A Ferrari apresentou seu mais novo modelo de versão especial, o 296 Speciale, uma berlinetta híbrida plug-in com motor central-traseiro. Este carro assume seu lugar na exclusiva linhagem de berlinettas especiais da Ferrari, seguindo os passos de antecessores como o Challenge Stradale, 430 Scuderia, 458 Speciale e 488 Pista. Concebido para estabelecer um novo padrão em emoção ao volante, o 296 Speciale não apenas supera os demais modelos de produção da marca, mas também todo o segmento.
As capacidades impressionantes do 296 Speciale em termos de agilidade, resposta direcional e estabilidade o destacam da concorrência. Esta versão especial não apenas multiplica o desempenho excepcional do 296 GTB, mas também introduz uma sensação de previsibilidade e intuitividade que o torna único. Desenvolvido para o Ferrarista que exige uma experiência de condução incomparável, o 296 Speciale representa o ápice da diversão ao volante na gama de produção da Ferrari.
O 296 Speciale eleva a agilidade e resposta do 296 GTB a novos patamares, explorando todo o potencial de sua arquitetura híbrida plug-in, que consiste em um motor V6 biturbo a 120° na posição central-traseira, um motor elétrico, uma curta distância entre eixos e sistemas inovadores de controle dinâmico. O conjunto propulsor oferece uma potência combinada impressionante de 880 cv, 50 a mais que o 296 GTB – um recorde para um Ferrari de produção com tração traseira.
Para alcançar esses resultados, a Ferrari se baseou amplamente em sua experiência no automobilismo. O motor a combustão empresta características da unidade de potência do 296 Challenge em termos de mapas de gerenciamento do motor e estratégia de turbo, além de contar com bielas em titânio, pistões reforçados e um virabrequim aliviado. Todos esses elementos, juntamente com um sistema de controle de detonação derivado da Fórmula 1, aumentaram a potência do V6 para 700 cv, 37 a mais que o modelo no qual esta versão especial é baseada. O motor V6 do 296 Speciale mantém seu timbre característico, um som composto pelos harmônicos puros das ordens de combustão 3ª, 6ª e 9ª, que nesta aplicação ganharam em qualidade, intensidade e volume.
O motor elétrico também foi aprimorado e agora é capaz de entregar 180 cv no novo modo extra boost. Esse aumento de potência também permitiu introduzir uma nova estratégia para a transmissão DCT de oito velocidades, que utiliza torque adicional durante as trocas de marcha para reduzir os tempos de mudança e aumentar tanto o desempenho quanto o engajamento do motorista.
O 296 Speciale gera 435 kg de downforce a 250 km/h – 20% a mais que o 296 GTB – graças a soluções inovadoras desenvolvidas e testadas no 296 Challenge. Estas incluem o amortecedor aerodinâmico integrado ao capô dianteiro e as aletas verticais no parachoque traseiro, que incorporam novas asas laterais que trabalham em sinergia com o spoiler traseiro ativo para gerar downforce adicional. O spoiler agora é gerenciado por uma nova estratégia de controle do atuador que não apenas reduz em 50% o tempo de transição entre as configurações Low Drag (LD) e High Downforce (HD), mas também introduz uma nova configuração Medium Downforce (MD), que melhora a estabilidade traseira em altas velocidades.
Grande atenção foi dedicada à redução de peso, crucial para aumentar a emoção ao volante. O peso total foi reduzido em 60 kg em comparação com o 296 GTB através do uso de materiais como fibra de carbono para algumas partes da carroceria e titânio para componentes do motor. A relação peso/potência resultante é de apenas 1,60 kg/cv, um recorde para uma berlinetta Ferrari com tração traseira.
Para acentuar as capacidades dinâmicas do Ferrari 296 Speciale e garantir que o carro se comporte de forma previsível quando levado ao limite, os engenheiros da Ferrari também trabalharam no ajuste fino dos sistemas de controle eletrônico, configuração da suspensão e pneus. O 296 Speciale está equipado com a mais recente geração do sistema de controle dinâmico ABS Evo, que melhora a precisão e repetibilidade da frenagem em todas as condições de superfície e aderência. As configurações de mola e amortecedor foram revisadas – o carro agora está 5 mm mais baixo que o 296 GTB – reduzindo o ângulo máximo de inclinação nas curvas em 13% e melhorando o comportamento do carro no limite.
Motorização
O coração da motorização do 296 Speciale é uma evolução da unidade V6 da Ferrari que equipa o 296 GTB e o 296 GTS. O V6 trabalha em conjunto com o motor elétrico do sistema híbrido plug-in, que está instalado entre o próprio motor a combustão e a caixa de câmbio DCT de oito velocidades. Uma embreagem adicional desacopla o motor e o motor elétrico para permitir o modo de condução totalmente elétrico. Completando o sistema estão a bateria de alta tensão e o inversor. Como resultado da nova estratégia extra boost introduzida para o motor elétrico, a potência combinada do sistema agora é impressionantes 880 cv, notáveis 50 cv a mais que a saída do 296 GTB.
Motor a Combustão Interna
O motor Ferrari de seis cilindros biturbo que estreou no 296 GTB agora ostenta um som ainda mais cativante e desempenho líder em sua classe. O motor mantém sua inovadora arquitetura V6 a 120° e a configuração Hot-V, que posiciona os turbos no meio do “V”. O trabalho de desenvolvimento focou em aumentar o torque e a potência e introduzir soluções de redução de peso.
A potência máxima de 700 cv do motor a combustão interna (37 a mais que o motor do 296 GTB) estabelece um novo recorde de potência específica para esta classe de 234 cv/l. As medidas de redução de peso introduzidas para este carro também atingiram a motorização, com novas soluções para vários componentes como fundições, conjuntos de biela/pistão e parafusos do motor, todos amplamente baseados na experiência da Ferrari nas corridas. O resultado é uma redução de peso de aproximadamente 9 kg para o motor do 296 Speciale em comparação com o 296 GTB, o que por si só representa 15% de toda a economia de peso alcançada para este carro.
A pressão na câmara de combustão foi aumentada em 7% em comparação com o motor do 296 GTB com a introdução de uma nova estratégia de gerenciamento do turbo. A estratégia de controle de detonação inspirada na Fórmula 1 usa monitoramento estatístico de eventos de combustão anormais para extrair o máximo desempenho possível de cada ciclo sem comprometer a confiabilidade dos componentes.
O motor utiliza pistões reforçados e as mesmas bielas do F80 para suportar as maiores pressões na câmara de combustão, enquanto novos injetores de óleo específicos são usados para melhorar o resfriamento. As bielas de titânio são aproximadamente 35% mais leves que os componentes de aço usados em versões anteriores deste motor. O virabrequim de aço nitretado também foi aliviado, contribuindo para uma economia total de 2,2 kg de massa para o conjunto pistão-virabrequim-biela, melhorando os tempos de resposta do motor.
Empregando a mesma abordagem usada para o motor do 499P, que venceu as edições de 2023 e 2024 das 24 Horas de Le Mans, tanto o bloco do motor quanto o cárter foram usinados para remover excesso de metal, oferecendo uma economia de peso de 1,2 kg em relação a versões anteriores deste motor. Outros 1,9 kg foram economizados com a introdução de parafusos e prisioneiros de titânio para os blocos e cabeçotes dos cilindros. Esta é uma solução normalmente reservada para motores de corrida e estreia aqui pela primeira vez em uma aplicação para estrada.
O gerenciamento térmico no compartimento do motor foi otimizado, principalmente pelo emprego da solução de isolamento da carcaça da turbina introduzida pela primeira vez no 296 Challenge e posteriormente adotada também no F80. O turbo foi aliviado em aproximadamente 1,2 kg, enquanto o terminal de escapamento opcional em liga de titânio desenvolvido especificamente para este carro oferece aos clientes uma oportunidade adicional de economizar peso.
Som do Motor
A sinfonia do Ferrari 296 Speciale herda e evolui o já aclamado som do 296 GTB, mantendo o timbre característico e a mesma ordem de ignição do carro no qual é baseado.
Mantendo a mesma arquitetura V a 120°, headers de escape de igual comprimento e configuração de terminal único do modelo no qual é baseado, o 296 Speciale leva o som do motor a um nível totalmente novo, com volume acentuado e uma harmonia ainda mais rica evidente nas frequências mais altas. O layout menos restritivo acusticamente permite que o motorista desfrute plenamente do som do motor em todas as condições, enquanto a experiência de direção é marcada por um novo som emocionante durante cada troca de marcha.
Para este propósito, novos dutos acústicos foram projetados para este carro com sofisticados sistemas de simulação acústica 3D: o 296 Speciale possui o dobro desses dutos em comparação com o 296 GTB, enquanto suas posições foram redefinidas para aprimorar a qualidade espacial do som. Tudo isso é complementado por um sistema patenteado.
Gerenciamento Térmico
O aumento na potência do sistema de propulsão do 296 Speciale exigiu maior capacidade de resfriamento, especialmente para o motor a combustão. Os objetivos das soluções de gerenciamento térmico desenvolvidas para este carro foram maximizar a eficiência de resfriamento e garantir que os sistemas envolvidos operassem em plena capacidade sem alterar o layout ou aumentar o tamanho dos radiadores. Isso permitiu aos engenheiros manter o equilíbrio perfeito alcançado com o 296 GTB na interferência térmica entre os fluxos de ar frio de resfriamento e os fluxos de ar quente expelidos pelos radiadores.
O desenvolvimento do gerenciamento térmico focou em maximizar o fluxo de ar para as massas radiadoras, minimizando a necessidade de aberturas que liberam calor na área sob o assoalho aerodinâmico. A seção transversal frontal dos dutos do radiador dianteiro foi aumentada em 12%: a geometria da entrada está perfeitamente integrada ao novo design do parachoque, com um formato mais uniforme entre a linha do nariz e o splitter. As saídas de ar quente no assoalho apresentam uma nova configuração otimizada que contribui para organizar os fluxos de ar ao longo do próprio assoalho. A abertura central no assoalho dianteiro do 296 GTB foi eliminada, enquanto as aberturas laterais foram realocadas mais para as laterais para aproveitar e interagir com os três slots no splitter. Essas mudanças aumentaram o fluxo de ar para os radiadores dianteiros, garantindo o aumento necessário no desempenho de resfriamento para o motor a combustão mais potente.
O aumento na potência, downforce e aderência dos pneus – que tornam o carro capaz de maiores velocidades de entrada em curva e nas curvas – significa que o sistema de freios também está sujeito a cargas térmicas maiores do que no 296 GTB. Para melhorar o resfriamento dos freios, o fluxo de ar para a zona de contato entre o disco e as pastilhas foi maximizado para dissipar mais eficientemente o calor gerado durante a frenagem e evitar o superaquecimento do fluido nas pinças.
Para isso, na dianteira do carro, a seção transversal do duto de entrada integrado ao farol foi aumentada e um duto adicional, inspirado no F80, foi incluído, que coleta ar do assoalho e o direciona diretamente para a pinça. Trabalhos foram realizados para otimizar as zonas do assoalho correspondentes ao difusor e ao gerador de vórtice mais externo, que agora trabalha em conjunto com um defletor situado sob o braço da suspensão para direcionar o ar para o lado interno do disco. Na traseira do carro, a seção transversal do duto foi aumentada em 50% e a configuração da entrada de ar no assoalho foi revisada para incluir um novo duto. Essas soluções dobraram o fluxo de ar de resfriamento em comparação com o 296 GTB.
Dinâmica do Veículo
Para a Ferrari, o conceito de emoção ao volante, que foi fundamental para todo o desenvolvimento do 296 Speciale, pode ser descrito com cinco parâmetros quantificáveis: aceleração lateral e longitudinal, troca de marchas, frenagem e som. “Lateral” refere-se às características do carro em termos de resposta à entrada do volante – como a sensação de velocidade de entrada em curva e de uma traseira bem plantada – aliada à facilidade de condução no limite. “Longitudinal” indica a resposta do carro à entrada do acelerador e uma sensação de aceleração longitudinal que continua aumentando conforme a rotação do motor sobe. “Troca de marchas” é uma medida das sensações percebidas pelo motorista durante cada mudança de marcha, ou seja, tempos rápidos de troca e a impressão de relações de marcha perfeitamente espaçadas para aceleração. “Frenagem” define como o pedal do freio se sente em termos de curso e resposta, que são fatores decisivos na eficiência e precisão da frenagem. “Som” é uma combinação da qualidade do som do motor e como ele aumenta progressivamente em volume no cockpit com o aumento da rotação do motor.
A redução de peso foi uma prioridade no desenvolvimento do 296 Speciale para melhorar seu desempenho em cada um desses parâmetros em relação ao carro do qual deriva. Os engenheiros da Ferrari aplicaram todo o know-how adquirido no automobilismo para introduzir soluções de redução de peso e implementar materiais especiais como titânio e fibra de carbono (um exemplo disso é a opção oferecida aos clientes de configurar seu 296 Speciale com parachoques e a tampa do compartimento do motor em fibra de carbono) para reduzir o peso do 296 Speciale em mais de 60 kg em comparação com o 296 GTB, e o resultado dessas medidas é claramente perceptível em termos de agilidade e resposta. As soluções para minimizar a massa tocaram em todos os aspectos do carro, do motor à carroceria e ao interior.
O 296 Speciale está equipado com o sistema controlador ABS Evo co-desenvolvido pela Ferrari com seu fornecedor. Ele usa parâmetros adquiridos do sensor 6D em conjunto com uma função de estimador de dinâmica do veículo para determinar a velocidade efetiva do carro com extrema precisão. Esta estimativa de velocidade mais precisa pode, portanto, ser usada para determinar um valor de deslizamento alvo para cada roda e otimizar a distribuição da força de frenagem com mais eficácia. Essa maior precisão também possibilita gerenciar com ainda mais exatidão a força longitudinal gerada pelos quatro pneus durante a frenagem, seja em linha reta ou em uma combinação de retas e curvas. Isso, por sua vez, maximiza a repetibilidade da frenagem e mantém o desempenho de frenagem mais próximo do valor alvo, reduzindo desvios atribuíveis a tolerâncias de componentes e variáveis nas condições de condução, como a temperatura da superfície da pista.
O Ferrari 296 Speciale apresenta a estratégia de controle extra boost introduzida no SF90 XX Stradale, que aproveita ao máximo as capacidades do sistema de acionamento elétrico para fornecer um aumento de desempenho por um período limitado de tempo. O propósito da função extra boost, que está disponível apenas na configuração ‘Qualify’ do eManettino, é fornecer um aumento de potência ao sair das curvas para ajudar a reduzir os tempos de volta. A lógica de controle monitora continuamente o estresse térmico dos componentes do sistema e, se necessário, reduz a potência entregável para um valor que pode ser mantido de forma estável sem sobrecarregar termicamente os subsistemas do veículo.
Um indicador curvo específico no painel de instrumentos, posicionado no lado direito do tacômetro, informa ao motorista quando a potência de boost está disponível e mostra quantos impulsos de boost extras restam. A estratégia de controle otimiza a função para garantir impulsos de boost suficientes para completar pelo menos uma volta inteira do circuito em que o carro está. Isso é possibilitado por uma abordagem heurística que considera o circuito como um todo e permite que a estratégia determine onde a potência de boost será mais eficaz e exclua seções da pista onde não ofereceria benefício. No circuito de Fiorano, por exemplo, a função extra boost pode ser usada 14 vezes em duas voltas, enquanto em Mugello, a função permite um total de 15 impulsos de boost em uma única volta.
O 296 Speciale possui um spoiler retrátil que completa o perfil aerodinâmico da traseira do carro. A estratégia de controle é capaz de posicionar a asa em várias posições diferentes: Low Drag (LD), com a asa totalmente recolhida; uma posição intermediária, que implanta parcialmente a asa para que ela esteja pronta para transicionar para a configuração High Downforce (HD) mais rapidamente, permanecendo ainda alinhada com o perfil do parachoque; a posição Medium Downforce (MD), que é usada apenas em alta velocidade para aumentar a estabilidade da traseira sem prejudicar a velocidade máxima; e a posição High Downforce (HD), que é empregada no caso de alta aceleração lateral ou sob frenagem forte para maximizar o downforce traseiro e aumentar ainda mais a estabilidade do carro.
A configuração da suspensão do 296 Speciale apresenta ajustes de rigidez de mola e geometrias de ligação especificamente calibrados para otimizar o comportamento do sistema como um todo. Com esta configuração de suspensão dedicada, combinada com a massa menor e o centro de gravidade mais baixo do carro, o 296 Speciale é capaz de uma aceleração lateral 4% maior que o 296 GTB. O ângulo máximo de inclinação agora é 13% menor, garantindo melhor controle da carroceria enquanto maximiza os benefícios do pacote aerodinâmico e otimiza o controle dinâmico de cambagem. O 296 Speciale está equipado com amortecedores ajustáveis Multimatic® derivados do 296 GT3 e molas de titânio para minimizar o peso total. As características dos amortecedores foram ajustadas ao longo de muitas sessões de teste virtuais que permitiram aos engenheiros definir o comportamento de amortecimento mais eficaz para uso tanto em pista quanto em estrada.
Pneus
Uma versão dedicada do pneu Michelin Pilot Sport Cup2 foi desenvolvida para o 296 Speciale, que se beneficia da experiência adquirida com o F80. O processo de design fez uso extensivo de simulação virtual, o que ajudou a reduzir os tempos de desenvolvimento de 18 para 12 meses. Este pneu foi concebido para otimizar a dinâmica e a usabilidade do carro em uma ampla variedade de condições com uma estrutura específica da carcaça que aumenta a rigidez da parede lateral do pneu e a rigidez lateral, e um novo composto e padrão de banda de rodagem para melhorar a aderência. Essas características contribuem para melhorar tanto o controle de guinada quanto os tempos de resposta. O resultado é um equilíbrio perfeito e uma resposta extraordinariamente rápida em todas as condições de condução. Baseando-se no desenvolvimento para o F80, o composto da banda de rodagem garante uma superlativa consistência e estende a usabilidade do pneu para abranger uma janela ainda mais ampla de condições operacionais.
Exterior
A linguagem de design do 296 Speciale apresenta conexões muito claras com os Ferraris de competição com rodas fechadas. Enquanto o 296 GTB esconde seu desempenho extremo sob uma pele elegante, o 296 Speciale adota um léxico de estilo muito mais radical para expressar as inovações introduzidas pelos engenheiros da Ferrari. Para alcançar este resultado, o Centro de Estilo Ferrari liderado por Flavio Manzoni trabalhou em sinergia com todos os outros departamentos envolvidos para maximizar o foco na relação entre forma e função, a fim de integrar as soluções técnicas necessárias neste carro.
À primeira vista, a dianteira do carro não deixa dúvidas sobre as capacidades de desempenho potentes e a expressividade do Ferrari 296 Speciale, e sua conexão inconfundível com o mundo do automobilismo. O capô dianteiro aparece mais escavado, resultado do efeito de superfície positivo e negativo contrastante obtido pela remoção de volume. O caráter da zona inferior é definido por um splitter suspenso, um elemento em forma de asa na mesma cor da carroceria que visualmente amplia a postura dianteira do carro, fazendo-o parecer mais firmemente plantado, além de proporcionar espaço para entradas de ar maiores. O design do 296 Speciale é extremo, exibindo a capacidade dos radiadores de aspirar grandes volumes de ar e acentuando o dinamismo e a leveza do carro.
A elegância inata das aberturas de resfriamento dianteiras do 296 GTB foi substituída pela potência e agressividade das soluções de design do 296 Speciale. O efeito é quase a impressão de um trimarã sustentado nas laterais externas por elementos de quilha em fibra de carbono, que formam uma ligação visual com a linguagem de design de outros carros esportivos de desempenho extremo da Ferrari, como o 812 Competizione. Também contribuindo para a expressividade ousada da dianteira estão três pares de aberturas dispostas simetricamente no capô – uma característica marcante das versões especiais da Ferrari. As entradas de ar para os freios parecem cortar ainda mais profundamente na carroceria.
A influência do mundo do automobilismo, e do 296 Challenge em particular, também é imediatamente reconhecível na traseira. As características mais distintas aqui são duas novas asas laterais salientes que emolduram a traseira e são fixadas nas extremidades mais externas. A traseira desta versão especial é caracterizada por uma área muito mais compacta na cor da carroceria do que no 296 GTB, criando uma impressão ainda mais acentuada de leveza visual.
Uma faixa preta mais ampla incorpora as luzes traseiras em uma abordagem completamente diferente da solução usada no 296 GTB. O 296 Speciale evolui ainda mais o conceito de tela preta usado no 296 GTB, com uma faixa preta mais ampla incorporando as luzes traseiras e contribuindo para uma maior sensação de leveza visual na traseira, ao mesmo tempo que lhe confere um visual ainda mais agressivo. Como em um carro de corrida, o difusor se estende mais para os lados, com uma geometria horizontal. A parte central se projeta para fora do resto, criando um diálogo visual eficaz com o entorno do tubo de escape.
O tubo de escape do Ferrari 296 Speciale está posicionado acima do difusor em uma solução completamente diferente do carro do qual esta versão especial deriva: inspirado no F80, este elemento tem formas limpas e muito técnicas que enfatizam o desempenho do carro. Enquanto no 296 GTB o design do deque traseiro apresentava uma tampa decorativa do motor na cor da carroceria tratada como um elemento flutuante, no 296 Speciale, uma tampa mais técnica e escura escondida por uma malha metálica confere um visual mais sofisticado ao conjunto.
Da vista lateral, pode-se ver como certos aspectos do 296 GTB foram levados ao extremo para dar ao 296 Speciale uma postura aerodinâmica ainda mais ousada. O tema da ponte voadora já presente no 296 GTB e no 296 GTS é ainda mais acentuado no 296 Speciale pelo acabamento em cor escura do teto. Esta escolha também dá ao vidro uma aparência muito mais agressiva, e o cockpit agora aparece como uma bolha embutida na carroceria do carro. O efeito geral é mais esportivo e vibrante.
O flanco também revela a intenção dos designers de dar ao carro uma maior sensação de dinamismo do que a expressa pelo tratamento predominantemente horizontal do 296 GTB; no 296 Speciale, o centro visual de gravidade da dianteira do carro é mais baixo, enquanto os pequenos aerofólios salientes na traseira, que se estendem a partir da silhueta, conferem uma impressão de grande potência e clara direcionalidade ao conjunto. As saídas de ar dos radiadores dianteiros, situadas na porção inferior do parachoque dianteiro, criam um estilo técnico distintivo no qual a escultura e os elementos funcionais são combinados em perfeita harmonia.
Uma nova roda forjada de cinco raios foi projetada especificamente para o Ferrari 296 Speciale, com formas contemporâneas e estilizadas e uma arquitetura derivada da roda em fibra de carbono que equipa o F80. As formas esculpidas atrás dos raios principais são aliviadas por aberturas para criar uma característica de design distintiva, enquanto o acabamento em diamond-cut se estende até o aro para aumentar a impressão de tridimensionalidade e profundidade da roda. O tratamento em diamond-cut do aro interno, combinado com o acabamento mais escuro dos raios, acentua o design da roda como um todo.
Interior
O design interior do Ferrari 296 Speciale segue a mesma filosofia aplicada em todas as versões especiais da Ferrari da última geração. As mudanças em relação ao 296 GTB incluem soluções para simplificar o interior, com menos elementos no total, e economizar peso, com um uso ainda mais extensivo de fibra de carbono e Alcantara©. Além do uso generalizado de fibra de carbono e alumínio, a linguagem de design mais sóbria também contribui para o efeito geral de um habitáculo muito mais focado em corridas.
Um painel de porta específico foi criado para o 296 Speciale, consistindo em um único bloco de fibra de carbono com um design minimalista. A alça de apoio consiste em uma seção elevada de uma zona funcional que termina em uma superfície distinta e de corte limpo. Criando uma sensação de continuidade com o material do resto do painel, os alto-falantes do sistema de som são incorporados nesta zona, com o som dos woofers passando por orifícios cortados diretamente na fibra de carbono.
Os fixadores aparentes estão perfeitamente em sintonia com a atmosfera de corrida que permeia o cockpit. O túnel central consiste em uma estrutura inteiramente em fibra de carbono, na qual o console está inserido. O próprio console é uma superfície elevada que contém os controles, entre os quais se destaca o icônico elemento ‘shift gate’ que ocupa um lugar de destaque nos interiores de todos os modelos recentes da Ferrari.
Este elemento se inspira no câmbio manual dos Ferraris do passado, onde se destacava do túnel central como um bloco distinto e separado. Este tema foi reinterpretado para o 296 Speciale para dar forma a um elemento contemporâneo e esportivo. O design do túnel e os padrões magistralmente alinhados da trama da fibra de carbono de seus elementos individuais chamam a atenção para o recurso ‘gate’, tornando-o o centro de atenção indiscutível do interior como um todo.
A nova cor externa Verde Nürburgring desenvolvida especificamente para o 296 Speciale é um verde muito vívido que enfatiza o espírito esportivo do carro. O novo esquema de cores, que agora também é oferecido pela primeira vez em uma variante branca, consiste em uma ou duas listras longitudinais que se estendem por todo o comprimento do carro. Os clientes também podem complementar o esquema com um número de sua escolha de 00 a 99.
Manutenção de 7 Anos
Os padrões de qualidade incomparáveis da Ferrari e o foco crescente no atendimento ao cliente fundamentam o programa de manutenção estendido de sete anos oferecido com o 296 Speciale. Este programa, para toda a gama de modelos, cobre toda a manutenção de rotina pelos primeiros sete anos de vida do carro. O programa de manutenção programada para Ferraris é um serviço exclusivo que permite aos clientes a certeza de que seu carro está sendo mantido com desempenho e segurança máximos ao longo dos anos. Este serviço muito especial também está disponível para proprietários de Ferraris seminovos.
Manutenção regular (em intervalos de 20.000 km ou uma vez por ano sem restrições de quilometragem), peças originais e verificações meticulosas por pessoal treinado diretamente no Centro de Treinamento Ferrari em Maranello usando as mais modernas ferramentas de diagnóstico são apenas algumas das vantagens do Programa de Manutenção Genuíno. O serviço está disponível em todos os mercados mundiais e em todas as concessionárias da Rede Oficial de Concessionárias.
O programa Genuine Maintenance estende ainda mais a ampla gama de serviços pós-venda oferecidos pela Ferrari para atender às necessidades de clientes que desejam preservar o desempenho e a excelência que são as marcas registradas de todos os carros construídos em Maranello.