção também têm paredes de espessura variável para redução de peso.
A opção AMG RIDE CONTROL oferece amortecimento adaptativo de última geração, ajustando a força de amortecimento por roda em milissegundos. O motorista pode selecionar modos como “Sport+” (dinâmico) ou “Comfort” (confortável) via AMG DYNAMIC SELECT. Um botão dedicado permite ajustar o chassi em três estágios independentemente do modo de condução.
Sistema de freios de alto desempenho para frenagens curtas
O sistema de freios compostos AMG oferece excelente desaceleração e controle. No eixo dianteiro, discos ventilados e perfurados de 390 x 36 mm com pinças fixas de seis pistões; no traseiro, 360 x 26 mm com pinças flutuantes de um pistão. O sistema combina distâncias de frenagem curtas, resposta sensível e durabilidade mesmo sob estresse extremo. Funções como assistente de partida em rampa e pré-enchimento em condições úmidas aumentam a conveniência.
Os discos compostos são leves, beneficiando a dinâmica e a direção. O disco (aço fundido) e o bell (alumínio) são conectados por pinos especiais, economizando espaço e melhorando resfriamento. A perfuração direcional reduz peso, dissipa calor e melhora resposta em piso molhado.
Direção nas rodas traseiras opcional combina agilidade e estabilidade
O AMG GT43 pode ser equipado com direção ativa no eixo traseiro (HAL). Até 100 km/h, as rodas traseiras viram em direção oposta às dianteiras (mais agilidade); acima disso, viram na mesma direção (mais estabilidade). O sistema também torna a direção mais direta, facilitando o controle no limite com menos esforço.
Seis programas de condução e AMG DYNAMICS: do conforto à dinâmica
Os cinco modos AMG DYNAMIC SELECT (“Smooth”, “Comfort”, “Sport”, “Sport+” e “Individual”) e o “RACE” (disponível no pacote AMG DYNAMIC PLUS) oferecem características variadas. O AMG DYNAMICS — parte dos modos de condução — expande as funções do ESP®, ajustando a curva de direção e intervenções para maior agilidade. Em curvas dinâmicas, por exemplo, uma intervenção de freio na roda traseira interna gera um momento de guinada para direção mais precisa.
Pacote AMG DYNAMIC PLUS para máximo prazer ao dirigir
O pacote opcional inclui:
- Suportes de motor dinâmicos AMG: conectam o motor à carroceria de forma mais rígida ou flexível conforme a situação.
- Diferencial eletrônico traseiro AMG: melhora tração em curvas dinâmicas e acelerações rápidas.
- Modo “RACE”: resposta do motor e pedal mais diretos, ideal para pistas.
- Elemento aerodinâmico ativo no assoalho: perfil de carbono patenteado que se estende 40 mm a 80 km/h, criando efeito Venturi para maior downforce.
- Pinças de freio AMG amarelas: destaque visual.
- Aerofólio rígido opcional: montado no porta-malas, aumenta downforce traseira.
Design exterior elegante e distintivo
O AMG GT43 se diferencia em detalhes como:
- Novo parachoque dianteiro com entradas de ar largas.
- Para-lamas e bitolas mais estreitas, reforçando o caráter elegante.
- Novo elemento nas laterais dos para-lamas dianteiros.
- Para-choque traseiro modificado e acabamentos de escapamento duplo redondos (em vez de trapezoidais).
As proporções típicas do GT — rodas alinhadas à carroceria, capô longo, teto baixo e traseira poderosa — conferem um visual dinâmico. O GT43 vem com rodas de liga leve de 19″ (opções de 19″, 20″ ou 21″ forjadas).
O porta-malas EASY PACK com função HANDSFREE ACCESS facilita o carregamento. A opção de bancos 2+2 aumenta a praticidade, com encostos rebatíveis para ampliar o porta-malas.
Variedade de equipamentos para personalização
O AMG GT43 oferece pacotes de design exterior para aprimorar elegância ou esportividade:
- Pacote cromado AMG: detalhes em alto brilho no parachoque, para-lamas e laterais.
- Pacote Night AMG: elementos em preto brilhante (divisor dianteiro, molduras laterais, espelhos, vidros escurecidos).
- Pacote Night AMG II: adiciona detalhes em preto cromado (grades, logotipos, estrela traseira).
Interior “hiper-analógico” e assentos confortáveis de série
O cockpit combina geometria analógica e digital (“hiper-analógico”), com cluster de instrumentos digital integrado a uma viseira 3D. A tela central de 11,9″ em formato retrato (com MBUX) oferece conteúdo AMG específico, como “AMG Performance” e “AMG TRACK PACE”.
Os assentos esportivos AMG em couro Nappa são padrão; os opcionais performance seats têm design escultural e apoio lateral reforçado. Revestimentos MANUFAKTUR (três cores) e pacotes de interior (sete combinações) adicionam exclusividade. Os acabamentos variam entre preto brilhante, alumínio, carbono ou MANUFAKTUR preto cromado, além de madeira open-pore (bétula ou “naval” com tiras de alumínio). O volante esportivo AMG está disponível em couro Nappa, microfibras MICROCUT ou carbono.