A Dodge está iniciando uma nova era do muscle car, anunciando a estreia global do primeiro e único muscle car elétrico do mundo e o primeiro muscle car multienergia da marca: o novíssimo Dodge Charger.
O Dodge Charger de próxima geração eletrifica uma lenda. O Charger manterá seu título de muscle car mais rápido e poderoso do mundo, com o novíssimo e totalmente elétrico Dodge Charger Daytona Scat Pack 2024, que entrega 670 cavalos de potência e é esperado para atingir de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e percorrer o quarto de milha em aproximadamente 11,5 segundos. Os modelos eletrificados também incluem o Dodge Charger Daytona R/T 2024 com 496 cavalos de potência.
O Dodge Charger totalmente novo apresenta tração integral de série para todos os modelos e oferecerá opções de desempenho por meio de motores multi-energia – o Dodge Charger SIXPACK H.O. com 550 cavalos de potência, alimentado pelo motor 3.0L Twin Turbo Hurricane High Output, e o Dodge Charger SIXPACK S.O. com 420 cavalos de potência, movido pelo motor 3.0L Twin Turbo Hurricane Standard Output.
“O Dodge Charger Daytona Scat Pack 2024 eletrificado oferece níveis de desempenho do Charger Hellcat Redeye e anuncia sua presença através do primeiro escapamento Fratzonic Chambered do mundo, enquanto os modelos Dodge Charger SIXPACK com motor Hurricane darão à Brotherhood of Muscle uma opção a gasolina que gera melhores números de potência e torque do que os motores HEMI 5.7 e 6.4 anteriores”, disse Tim Kuniskis, CEO da marca Dodge – Stellantis. “A próxima geração de muscle cars da Dodge chegou.”
As versões coupé de dois lugares do Dodge Charger Daytona Scat Pack totalmente elétrico 2024 e do Dodge Charger Daytona R/T 2024 começarão a ser produzidas em meados de 2024. A produção dos modelos Daytona Scat Pack e R/T de quatro portas totalmente elétricos começará no primeiro trimestre de 2025. Modelos a gasolina do Dodge Charger SIXPACK H.O. de dois lugares e do Dodge Charger SIXPACK S.O. de quatro portas também estão programados para começar a produção no primeiro trimestre de 2025. O novíssimo Dodge Charger será produzido na planta de Windsor (Ontário).
O anúncio da marca Dodge sobre os modelos Charger Daytona totalmente elétricos e os modelos Charger SIXPACK movidos pelo motor Hurricane de menor emissão se alinha com o plano estratégico Stellantis Dare Forward 2030, no qual sistemas de propulsão mais eficientes e eletrificados ajudarão a Stellantis a reduzir sua pegada de carbono global em 50% até 2030 e a liderar a indústria de transportes, alcançando emissão líquida de carbono zero até 2038.
Primeiro e Único Muscle Car Elétrico do Mundo
O Dodge Charger totalmente novo apresenta o primeiro muscle car totalmente eletrificado para a Brotherhood of Muscle da Dodge. Os modelos de próxima geração do Dodge Charger representam os primeiros veículos a estrear a plataforma STLA Large, uma plataforma BEV altamente flexível e nativa que tem o potencial de suportar potência extrema. Uma variedade de módulos de suspensão e suportes de trem de força pode ser empregada para atender aos objetivos específicos de desempenho do veículo.
Os modelos totalmente elétricos e com tração integral Dodge Charger Daytona são impulsionados por um sistema de propulsão de 400V que oferece desempenho de V-8 sobrealimentado com zero emissões de escapamento e resposta instantânea de torque. O sistema incorpora um pacote de bateria de alta voltagem, um módulo de carga integrado duplo e módulos de acionamento elétrico dianteiro e traseiro (EDM). O EDM dianteiro emprega desconexão das rodas dianteiras, melhorando a autonomia e a eficiência, enquanto o EDM traseiro inclui um diferencial mecânico de deslizamento limitado para aumentar a tração e o desempenho. Ambos os EDMs dianteiro e traseiro apresentam arquitetura 3-em-1 (inversor, caixa de câmbio e motor), com cada um gerando 335 cavalos de potência (250 kW) e 406 Nm de torque.
O pacote de bateria entrega uma capacidade instalada de 100,5 kWh e uma taxa de descarga de pico de 550 kW – projetado especificamente para maximizar a aceleração, permitindo que o motor utilize toda a potência que a bateria pode fornecer no espaço de um quarto de milha. A estrutura da célula da bateria é prismática, oferecendo uma célula estruturalmente mais estável com melhor desempenho térmico por meio de um invólucro rígido, resultando em temperaturas mais baixas durante a condução de alto desempenho. A química da célula de bateria de níquel-cobalto-alumínio fornece mais potência por grama – a versão elétrica do combustível de alta octanagem.
O sistema de propulsão de 400V empacota seis níveis de desempenho em um único trem de força. O Dodge Charger Daytona R/T 2024 chega com um kit de upgrade Stage 1 de Conexão Direta que adiciona 40 cavalos de potência, atingindo um total de 496 cavalos, enquanto o Daytona Scat Pack é entregue com um kit Stage 2 que oferece um aumento adicional de 80 cavalos de potência, elevando a produção total para 670 cavalos. Futuros modelos Daytona exigirăo a compra de kits de Conexão Direta para atualizar dos modelos base para os desempenhos Stage 1 e Stage 2.
Os modelos Charger Daytona também aproveitam um sistema avançado e personalizável de frenagem regenerativa, convertendo a energia cinética do veículo em eletricidade durante a desaceleração para aumentar a autonomia total. Os motoristas podem ajustar o nível de frenagem regenerativa (0,1g, 0,2g ou 0,3g de regen) usando as borboletas de troca de marchas para personalizar a experiência de condução.
Dinâmica de Desempenho de Próxima Geração
O novíssimo Dodge Charger está repleto de DNA de muscle car tanto por dentro quanto por fora. O Charger vem com recursos de desempenho, incluindo o modo PowerShot com um adicional de 40 cavalos para os modelos Charger Daytona; modos Drag, Track, Drift e Donut; rodas de 20 polegadas com pneus 305 na frente e 325 atrás; o maior pacote de freios já oferecido em um veículo Dodge; suspensão semi-ativa de válvula dupla; funções de preparação para corridas; Line Lock, Launch Control e muito mais, tudo com tração integral de série para todos os modelos Charger.
PowerShot: Acessível por um botão no canto inferior direito do volante, o PowerShot é de série nos modelos Charger Daytona Scat Pack e R/T e oferece um adicional de 40 cavalos por 15 segundos quando ativado por um piscar de aceleração.
Freios de Alto Desempenho: Disponíveis com o pacote Track no Charger Daytona Scat Pack, enormes rotores ventilados Brembo de 16 polegadas e pinças fixas de seis pistões na frente e quatro pistões atrás aumentam a área de varredura em mais de 30% em relação ao modelo anterior da SRT e é o maior pacote de freios já oferecido em um veículo Dodge, proporcionando desempenho ideal em pista e resistência ao desvanecimento dos freios.
Sistema Brake by Wire eBoost: O sistema de frenagem inteligente Brake by Wire usa um módulo central para controlar a desaceleração do veículo, combinando regeneração e frenagem de base e monitorando entradas para fornecer força de frenagem ideal e feedback do pedal.
Rodas/Pneus: O novíssimo Dodge Charger apresenta o maior pacote de pneus utilizado pela Dodge até hoje, com rodas de 20 polegadas e pneus Goodyear Eagle F1 Supercar 3 305/35ZR20XL na frente/325/35ZR20 atrás, disponíveis com o pacote Track no Daytona Scat Pack. O pacote de pneus, o primeiro conjunto de rodas estreitas de rua/pista orientado para o Charger, permite o ajuste independente dos pneus dianteiros e traseiros, com os pneus dianteiros ajustados para alcançar a máxima aceleração lateral e os pneus traseiros ajustados para estabilidade.
Suspensão: O Charger incorpora uma suspensão dianteira multilink que oferece maior desempenho nas curvas, com rigidez proveniente de links de alumínio forjado que auxiliam na durabilidade, dinâmica e desempenho da dirigibilidade. A suspensão traseira totalmente independente é projetada com foco no desempenho, com geometria frontal otimizada para melhorar o feedback da direção e uma geometria de suspensão traseira 4-link única para o Charger, que aumenta o controle da carroceria durante curvas em alta velocidade.
Suspensão Semi-ativa de Válvula Dupla: Opcional no Charger Daytona Scat Pack com pacote Track, a suspensão de amortecimento adaptativo utiliza válvulas duplas (uma para compressão, outra para rebound), três vezes mais acelerômetros de corpo, quatro vezes mais acelerômetros de cubo de roda e quatro vezes mais sensores de altura de suspensão do que o Charger anterior, permitindo mais força de amortecimento em cenários de manuseio, um passeio mais suave em estradas irregulares e uma gama mais ampla de personalização em cada modo de condução.
Modos de Condução: O novíssimo Dodge Charger inclui uma variedade de modos de condução para dar ao motorista a capacidade de determinar a personalidade do muscle car, incluindo Auto, Eco, Sport, Wet/Snow e Track e Drag (disponível de série no Charger Daytona Scat Pack). O modo Track produz a capacidade máxima de desempenho do veículo em superfícies lisas e secas, enquanto o modo Drag, destinado ao uso em pista de arrancada fechada, oferece aceleração otimizada em linha reta.
Opções de Corrida: O Charger oferece mais opções do que nunca para explorar o desempenho de muscle car com os novos modos Donut e Drift exclusivos do Daytona Scat Pack, o retorno dos populares Launch Control e Line Lock e opções exclusivas da Dodge para preparação para corridas.
Modo Donut: Permite que o veículo gire apenas as rodas traseiras e rotacione ao redor de qualquer uma das rodas dianteiras sem intervenção do sistema de controle de tração.
Modo Drift: O motorista pode selecionar três níveis de ângulo de derrapagem, e o torque é enviesado para o eixo traseiro, utilizando o eixo dianteiro para ajudar a manter o ângulo de derrapagem. Os amortecedores dianteiros ficam totalmente suaves e os traseiros totalmente rígidos para permitir uma condição de sobresterço, e o sistema de controle de tração permite diferentes diferenças de velocidade nas rodas sem gerar códigos de falha.
Line Lock: Dá ao motorista a capacidade de travar as rodas dianteiras, remover o torque do eixo dianteiro e girar os pneus traseiros para limpar e aquecer os pneus antes de um evento de largada.
Launch Control: Oferece aceleração reta ótima a partir de uma partida estacionária, com cinco níveis selecionáveis de intensidade de largada.
Race Prep: O novo Charger estreia métodos exclusivos da Dodge para preparação para corridas, tanto para corridas de arrancada quanto para corridas em pista. Com a demanda de energia mais curta em corridas de arrancada, o sistema de preparação para corridas suporta o desempenho ideal de energia com uma bateria mais aquecida. Corridas em pista exigem um dreno de energia mais longo, o que aquece a bateria, levando o sistema de preparação para corridas a alcançar uma temperatura de partida mais fria, permitindo mais tempo para o aquecimento da bateria e mais tempo na pista.
Páginas de Desempenho: Como nos recentes veículos de desempenho da Dodge, as Páginas de Desempenho para o novíssimo Charger fornecem informações sobre as principais métricas de desempenho, como cronômetros, medidores, força g, informações sobre o sistema de propulsão e muito mais.
Estrutura da Carroceria: Os modelos Dodge Charger Daytona totalmente novos alcançam uma distribuição de peso quase perfeita entre os dois eixos, melhorando a manobrabilidade e o controle do veículo, e um aumento na rigidez geral da estrutura da carroceria auxilia no desempenho e qualidade de condução, minimizando rangidos na cabine e vibrações no trem de força.
Design Externo Purificado
O totalmente novo Dodge Charger apresenta uma destilação do design de muscle car por meio de uma estética externa moderna e musculosa, focada na funcionalidade, evitando excessos e reconhecendo sutilmente a inspiração nas linhas limpas e atemporais de seus predecessores.
O patent pending front R-Wing, exclusivo dos modelos Charger Daytona, faz referência ao design original do Charger Daytona, enquanto permite que o ar flua através de uma área de passagem frontal, aumentando a força descendente e criando um perfil visual único.
Nos modelos Daytona, o fascículo traseiro inferior preto é estampado com o logotipo “Daytona” e um logotipo “Fratzonic” perto do sistema de exaustão Fratzonic Chambered, o primeiro do mundo, pendente de patente. Comum para todos os modelos Charger, temos a iluminação frontal em LED branco distinta, com uma iluminação traseira em LED “anel de fogo” vermelho, e luzes dianteiras e traseiras centralizadas por um logotipo iluminado “Fratzog” – o novo símbolo dos veículos da próxima geração da marca Dodge. O logotipo Dodge é discretamente gravado a laser nos faróis.
As placas de identificação nas saias de para-lamas identificam os modelos Charger Daytona Scat Pack e R/T, e uma linha de nove novas opções de rodas oferece uma grande variedade para dar ao Charger Daytona ainda mais estilo. As novas rodas apresentam tampões centrais com o logotipo Fratzog: rodas Tech Silver de 18×8 polegadas são padrão para o Daytona R/T, e rodas Satin Carbon de 20×11 polegadas vêm de série no Daytona Scat Pack. As opções de rodas incluem rodas Black Noise de 20×10 polegadas com o Pacote Blacktop e rodas Luster de 20×11/11,5 polegadas com o Pacote Track.
O design totalmente novo do Charger se destaca com uma postura de “widebody” pura, e tanto os cupês de duas portas quanto os sedãs de quatro portas compartilham a mesma distância entre eixos. O teto de vidro de comprimento total opcional (o teto pintado de preto brilhante vem de série) aprimora a sensação de espaço aberto no interior, e, juntamente com o grande hatch traseiro, oferece um amplo dossel de vidro.
Uma seleção de cores ousadas é um cartão de visitas da Dodge, e o totalmente novo Charger não decepciona com oito opções externas: After Dark, Bludicrous (disponibilidade tardia), Destroyer Grey, Diamond Black, Peel Out, Redeye, Triple Nickel e White Knuckle.
Interior com “Atitude”
A estética de design puro do exterior é transportada para o interior dinâmico e focado no motorista do totalmente novo Dodge Charger, aprimorando a sensação moderna e visceral da nova cabine.
O painel de instrumentos e o console do veículo possuem uma temática dinâmica e em camadas, com telas do cluster de 10,25 polegadas ou 16 polegadas disponíveis, e uma tela central de 12,3 polegadas posicionada em uma pilha central inclinada, proporcionando um interior esculpido e uma sensação técnica moderna. O trabalho de linhas e texturas evoca o painel de instrumentos icônico do Dodge Charger 1968, reproporcionado em volumes que transmitem leveza e sustentam a ideologia de um veículo de desempenho totalmente moderno que só a Dodge poderia construir.
A iluminação interior imersiva “Attitude Adjustment”, com 64 cores e ajustabilidade de intensidade, reage a eventos do veículo, como abrir a porta e pressionar o botão de ignição. A iluminação Attitude Adjustment é expressa por meio de uma textura paramétrica que adiciona uma sensação escultural ao interior, envolvendo 270 graus da porta do motorista até o painel de instrumentos e a porta do passageiro.
O volante é orientado para o desempenho e técnico em sua sensação, com um design aquecido de topo e fundo planos, e inclui alavancas de câmbio para gerenciar a frenagem regenerativa e um botão PowerShot – localizado na frente do volante para acesso rápido – para os modelos Daytona Scat Pack e R/T. Uma nova alavanca de câmbio moderna “punho de pistola” e o botão de partida/potência estão embalados próximos um do outro no console central, que também incorpora um carregador sem fio. A identificação interna corresponde ao modelo: Daytona para os veículos totalmente elétricos e Charger para os modelos de combustível SIXPACK.
Assentos de tecido e couro sintético são padrão, com opções premium, incluindo assentos de couro Nappa preto aquecido e couro Nappa Demonic Red. Assentos com encosto de cabeça fixo de alta altura, decorados com um exclusivo pass-through, estão disponíveis com o Pacote Plus, Pacote Track e Pacote Carbon & Suede.
O totalmente novo Dodge Charger abre-se internamente para oferecer a utilidade de capacidade de carga e espaço traseiro de classe mundial em seu design de muscle car com “hatch escondido” motorizado, com bancos traseiros que se dobram. A área máxima de carga traseira é de 38,5 pés cúbicos, 133% mais volume de carga do que o Charger anterior. A área “frunk” oferece mais 1,5 pés cúbicos de armazenamento.
Os pacotes opcionais para personalizar o totalmente novo Dodge Charger incluem Plus Group, Pacote Blacktop, Pacote Track, Pacote Carbon & Suede e Pacote Sun & Sound. O sistema de som Alpine padrão de nove alto-falantes e 506 watts com subwoofer é de série no Daytona Scat Pack e R/T. Um sistema premium Alpine de 18 alto-falantes e 914 watts com subwoofer está disponível como opção para todas as versões.
Experiência do Usuário Imersiva de Um Toque
A experiência do usuário e o sistema de infotainment ganham mais destaque do que nunca na criação da aparência, direção, som e sensação do Dodge Charger de próxima geração. Visuais impactantes alinham-se com a ética da marca Dodge, começando com o cluster de instrumentos de 10,25 polegadas (Daytona R/T) e 16 polegadas (Daytona Scat Pack), em um design flutuante que é uma estreia para a Stellantis. As opções do cluster incluem layouts clássicos, focados e baseados em navegação, além de conteúdo personalizável.
Uma tela head-up (HUD) aumentada opcional projeta um grande campo de visão com uma distância de imagem virtual aprimorada. A tela central padrão de 12,3 polegadas oferece acesso rápido ao sistema de infotainment Uconnect 5, Apple CarPlay/Android Auto sem fio e Dodge Connected Services.
Uma experiência exclusiva de “One-button Press” permite ao motorista mudar instantaneamente a personalidade do veículo. Um simples pressionar de um botão no volante mudará a dinâmica do veículo, enquanto as informações do motorista no cluster e HUD também mudam para corresponder ao modo de direção escolhido.
A iluminação interior “Attitude Adjustment”, incluída no Pacote Plus, usa nova tecnologia de animação para comunicar eventos-chave da condução pela primeira vez em um Dodge. O recurso permite uma transição suave de luz entre as portas e o painel de instrumentos. Alguns eventos de iluminação “Attitude Adjustment” incluem abertura/fechamento da porta, ignição ligada/desligada, aceleração estacionária e mais.
O sistema de exaustão Fratzonic Chambered, pendente de patente, para os modelos Charger Daytona utiliza dois radiadores passivos para criar um perfil de exaustão único, com níveis de intensidade sonora equivalentes aos do Hellcat, quebrando a concepção de um BEV tipicamente silencioso e, em vez disso, oferecendo um som digno da Irmandade do Muscle. A intensidade do som está ligada ao desempenho mais elevado, com um modo de som furtivo também disponível. Sons distintos do veículo ajudam a fornecer feedback ao motorista, especialmente na pista e em velocidades elevadas, aprimorando a sensação imersiva dentro do carro.
A plataforma Uconnect 5 oferece uma tela sensível ao toque personalizável e intuitiva, com abas para acessar recursos como mídia, incluindo SiriusXM, navegação TomTom, Alexa da Amazon e muito mais. Um novo recurso de Localização de Carregamento de Navegador para modelos totalmente elétricos informa o motorista se o Dodge Charger Daytona pode precisar de carga para alcançar um destino e localiza estações de carregamento ao longo do trajeto. As páginas de veículos elétricos acessíveis por meio da tela de toque Uconnect 5 mostram informações sobre o fluxo de energia, status da regeneração da bateria e estados de carga. As Páginas de Desempenho do totalmente novo Charger, com informações sobre as principais métricas de desempenho do veículo, também podem ser acessadas através do sistema Uconnect 5.
A nova Chave Digital Dodge oferece acesso contínuo ao novo Dodge Charger Daytona via smartphone e inclui um cartão inteligente NFC para aventuras sem telefone. O aplicativo gratuito da Dodge permite o monitoramento remoto dos níveis de carga, agendamento de cargas e localização de estações de carregamento.
Gravador de Experiência de Condução
Incluído no Pacote Track, os motoristas podem capturar e analisar um dia na pista com o Gravador de Experiência de Condução (DxR) no totalmente novo Dodge Charger Daytona.
O gravador baseado em eventos, com opções de gravação de corrida de arrasto e circuito, oferece registro sincronizado de áudio, vídeo e dados do veículo. A função de dashcam permite aos usuários iniciar e parar manualmente ou configurar gatilhos para o sistema totalmente integrado, que possui uma câmera frontal de 1080p, 60 quadros por segundo, com microfone embutido e uma porta USB para armazenamento da gravação. As opções de análise pós-evento incluem reprodução no veículo ou por meio de ferramentas externas.
Totally New Dodge Charger: Alcance de Muscle Car e Rejuvenescimento
O Dodge Charger Daytona R/T deve oferecer mais de 510 km de autonomia, enquanto o Charger Daytona Scat Pack, de desempenho superior, oferece 418 km de autonomia totalmente elétrica. Os modelos Charger terão unidades de carregamento de parede Level 2 ou créditos de carregamento público disponíveis por meio do Free2move Charge, um ecossistema 360 graus lançado em 2023 pela Stellantis que oferece carregamento e gerenciamento de energia para atender a todas as necessidades de clientes de veículos elétricos. Ambos os veículos podem ser recarregados de 20% a 80% em pouco mais de 27 minutos quando usados com um carregador rápido DC CCS de Level 3. A capacidade de carregamento estimada é de aproximadamente 16 km por minuto de tempo de carga para o Daytona R/T e 13 km por minuto para o Daytona Scat Pack, usando um carregador rápido de 350 kW.
Desempenho de Muscle Car Com Segurança Avançada Padrão
O Dodge Charger de próxima geração oferece uma suíte completa de recursos de segurança padrão e opcionais e recursos avançados de condução, sendo o Dodge Charger o modelo de muscle car com o maior nível de recursos de direção autônoma. Recursos padrão em todos os modelos Charger incluem:
- Aviso de colisão frontal e frenagem automática de emergência com detecção de usuários vulneráveis na estrada
- Gerenciamento ativo de faixa
- Assistência ativa de direção
- Controle de cruzeiro adaptativo com Stop and Go
- Detecção de ponto cego com detecção de caminho cruzado traseiro
- Reconhecimento de sinais de trânsito
- Detecção de motorista sonolento
Recursos opcionais incluem:
Visão ativa de ponto cego do sinal de direção: Câmeras laterais fornecem visualização do ponto cego do motorista na tela central quando o sinal de direção é ativado
Aviso de distância frente/trás/lados: Sensores ultrassônicos podem detectar obstáculos nas laterais do veículo e alertar o motorista
Câmera de Visão 360: O veículo usa câmeras frontal, lateral e traseira para fornecer uma visão aérea ao redor do veículo