A BMW M GmbH adiciona uma nova dose de desempenho à sua linha de produtos com a apresentação do novo modelo de alto desempenho, que oferece uma combinação única de desempenho impressionante, design esportivo e extrovertido, e um interior versátil. O novo BMW M5 Touring leva a fusão de dinâmica de direção extraordinária com usabilidade diária e capacidade de longas distâncias — características pelas quais os carros da BMW M são famosos — a um nível totalmente novo. Seu sistema M HYBRID gera uma potência máxima de 535 kW/727 hp e torque máximo de 1.000 Nm (737 lb-ft), oferecendo desempenho empolgante tanto na estrada quanto na pista. Ao mesmo tempo, a motorização parcialmente eletrificada permite uma condução quase silenciosa e sem emissões locais, com uma autonomia de até 67 quilômetros (42 milhas). Além disso, o conceito de veículo distinto do novo BMW M5 Touring se reflete tanto em seu design exterior quanto em seu interior. Arcos de roda proeminentes, saias laterais e o design específico M dos para-choques dianteiro e traseiro distinguem o BMW M5 Touring claramente da versão Touring da BMW Série 5. O novo M5 Touring oferece até 1.630 litros de capacidade flexível de carga para atividades de lazer e viagens.
A adição de um modelo Touring à oferta da marca no segmento de alto desempenho baseia-se em sucessos passados e atuais. A BMW M GmbH introduziu pela primeira vez uma variante Touring em 1992, juntamente com a segunda geração do BMW M5 Sedan. Em 2007, a quarta geração do sedan de alto desempenho também ganhou um irmão BMW M5 Touring. E agora, a nova edição garante que os clientes possam escolher entre duas variantes de carroceria do BMW M5 pela terceira vez em seus 40 anos de história. A empolgação considerável gerada entre os fãs da marca BMW M pela fusão de desempenho excepcional e maior espaço é evidenciada pela forte demanda atual pelo primeiro BMW M3 Competition Touring com M xDrive.
Capacidade dinâmica de elite encontra uma abordagem altamente flexível para o espaço interno
O novo BMW M5 Touring captura a imaginação com seu conceito geral coeso de genes de corrida puros, atributos de desempenho superiores, conforto inabalável em viagens longas e um interior espaçoso que pode ser utilizado de várias formas impressionantes. Ele atende, portanto, à lista de desejos dos entusiastas exigentes que valorizam a destreza dinâmica característica de um carro M e o desempenho refinado do BMW M5, mas não querem abrir mão do espaço extra para carga, praticidade e conforto em longas distâncias de um modelo Touring.
O novo BMW M5 Touring será apresentado publicamente pela primeira vez na Monterey Car Week, na Califórnia, em meados de agosto de 2024. Ele será fabricado na fábrica da BMW Group em Dingolfing, juntamente com o novo BMW M5 Sedan. O início da produção será seguido pelo lançamento do mercado do novo BMW M5 Touring em novembro de 2024. Os mercados individuais mais importantes para o novo BMW M5 Touring são Alemanha e EUA, seguidos por Reino Unido, Canadá e Suíça.
Nova interpretação do visual M tradicional com acentos de design purista
Com sua abordagem renovada do tradicional manual de design BMW M, o novo BMW M5 Touring destaca imediatamente seu caráter inspirado em carros de corrida. Os elementos de design específicos M são focados exclusivamente em cumprir sua função quando se trata de direcionamento do ar para resfriamento e equilíbrio aerodinâmico. O spoiler de teto pronunciado e o pilar D bastante inclinado e estreito sublinham as linhas dinâmicas do carro. Ao mesmo tempo, uma proporção incomumente alta de superfícies pintadas na cor da carroceria cria uma obra de pureza visual, oferecendo referências elegantes à dinâmica de classe mundial do carro esportivo de alto desempenho.
Graças à sua escultura muscular e específica para o modelo, o novo BMW M5 Touring — assim como seu irmão Sedan — se destaca mais do que nunca da versão da BMW Série 5 na qual é baseado. Com 5.096 milímetros de comprimento e 1.970 milímetros de largura (dimensões que coincidem com as do BMW M5 Sedan), o modelo de alto desempenho é 36 milímetros mais longo que o BMW Série 5 Touring e 70 milímetros mais largo. Sua altura é de 1.516 milímetros, o que significa que ele quase replica a altura do BMW Série 5 Touring.
Frente imponente com grande entrada de ar e grade BMW M redesenhada; iluminação contorno BMW Iconic Glow como padrão
Sua frente específica M identifica imediatamente a variante Touring como um membro da família do modelo. No centro está a grade BMW M redesenhada, com acabamento em preto brilhante e quase completamente fechada. O emblema “M5” é exibido na barra dupla horizontal, típica da M. Enquanto o centro da grade BMW M abriga os sensores para os sistemas de assistência ao motorista, na parte inferior, duas pequenas entradas de ar em acabamento fosco garantem um controle de temperatura otimizado, canalizando de forma eficiente o ar para o radiador. A abordagem purista aqui permite uma estética de design inovadora, que se apresenta de forma impressionante pelo contorno em preto e pela iluminação contorno BMW Iconic Glow da grade BMW M.
Logo abaixo da grade BMW M está a entrada de ar inferior central. A abertura preta brilhante no para-choque frontal garante um suprimento generoso de ar de resfriamento, sendo dividida ao centro, o que traz uma nova referência ao design inspirado em carros de corrida na frente específica M. As entradas de ar laterais, com contornos triangulares e pintadas na cor da carroceria, acentuam a postura ampla do novo BMW M5 Touring. Arcos de roda proeminentes e superfícies esculturais ao redor da grade BMW M, dos faróis e das entradas de ar criam uma aparência marcante.
Os faróis adaptativos LED de série trazem uma aparência moderna e minimalista ao tradicional rosto de quatro olhos da marca. Eles incluem a função de luz de curva e o feixe alto de matriz com BMW Selective Beam, Assistente de Feixe Alto sem ofuscamento. Apresentados aqui na forma de faróis M com acabamento Shadow Line, os faróis possuem peças de acabamento em preto no interior de seus alojamentos. Além disso, elementos de design azuis abaixo das unidades LED destacam as fontes de luz de forma elegante.
Silhueta atlética com proporções de Touring elegantemente alongadas, spoiler de teto específico do modelo e arcos de roda proeminentes
Vista de lado, o caráter distinto do novo BMW M5 Touring é acentuado pela linha de teto elegantemente alongada e pelo spoiler de teto específico do modelo. Toda a estrutura lateral da carroceria foi totalmente redesenhada para o modelo de alto desempenho, com uma estética confiante e esportiva como objetivo. Como resultado, o novo BMW M5 Touring é 75 milímetros mais largo nos arcos de roda dianteiros em comparação com o novo BMW Série 5 Touring e 48 milímetros mais largo na traseira.
A linha da janela lateral afina na seção traseira da carroceria, criando uma área de ombro poderosa que os arcos de roda proeminentes específicos do novo BMW M5 Touring destacam de forma vívida. Em contraste com o BMW M5 Sedan, a linha de caráter acima das maçanetas embutidas se estende até as luzes traseiras no modelo Touring, trazendo um toque extra de elegância à silhueta distinta. As saias laterais pintadas na cor da carroceria finalizam a parte inferior da carroceria de forma musculosa, criando uma borda adicional que refrata a luz e fortalece a impressão de uma figura esguia e atlética. A carroceria abaixada e os para-choques dianteiro/traseiro que se estendem quase até o solo adicionam ênfase às proporções fisicamente imponentes do carro de cinco portas. Os espelhos exteriores M, otimizados aerodinamicamente e aeroacusticamente, são pintados em preto brilhante e podem ser especificados opcionalmente em fibra de carbono.
Traseira ampla e poderosa com tratamento de superfície monolítico
O novo BMW M5 Touring também exibe uma figura musculosa e visualmente marcante na traseira. Assim como na frente do carro, superfícies generosamente dimensionadas criam uma aparência monolítica e destacam com confiança a traseira expressiva. Os arcos de roda traseiros proeminentes se combinam com as luzes traseiras finas, que se estendem pelas laterais do carro, e os refletores verticais nas extremidades externas da traseira, para acentuar sua largura e estatura poderosa.
Juntamente com o spoiler de teto, um difusor de duas seções chama atenção para otimizar a aerodinâmica do carro, aumentar a tração e criar uma aura inconfundível. A divisão vertical do difusor faz referência à divisão no centro do para-choque frontal, introduzindo outro elemento de design adaptado do design de carros de corrida. Além disso, os tradicionais tubos de escape duplos M em Black Chrome estão integrados nas extremidades esquerda e direita do para-choque traseiro.
Rodas M de liga leve exclusivas com dimensões específicas para os eixos
As novas rodas M de liga leve, com design de raios duplos e acabamento bicolor, aumentam a presença esportiva do carro quando vistas de lado. Suas dimensões específicas para os eixos — 20 polegadas no eixo dianteiro e 21 polegadas no traseiro — oferecem mais potencial para maximizar o desempenho dinâmico do novo BMW M5 Touring, otimizando sua capacidade de transferir forças de curva para a estrada. Equipadas com pneus 285/40 ZR20 na frente e 295/35 ZR21 atrás, garantem excelente estabilidade em curvas e dirigibilidade precisa, além de tração ideal, mesmo em condução exigente em pista de corrida. O grande diâmetro da roda e as bordas diamantadas das jantes enfatizam o tamanho das rodas.
As rodas M de liga leve também são oferecidas opcionalmente em versão totalmente preta. Um destaque particular na gama de rodas M de liga leve é uma variante que substitui os raios clássicos por um novo tipo de gráfico de aro. Essas rodas exalam tridimensionalidade, com sua aparência mudando dependendo do ângulo de visão, conferindo-lhes um apelo elegante, moderno e de várias peças. Todas as rodas M de liga leve são equipadas de série com pneus de alto desempenho.
Cores de carroceria expressivas; acabamentos especiais BMW Individual também disponíveis desde o lançamento
Os clientes podem escolher entre dez tons de pintura exterior expressivos para o novo BMW M5 Touring. Entre eles estão as variantes exclusivas M Isle of Man Green metálico e Marina Bay Blue metálico, além dos acabamentos especiais BMW Individual Storm Bay metálico e Frozen Deep Grey metálico. Uma seleção de acabamentos especiais BMW Individual será também oferecida desde o lançamento, com até 150 dessas cores exclusivas de carroceria disponíveis.
Motorização
Com sua mistura altamente distinta de desempenho dinâmico, conforto em longas distâncias, espaço e uma aura única, o novo BMW M5 Touring promete uma experiência de condução sem igual em seu segmento. A terceira variante Touring na história do BMW M5 agora vem com um sistema de propulsão eletrificado pela primeira vez. Isso enriquece o já multifacetado caráter do BMW M5 Touring com novos talentos. A versão específica do sistema M HYBRID combina um motor V8 de alta rotação com a tecnologia M TwinPower Turbo e um motor elétrico integrado diretamente à transmissão. O resultado é uma unidade de propulsão excepcionalmente potente que gera desempenho formidável e maior eficiência, podendo até oferecer condução totalmente elétrica.
O motor a combustão e o motor elétrico geram uma potência combinada máxima de 535 kW/727 hp e torque máximo do sistema de 1.000 Nm (737 lb-ft). A interação inteligente entre o motor e o motor elétrico, o transferimento de potência e a tecnologia de chassi ajustada perfeitamente às características de desempenho do sistema de propulsão fornecem o mais recente exemplo do progresso alcançado com base na expertise de corrida profunda adquirida ao longo das décadas pela BMW M GmbH.
Perfeitamente orquestrado: o sistema M HYBRID no BMW M5 Touring
Produto da tecnologia eDrive de quinta geração da BMW, o motor elétrico integrado na transmissão M Steptronic de oito marchas ajuda a dotar o novo BMW M5 Touring de uma entrega de potência extremamente precisa. O impulso instantâneo do motor elétrico na partida e a progressão implacável do motor V8 aprimorado, típica dos modelos M, em conjunto com a ampliação da potência nas faixas mais altas de carga e rotação, se combinam para gerar características de desempenho inigualáveis. Ao adicionar à mistura a elasticidade igualmente impressionante do sistema M HYBRID, o novo BMW M5 Touring atinge um nível de desempenho dinâmico sem igual por qualquer rival.
O impulso instantâneo do motor elétrico e o grande apetite do motor V8 por rotações pavimentam o caminho para tempos de aceleração notáveis. O BMW M5 Touring acelera de 0 a 100 km/h (62 mph) em 3,6 segundos e atinge 200 km/h (124 mph) em 11,1 segundos. O torque máximo do sistema M HYBRID de 1.000 Nm (737 lb-ft) proporciona elasticidade excepcional, refletida no tempo de 3,1 segundos de 80 a 120 km/h (50 – 75 mph) na quinta marcha. A velocidade máxima limitada de 250 km/h (155 mph) pode ser aumentada para 305 km/h (189 mph) ao optar pelo pacote opcional M Driver’s Package.
O alto desempenho do motor elétrico do novo BMW M5 Touring também permite que ele ande com emissões zero de escapamento no modo totalmente elétrico – não apenas no tráfego urbano, mas também em viagens mais longas. A velocidade máxima com potência elétrica pura é de 140 km/h (87 mph) e a autonomia elétrica no ciclo de teste WLTP é de 61 – 67 quilômetros (38 – 42 milhas).
Motor V8 musculoso com caráter de altas rotações típico dos modelos M
O motor V8 sob o capô do novo BMW M5 Touring combina o caráter de altas rotações característico dos motores da BMW M GmbH com a mais recente tecnologia M TwinPower Turbo. Além dos dois turbocompressores de duplo fluxo, o pacote tecnológico inclui a Injeção de Alta Precisão, cuja pressão máxima de 350 bar ajuda a aumentar tanto a eficiência quanto o desempenho. O sistema Double-VANOS de temporização variável dos comandos também está presente, juntamente com uma versão aprimorada da tecnologia VALVETRONIC de temporização variável das válvulas, que agora conta com braços oscilantes intercambiáveis no lado do escapamento, permitindo interromper a troca de gases na desaceleração. Isso tem o efeito de reduzir as perdas internas de atrito do motor, o que significa que energia de frenagem adicional pode ser recuperada. O coletor de escape de banco cruzado, um sistema reforçado de acionamento do virabrequim e turbocompressores melhorados montados próximos ao coletor de escape com resfriamento indireto adaptado do ar de admissão também contribuem para aumentar a eficiência do motor.
Com sua entrega sustentada de potência em uma ampla faixa de carga, o motor a combustão do novo BMW M5 Touring é o principal responsável pela potência combinada do sistema M HYBRID de 535 kW/727 hp e torque combinado de 1.000 Nm (737 lb-ft). Ele gera uma potência máxima de 430 kW/585 hp de 5.600 a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo é de 750 Nm (553 lb-ft), disponível em uma faixa de rotação extremamente ampla, entre 1.800 e 5.400 rpm. O limite de rotação do motor V8 é de 7.200 rpm.
Motor elétrico com entrega instantânea de potência e alto torque
O motor elétrico do sistema M HYBRID é integrado à transmissão M Steptronic de oito marchas, juntamente com sua eletrônica de potência, em um design compacto e que economiza peso e espaço. O motor síncrono de excitação permanente responde a até mesmo pequenos movimentos do acelerador com entrega de potência extremamente rápida, da maneira já familiar dos motores elétricos. O motor elétrico contribui com até 145 kW/197 hp para a potência máxima do sistema e até 280 Nm (206 lb-ft) para o torque máximo do sistema.
Seu torque nominal é aumentado para um valor efetivo de até 450 Nm (332 lb-ft) na entrada da transmissão para o motor, com o auxílio de uma etapa de pré-engrenagem patenteada pela BMW. Essa inovação permite que a unidade de acionamento elétrico compacta gere potência propulsora efetiva que normalmente só seria alcançada com um motor muito maior. O BMW IconicSounds Electric fornece a trilha sonora acústica para sua entrega de potência. Esse som de acionamento específico dos modelos M gera respostas autênticas para cada movimento do acelerador, tanto no modo totalmente elétrico quanto ao completar a potência com o V8.
Bateria de alta voltagem, eletrônica de potência e unidade de carregamento combinada com gestão inteligente de energia e calor
Assim como o motor elétrico, a bateria de alta voltagem do novo BMW M5 Touring também faz parte da mais recente geração, a quinta, da tecnologia BMW eDrive. Ela está instalada no fundo do veículo para economizar espaço, o que também resulta em um centro de gravidade baixo, favorecendo a agilidade da condução. A bateria de lítio-íon do novo BMW M5 Touring possui uma alta densidade de energia, permitindo que forneça 18,6 kWh de energia utilizável.
A eletrônica de potência do sistema M HYBRID garante uma interação harmônica entre o motor a combustão e o motor elétrico em todos os momentos. Além de fornecer um efeito de impulso elétrico durante a aceleração, o motor elétrico do novo BMW M5 Touring também desempenha um papel de apoio sob cargas constantes, ajudando a reduzir o consumo de combustível do motor.
A Unidade de Carregamento Combinada do sistema M HYBRID suporta o carregamento AC de até 11 kW, o que significa que a bateria de alta voltagem do novo BMW M5 Touring pode ser totalmente recarregada de zero em 2 horas e 15 minutos. A gestão preditiva de calor reduz os tempos de carregamento com o pré-condicionamento cuidadoso da bateria de alta voltagem.
Sistema de refrigeração integrado, suportes de motor e transmissão específicos do modelo
O sistema de refrigeração integrado do novo BMW M5 Touring foi adaptado às exigências tanto do uso diário quanto da condução em pista. Grandes entradas de ar na parte frontal garantem o fluxo contínuo de ar fresco conforme necessário em todos os momentos. Trocas de calor generosamente dimensionadas e um sistema integrado para controlar a temperatura do motor a combustão, da transmissão (incluindo o motor elétrico) e da bateria de alta voltagem mantêm as temperaturas operacionais em um nível ótimo para a tecnologia do sistema de acionamento.
Um suporte de trem de força específico do modelo e extremamente rígido contribui adicionalmente para as propriedades de condução focadas no desempenho do novo BMW M5 Touring. Ele também influencia a transmissão direta da potência do carro para a estrada, sua resposta instantânea e sua precisão ao fazer curvas.
Transmissão M Steptronic de oito marchas com Drivelogic, Launch Control e Boost Control
A transmissão M Steptronic de oito marchas com Drivelogic não apenas transmite a potência gerada pelo motor a combustão, mas também o torque de acionamento do motor elétrico integrado. As aletas de mudança de marcha padrão no volante permitem que os motoristas intervenham sequencialmente no processo de seleção de marchas. As configurações do Drivelogic – selecionadas no menu M Setup – permitem variar as características de troca de marchas em três estágios, desde um foco no conforto até um desempenho extremamente dinâmico.
A transmissão M Steptronic de oito marchas possui uma função Launch Control para possibilitar uma aceleração otimizada para tração na partida, com máxima dinâmica. Isso pode ser utilizado em conjunto com o modo M Dynamic em todas as configurações disponíveis no menu M Setup, com exceção do modo 2WD do sistema de tração integral M xDrive. Há também uma função Boost Control – um recurso não oferecido por nenhum rival – para explosões de velocidade extremamente rápidas ao viajar entre 30 e 150 km/h (19 – 93 mph). Ela é ativada puxando a aleta de mudança de marcha esquerda por mais de um segundo.
Até cinco modos de operação permitem que os motoristas escolham a configuração ideal em todos os momentos
O novo BMW M5 Touring apresenta três modos de operação como padrão e cinco como opção, que ajustam a interação entre o motor a combustão e o motor elétrico e podem ser acessados através do botão M HYBRID no console central. A configuração híbrida padrão dá ao motorista acesso à potência total do sistema, com o motor a combustão e o motor elétrico funcionando em conjunto. A quantidade de contribuição de cada fonte de energia para a experiência de desempenho depende da configuração de acionamento escolhida no menu M Setup.
No modo Comfort, a preferência é dada ao uso do motor elétrico, aumentando a eficiência do novo BMW M5 Touring. Já nas configurações de condução Sport e Sport Plus, o motor a combustão está permanentemente ativo. O modo elétrico é para condução sem emissões localmente, com o motor V8 entrando em ação apenas se o motorista solicitar muita potência ou se alternar para o modo manual da transmissão. No modo eControl, a carga da bateria de alta voltagem pode ser mantida em um nível constante durante uma viagem ou aumentada por meio da recuperação de energia. A especificação do pacote opcional M Drive Professional adiciona os modos Dynamic e Dynamic Plus, que podem ser selecionados para condução esportiva em estradas secundárias e montanhosas ou para condução em pista.
Distribuição precisa de potência com M xDrive e Active M Differential
A potência do sistema M HYBRID é totalmente direcionada à estrada através do sistema de tração integral inteligente M xDrive. Sua embreagem multi-placa eletronicamente controlada garante a distribuição totalmente variável de potência entre as rodas dianteiras e traseiras. A versão mais recente da caixa de transferência é mais eficiente, pesa menos e também apresenta melhorias direcionadas no controle de nível de óleo e resfriamento. A capacidade de torque da caixa de transferência também foi aumentada para prepará-la para trabalhar em conjunto com o poderoso sistema de acionamento do novo BMW M5 Touring.
As respostas do sistema M xDrive também podem ser ajustadas através do menu M Setup. Além da configuração padrão 4WD, os motoristas também podem escolher os modos 4WD Sport ou 2WD. No modo 4WD Sport, a configuração traseira do sistema de tração integral é particularmente pronunciada. Para ativá-lo, os motoristas precisam primeiro mudar para o modo M Dynamic ou desativar o sistema DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade). Com o DSC desativado, também é possível selecionar o modo 2WD, que envia a tração apenas para as rodas traseiras, permitindo que os motoristas executem manobras de derrapagem enquanto desfrutam de uma experiência de desempenho excepcionalmente pura. O sistema M xDrive trabalha em conjunto com o Active M Differential para maximizar a tração, agilidade e estabilidade direcional. Este diferencial de bloqueio controlado eletronicamente no eixo traseiro garante a distribuição totalmente variável de tração entre as rodas traseiras, conforme a situação exige.
Chassi e experiência de condução
O conceito geral coeso por trás do novo BMW M5 Touring permite que ele ofereça uma experiência de condução empolgante tanto na pista quanto no uso diário e em viagens mais longas. Suas qualidades de desempenho dinâmico estabelecem novos padrões na classe. Fatores-chave aqui, além do sistema de acionamento e de um conceito de veículo com uma longa distância entre eixos, trilhos largos, baixo centro de gravidade e uma distribuição de peso quase perfeita de 50 : 50, são a carroceria com rigidez aprimorada e aerodinâmica otimizada, e a tecnologia do chassi com uma configuração específica do modelo que foi cuidadosamente ajustada para o sistema de acionamento M HYBRID.
A dinâmica de condução ágil e precisa pela qual os modelos M são conhecidos combina com um conforto impressionante em viagens longas. A aplicação integrada de todos os sistemas de trem de força e chassi ocorreu em todos os tipos de estradas públicas, assim como nas instalações de teste do Grupo BMW, no circuito Nordschleife de Nürburgring e em outras pistas de corrida para garantir qualidades de manuseio bem resolvidas em todas as situações e com todas as configurações de ajuste.
Estrutura da carroceria extremamente rígida com elementos de reforço específicos do modelo
Um pacote extenso de elementos de reforço específicos do modelo e interligados de forma precisa, focados em melhorar a dinâmica de condução, aumenta a rigidez longitudinal e torcional da estrutura da carroceria. Na parte frontal do novo BMW M5 Touring, é utilizado um painel de cisalhamento que conecta as torres do amortecedor à parede de fogo, junto com struts específicas do modelo entre as torres e a parte dianteira. Outros elementos de reforço podem ser encontrados nas seções central e traseira do compartimento do motor.
Na seção traseira da carroceria, o novo BMW M5 Touring novamente conta com elementos de reforço específicos do modelo no fundo, incluindo uma barra transversal e um painel de cisalhamento, além de mais elementos de reforço para o compartimento de bagagens. Além disso, as montagens que conectam o chassi à carroceria e a direção ao subquadro do eixo dianteiro também têm uma rigidez torcional excepcional.
Tecnologia do chassi personalizada para máxima potência dinâmica e excelente conforto em longas distâncias
O novo BMW M5 Touring possui capacidades excepcionais de manuseio dinâmico graças às propriedades cinemáticas e elastocinéticas específicas do modelo de sua sofisticada tecnologia de chassi. O eixo dianteiro de duplo triângulo otimiza a rigidez longitudinal e lateral, enquanto o uso seletivo de componentes de alumínio reduz o peso da massa não suspensa. Suportes de roda redesenhados, cinemática de eixo sob medida com grandes ângulos de caster e pino de direção, um centro de rotação rebaixado e suportes de elastômero específicos do modelo produzem uma combinação incomparável de potência dinâmica convincente e conforto finamente equilibrado; é a receita perfeita para condução no dia a dia e viagens mais longas.
O eixo traseiro de cinco links também vem com um design específico do modelo. A massa não suspensa também foi reduzida aqui, usando uma construção inovadora de aço laminado para seus links, juntamente com componentes de alumínio. Tanto a dinâmica longitudinal quanto a transversal do carro se beneficiam de novos links de ângulo, links de camber e braços de tração, enquanto a orientação precisa das rodas melhora o comportamento em linha reta, as características de carga e direção, estabilidade direcional e comportamento da direção. Montagens mais rígidas e elastocinâmica específica do modelo têm um efeito positivo tanto na agilidade quanto no conforto em longas distâncias.
Direção M Servotronic e direção ativa Integral como padrão
Uma versão da direção M Servotronic, incluindo atualizações detalhadas, combina assistência de direção sensível à velocidade e uma razão variável de direção no novo BMW M5 Touring. Isso resulta tanto em uma entrada precisa ao virar em curvas rápidas quanto em manobras sem esforço a baixa velocidade. A conexão rígida da direção ao subquadro do eixo dianteiro garante um feedback ideal da estrada e um alto grau de precisão direcional. O menu M Setup oferece aos motoristas a escolha de uma configuração focada no conforto para a assistência de direção ou uma otimizada para desempenho esportivo.
O novo BMW M5 Touring também vem equipado como padrão com a Direção Ativa Integral, que permite que as rodas traseiras sejam viradas até 1,5° ao virar. Virando-as na direção oposta às rodas dianteiras a baixa velocidade, reduz-se o círculo de viragem do carro. E virando-as na mesma direção a altas velocidades, melhora-se a estabilidade direcional e a dinâmica nas curvas. Além disso, em situações de condução particularmente dinâmica, o sistema solicita que a tecnologia de controle de chassi faça ajustes estabilizadores e de agilidade na direção.
Suspensão adaptativa M com amortecedores eletronicamente controlados
A suspensão adaptativa M também faz parte da especificação padrão do carro. Seus amortecedores controlados eletronicamente otimizam o contato com a estrada em todas as situações de condução, reduzindo a tendência da carroceria de rolar em curvas dinamicamente conduzidas e aumentando o conforto na condução. A suspensão adaptativa M melhora a supressão das vibrações da carroceria independentemente da velocidade do veículo, pois as forças de amortecimento mais altas só são ativadas quando necessário e por alguns milissegundos. Como resultado, a suspensão absorve grandes ondulações com uma suavidade que mantém a carroceria perfeitamente conectada à estrada o tempo todo. Ajustar as forças do amortecedor conforme necessário também melhora a tração ao arrancar e a capacidade de frenagem em paradas rápidas.
As características básicas dos amortecedores podem ser ajustadas via o menu M Setup. Os modos Comfort, Sport e Sport Plus oferecem aos motoristas a escolha de três configurações, variando do conforto absoluto a uma configuração voltada para desempenho. As respostas do sistema de Direção Ativa Integral são ajustadas junto com os amortecedores.
Sistema de frenagem integrado com configurações selecionáveis individualmente, fornecido de série; freios de cerâmica M Carbon opcionais
A versão específica M do sistema de frenagem integrado permite que os motoristas do novo BMW M5 Touring escolham entre duas configurações de sensação do pedal via o menu M Setup. De maneiras distintas, o modo Comfort e o modo Sport alteram a quantidade de pressão no pedal do freio necessária para desacelerar o carro. Ambos os modos permitem ao motorista aproveitar uma sensação excelente no pedal a qualquer momento, independentemente dos fatores externos.
O sistema de frenagem integrado no BMW M5 Touring reúne as funções de ativação do freio, assistente de frenagem e controle de frenagem em um único módulo, permitindo que a potência de frenagem seja ajustada extremamente rápido e precisamente às necessidades do motorista. Um atuador elétrico é utilizado para ajudar a gerar a pressão de frenagem necessária.
Os pedidos de frenagem do motorista são executados pelos freios M Compound de série ou pelos freios M Carbon ceramic opcionais. Ambas as versões possuem freios fixos de seis pistões no eixo dianteiro e freios flutuantes de um pistão no eixo traseiro. Os freios M Carbon ceramic se destacam por seu peso mais baixo (cerca de 25 quilos a menos), potência de frenagem ainda mais forte, maior capacidade de resistir ao desvanecimento, estabilidade térmica aprimorada e resistência extrema ao desgaste. Enquanto os freios M Compound vêm com pinças azuis de série ou pinças vermelhas ou pretas como opção, as pinças dos freios M Carbon ceramic são pintadas em metálico dourado.
Rede inteligente para dinâmica, agilidade e precisão aprimoradas
A instalação do sistema de frenagem integrado no novo BMW M5 Touring também traz aprimoramentos adicionais nas funções do DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade). Como a função de controle de frenagem está integrada no módulo central do sistema, seus ajustes corretivos são agora aplicados com maior dinamismo e precisão, assim como as reduções estabilizadoras da potência do motor feitas pelo DSC. A função de limitação de deslizamento da roda próxima ao atuador permite um controle de aceleração especialmente sensível, mesmo em condições de estrada desafiadoras. Ela é conectada com a gestão dinâmica transversal central, assim como o Performance Control, o sistema de tração integral M xDrive, o diferencial M Ativo e os sistemas de controle da direção.
Os motoristas também podem ativar o M Dynamic Mode no novo BMW M5 Touring usando um botão no console central. Isso permite um maior grau de deslizamento das rodas, adiando os pontos em que as várias medidas estabilizadoras do sistema DSC entram em ação, permitindo uma experiência de condução excepcionalmente esportiva, com derrapagens controladas. E os motoristas que buscam uma experiência de corrida pura podem desligar completamente o sistema DSC, novamente com o toque de um botão.
Sistemas de assistência ao motorista com funcionalidades configuráveis
O novo BMW M5 Touring já vem equipado de série com uma ampla gama de sistemas de assistência ao motorista, que podem ser ainda mais expandidos com a adição de várias características opcionais. A funcionalidade desses sistemas foi ainda mais aprimorada graças ao sistema de frenagem integrado e à gestão dinâmica transversal conectada.
A especificação padrão inclui alerta de colisão frontal com intervenção de frenagem, Alerta de Saída de Faixa com retorno ativo à faixa, Controle de Cruzeiro com função de frenagem e Informação sobre Limite de Velocidade com indicador de ultrapassagem e pré-aviso. O Driving Assistant, que inclui Alerta de Troca de Faixa com retorno ativo à faixa, alerta de colisão traseira, Alerta de Tráfego Cruzado, Assistente Manual de Limite de Velocidade e aviso de saída, também vem de série. Um dos destaques da lista de opções é o Driving Assistant Professional, que inclui funções como Assistente de Direção e Controle de Faixa, Assistente de Troca de Faixa, controle de cruzeiro e controle de distância com função Stop & Go, e Assistente Automático de Limite de Velocidade. As leituras no display de informações e no Head-Up Display, bem como as intervenções dos sistemas de assistência ao motorista, podem ser configuradas usando o botão M Mode no console central, oferecendo uma experiência de performance digna do emblema M em todas as situações de condução.
Outro recurso presente de série no novo BMW M5 Touring é o Parking Assistant, que também inclui o Park Distance Control Active PDC, a Câmera de Assistência para Marcha Ré, o Reversing Assistant e o Trailer Assistant. O Parking Assistant Professional opcional, por sua vez, permite que o estacionamento e as manobras automatizadas sejam controlados à distância, com até 200 metros, por meio de um smartphone.
Design e equipamentos do interior
O novo BMW M5 Touring oferece uma combinação especialmente bem equilibrada e autêntica da performance de destaque e da usabilidade diária irrestrita que caracteriza os modelos BMW M. Seus recursos de equipamentos, tanto os de série quanto os opcionais, enfatizam tanto as qualidades funcionais do conceito geral do carro quanto o DNA das corridas de motor, que está claramente presente no interior.
Um cockpit projetado para proporcionar uma experiência de performance focada e o conceito operacional específico do M para adaptar a configuração do veículo às preferências pessoais se unem a um ambiente exclusivo e premium, com elementos de design modernos, materiais de alta qualidade e recursos luxuosos. Adicionando a isso está o espaço interior versátil, com o qual o BMW M5 Touring leva o charme de um carro esportivo a uma nova dimensão. As qualidades inigualáveis do carro proporcionam a base ideal para aproveitar um estilo de vida ativo, combinando passeios na pista de corrida, viagens diárias e conduções dinâmicas na estrada aberta.
Novo volante M em couro com paddle de câmbio e botões M
Com seus botões multifuncionais, dois botões M e paddle de câmbio para intervenções sequenciais no processo de seleção de marchas, a mais recente geração do volante M em couro oferece uma sensação emocionante e autêntica de carro de corrida. Com design de três raios, apresenta uma marcação vermelha no centro, na posição de 12 horas, aro com fundo plano e costura decorativa nas cores da BMW M GmbH. Os raios horizontais do novo volante têm recortes estreitos e botões multifuncionais particularmente elegantes. O aquecimento do volante pode ser encomendado como opcional.
Os botões M para acessar as duas configurações que o cliente pode programar para a configuração do veículo têm formato trapezoidal, ecoando o design dos displays específicos do M. Eles são finalizados em M Red metálico e possuem iluminação de localização. As superfícies dos paddles de câmbio no volante agora são acabadas em preto brilhante, com símbolos de mais e menos recortados e contornados por linhas vermelhas. O revestimento de borracha vermelha nas superfícies de acionamento proporciona uma sensação não escorregadia pronunciada, mesmo em situações de condução dinâmica. Nos carros especificados com o M Drive Professional opcional, o paddle da esquerda é marcado como BOOST.
Painel de controle específico do M e configurações individuais do veículo
O painel de controle no console central é outro elemento no design do cockpit específico do M. Localizado ao lado da nova alavanca de seleção de marchas, o botão de start/stop vermelho e o BMW Controller estão outros controles, incluindo os botões específicos do M para as opções de configuração. Estes podem ser usados pelo motorista para configurar a configuração pessoal do veículo e também ajustar a funcionalidade dos displays do cockpit e dos sistemas de assistência ao motorista de acordo com a situação de condução em questão. A tipografia familiar do M na tela de seleção de marchas e o logotipo do M em design “outline” no BMW Controller destacam ainda mais o caráter voltado para a performance do interior.
O painel de controle também possui botões especiais – no estilo característico dos carros de alta performance da BMW M GmbH – para selecionar as configurações do sistema DSC, o modo de operação do sistema de propulsão M HYBRID, o M Mode para os displays e sistemas de assistência ao motorista, e as configurações para a configuração geral do novo M5 Touring. Pressionar o botão Setup chama o menu de configuração M no display de controle. Aqui, os motoristas podem usar o controle por toque para configurar as configurações desejadas para o sistema de propulsão, transmissão, suspensão, direção, sistema de frenagem e M xDrive, assim como para a intensidade da recuperação de energia. Isso permite aos motoristas criar um perfil de caráter para o carro que reflita sua preferência por desempenho esportivo ou conforto equilibrado.
Assentos multifuncionais M na nova variante de acabamento em couro Merino metálico, que ampliam tanto a sensação de carro de corrida quanto o conforto em viagens mais longas
O motorista e o passageiro da frente são recebidos de série pelos assentos multifuncionais M, que oferecem um nível superior de conforto e um design otimizado para viagens longas, além de aquecimento de assentos, ajuste elétrico em várias direções e função de memória. A posição dianteira/traseira, a altura e o ângulo dos assentos podem ser ajustados de acordo com as preferências pessoais com o toque de um botão, assim como o comprimento dos apoios de coxa, a largura e o ângulo dos encostos de costas, o suporte lombar e a altura dos apoios de cabeça. Os apoios de cabeça integrados, com logotipo do modelo iluminado, retraem-se para sua posição mais baixa quando os ocupantes saem do carro. A ventilação ativa dos assentos para o motorista e o passageiro da frente e o aquecimento dos assentos traseiros externos estão disponíveis como opções.
O acabamento em couro Merino da BMW com recursos estendidos vem em Preto de série. Também há a opção de três variantes bicolor, nas quais os apoios de cabeça e as áreas dos ombros dos assentos e as seções superiores dos acabamentos das portas são finalizados em um efeito Pérola Anthracite, enquanto as outras superfícies são nas cores Silverstone, Red ou Kyalami. A partir da primavera de 2025, os clientes também poderão optar por um acabamento em couro Merino metálico BMW Individual, especialmente desenvolvido para as variantes do modelo do novo BMW M5. Ele estará disponível nas variantes bicolor Preto/Violeta Escuro e Cinza Taupe/Profundidade Azul Lagoon Pérola, e apresentará superfícies cuja aparência varia de acordo com a incidência da luz, trazendo um toque exclusivo e ao mesmo tempo técnico ao interior. Isso é possível graças a um processo de refinamento chamado High Definition Design (HDD), que confere ao couro uma ornamentação tridimensional única, com contornos extremamente nítidos. A BMW é a primeira montadora mundial a utilizar o HDD.
Iluminação interna específica do modelo, BMW Interaction Bar e iluminação ambiente de série
Além da iluminação da bandeja do smartphone, do apoio de braço central e da cavidade do puxador nos acabamentos das portas, a iluminação interna específica do modelo também inclui uma animação de boas-vindas e despedida com sinais de luz nas cores da BMW M GmbH. Também contribuindo para criar um ambiente exclusivo a bordo está a BMW Interaction Bar que se estende por todo o painel de instrumentos e acabamento das portas dianteiras. Integrada ao painel de instrumentos com aparência de vidro cristalino, essa barra de luz/barra de controle inclui superfícies de controle para as configurações de ventilação, aquecimento da janela traseira e luzes de emergência. A especificação padrão do novo BMW M5 Touring inclui iluminação ambiente para os poços dos pés, os bolsos das portas, os porta-copos, os elementos de acabamento interno, os alto-falantes do sistema de áudio integrados nos acabamentos das portas e as costas dos bancos dianteiros. Essa iluminação pode ser personalizada de várias maneiras para criar uma experiência interna altamente atmosférica. As cores usadas para os efeitos de luz variam de acordo com o M Mode selecionado. No modo Road, o motorista pode selecionar a cor de sua escolha para a iluminação, enquanto no modo Track, a iluminação é totalmente desligada.
O novo BMW M5 Touring vem de série com elementos de acabamento interno em Alumínio Rhombicle Dark Silver. A lista de opções inclui M Carbon Fiber com fios prateados de alto brilho e acabamento em madeira de carvalho escuro de alto brilho BMW Individual. Todas as variantes de acabamento interno são combinadas com um detalhe M em Dark Silver.
Equipamento de série extenso, teto solar panorâmico opcional
A extensa especificação padrão do novo BMW M5 Touring destaca o caráter premium do modelo de alta performance. O Sistema de Som Surround Bowers & Wilkins com 18 alto-falantes e amplificador de 655 watts é incluído de série, junto com um sistema de alarme, um sistema auxiliar de controle climático e uma bandeja para carregamento sem fio de smartphones compatíveis, entre outros recursos.
O teto do novo BMW M5 Touring é pintado em acabamento sólido Preto de série. Também há a opção de teto solar panorâmico de vidro, que é projetado como um módulo fixado à carroceria e se estende em uma única seção desde logo atrás do para-brisa até a parte traseira do veículo. Isso inunda o interior com luz e confere ao exterior uma aparência ainda mais elegante, que é acentuada por tiras de acabamento do teto em Black high-gloss. Um estore rolante elétrico está disponível para fornecer sombreamento ao interior.
Funcionalidade moderna para uso diário, lazer e viagens mais longas
As características de desempenho excepcionais do BMW M5 Touring são combinadas com uma série de recursos que elevam significativamente os níveis de conforto e funcionalidade na condução diária, em atividades de lazer e em viagens mais longas. O carro vem de série com o cabo de carregamento profissional (Modo 3) para recarregar a bateria de alta voltagem em estações de carregamento públicas. O controle climático automático de quatro zonas também é padrão, permitindo o controle separado da temperatura e ventilação para o lado do motorista e passageiro da frente, bem como para o lado esquerdo e direito do compartimento traseiro. As opções incluem o Travel & Comfort System, vidros com proteção solar e persianas para as janelas traseiras. Nos mercados europeus, os fixadores para assentos de segurança i-Size serão integrados aos bancos traseiros externos.
Os encostos dos bancos traseiros podem ser divididos na proporção 40 : 20 : 40 e rebatidos como padrão, ampliando a capacidade de carga de 500 para até 1.630 litros. O novo BMW M5 Touring também vem equipado com uma instalação de passagem de carga como padrão, facilitando o transporte de itens maiores, como malas, bolsas de esqui, bolsas de golfe e itens longos de equipamentos esportivos. A operação automática do portão traseiro e o Comfort Access também fazem parte da especificação padrão, permitindo a abertura e fechamento sem as mãos do portão traseiro. A engate do reboque, que se estende e se retrai eletricamente, está disponível como opcional. A carga máxima do trailer do novo BMW M5 Touring é de 2.000 kg.
Sistema de exibição e controle/operação, conectividade
O cockpit esportivo do novo BMW M5 Touring combina um conceito totalmente focado em uma experiência de condução envolvente com a digitalização avançada. Além de permitir que os motoristas acessem as configurações do menu M Setup por toque, o BMW Curved Display também hospeda o sistema BMW iDrive de última geração. O sistema de exibição e controle/operação amplamente atualizado é baseado no BMW Operating System 8.5, que traz leituras específicas do M para funções do veículo, como navegação, comunicações e controle climático no novo BMW M5 Touring, junto com uma seleção significativamente aumentada de serviços digitais inovadores.
Projetado para operação por meio de uma tela sensível ao toque e linguagem natural, o BMW iDrive atualizado inclui o display de controle com controle por toque, assim como o BMW Intelligent Personal Assistant, ao qual novas habilidades foram adicionadas. As funções do veículo também podem ser controladas usando os botões multifuncionais no volante ou o BMW Controller no console central. O BMW Head-Up Display, que projeta informações relevantes de condução diretamente no campo de visão do motorista no para-brisa, também vem de série.
Leituras e gráficos específicos do M no BMW Curved Display
O BMW Curved Display é composto por um display de informações de 12,3 polegadas e um display de controle com uma diagonal de tela de 14,9 polegadas. Seus gráficos modernos causam uma impressão impressionante com suas formas marcantes, efeitos dinâmicos de luz, mundos de cores expressivos e leituras específicas do M, oferecendo uma exibição excepcionalmente precisa e focada de todos os dados relacionados ao desempenho. Para isso, a velocidade do veículo é mostrada à esquerda do display de informações, tanto como um número quanto em uma escala digital, juntamente com outras informações, como o marcador de combustível e o status dos sistemas de assistência ao motorista. A seção direita indica a rotação do motor, a marcha atual e a configuração do Drivelogic da transmissão, além do nível de carga da bateria de alta voltagem e a configuração selecionada usando o botão M no volante. As luzes de mudança de marcha do M (M Shift Lights) aparecem no topo da tela de informações, enquanto uma barra na parte inferior indica o status dos sistemas de estabilidade de direção, M xDrive e controle de tração.
A tela inicial do display de controle oferece uma visão geral clara das várias opções de menu em forma de widgets, que podem ser dispostos conforme as preferências pessoais. Vários widgets especiais também estão disponíveis no novo BMW M5 Touring, contendo informações sobre a configuração atual do veículo, bem como a pressão e temperatura dos pneus. Os usuários podem retornar à tela inicial de qualquer um dos submenus com um toque no ícone inicial na parte inferior do display de controle. Ícones para acesso direto aos menus de controle climático, sistema de áudio, comunicações e Todos os Aplicativos também estão disponíveis aqui.
BMW Live Cockpit Professional com BMW Head-Up Display específico do M e sistema de navegação BMW Maps de série
O novo BMW M5 Touring já vem de série com o BMW Live Cockpit Professional, cujos recursos incluem o sistema de navegação BMW Maps, baseado na nuvem, que permite um cálculo de rota extremamente rápido e dinâmico, com base em dados de tráfego em tempo real transmitidos em intervalos curtos. Ao trabalhar em conjunto com o BMW Operating System 8.5, o sistema facilita ainda mais a inserção de destinos, oferecendo também funções como planejamento de rotas otimizado para carregamento e informações detalhadas sobre as paradas para carregamento ao longo do caminho. A função de Visão Aumentada oferece orientação de navegação extremamente precisa. Isso mostra um fluxo de vídeo ao vivo da perspectiva do motorista na tela de controle ou na tela de informações, enriquecido com informações contextuais.
O BMW Head-Up Display também faz parte do pacote BMW Live Cockpit Professional. As leituras específicas do M projetadas nele incluem um mostrador de rpm multicolorido, as luzes de mudança de marcha e o M View.
Streaming de vídeo e jogos AirConsole no display de controle
O BMW Operating System 8.5 oferece uma ampla gama de conteúdo digital para informação e entretenimento, ciclos curtos de atualização de funções e melhor acessibilidade a uma série de serviços online específicos. O motorista e os passageiros no novo BMW M5 Touring podem usufruir de ofertas de streaming de vídeo para desfrutar de uma ampla gama de entretenimento no display de controle quando o carro estiver estacionado. Disponível junto ao YouTube está o aplicativo de vídeo (DTS AutoStage Video Service powered by TiVo™), que traz uma gama em constante expansão de conteúdo, como notícias, transmissões ao vivo e sob demanda.
Outra forma de passar o tempo enquanto o veículo está estacionado, aguardando o carregamento ou reabastecimento, por exemplo, é uma nova forma de jogo dentro do carro, única no setor automotivo, oferecida pela plataforma AirConsole. O motorista e os passageiros podem jogar os chamados jogos casuais no modo jogador único ou multijogador no BMW Curved Display. Tudo o que eles precisam é de seu smartphone, que serve como controlador. O portfólio de títulos jogáveis está em contínua expansão e inclui jogos de corrida, esportes e quizzes.
Conectividade ideal: eSIM pessoal, BMW ID, My BMW App, comunicações móveis 5G e Atualizações de Software Remoto
A especificação padrão do novo BMW M5 Touring inclui integração otimizada com smartphones usando Apple CarPlay® e Android Auto™. Além disso, a eSIM pessoal permite que o cliente use as funções de comunicação e conectividade cobertas por seu contrato móvel diretamente no carro com facilidade. Um único login do cliente dentro do carro, escaneando um código QR, é tudo o que é necessário para importar seu perfil pessoal, vincular a chave detectada no veículo ao BMW ID e adicionar o veículo ao perfil correspondente no My BMW App. Em países selecionados, o BMW ID abre as portas para o pagamento automático de taxas de estacionamento a partir do conforto do veículo.
O My BMW App fornece informações a qualquer momento sobre o status do veículo, sua autonomia restante e quaisquer requisitos de manutenção e serviço. Ele também permite o uso remoto de funções, como localizar o veículo, trancar/destrancar as portas ou monitorar as proximidades do carro e o interior com o Remote View. O My BMW App também pode ser usado para controlar os processos de carregamento.
O sistema de antena compatível com 5G está incluído de série, garantindo recepção ideal para chamadas telefônicas sem interferência e transferência de dados confiável para streaming de áudio e vídeo, jogos dentro do carro ou uso de outros serviços online. Até dez dispositivos podem se conectar à internet simultaneamente via hotspot móvel.
As funcionalidades existentes podem ser atualizadas via Over-The-Air sem a necessidade de ir à oficina por meio da funcionalidade Remote Software Upgrades, que também possibilita adicionar novas opções posteriormente (a disponibilidade depende do país, modelo do veículo, equipamentos e status do veículo). Além disso, a BMW ConnectedDrive Store permite que os clientes testem funções selecionadas gratuitamente por um período pré-definido, após o qual podem adicioná-las à loja por um período específico.
Essa conectividade otimizada e a tecnologia digital inovadora também sustentam o serviço de atendimento ao cliente Proactive Care. O foco aqui é a capacidade de reconhecer as necessidades de serviço do veículo, inclusive com o uso de inteligência artificial, e oferecer proativamente soluções para o cliente por meio de um canal apropriado para cada caso.
BMW Digital Key Plus, cenários de boas-vindas específicos do M
O My BMW App também pode ser usado para configurar o BMW Digital Key Plus, que está disponível para o iPhone da Apple e Apple Watch e smartphones Android compatíveis. O BMW Digital Key Plus permite que os clientes trancem e destrancem o novo BMW M5 Touring com um smartphone ou smartwatch por meio de tecnologia de rádio ultra-ampla (UWB) aprimorada em termos de segurança – dispensando a necessidade de uma chave convencional. O usuário não precisa tirar o smartphone do bolso, pois, se desejar, o carro se desbloqueia automaticamente ao se aproximar.
O novo BMW M5 Touring apresenta de série um cenário de boas-vindas que consiste em uma ativação orquestrada das luzes externas e internas. Ele conclui com um dinâmico Welcome Light Carpet com gráficos específicos do M projetados da soleira do veículo no chão logo fora das portas. O cenário é acionado quando o motorista se aproxima do carro e a chave do carro ou um smartphone ou smartwatch com o BMW Digital Key Plus é detectada. A animação de boas-vindas no interior inclui uma exibição das cores características do M na forma de uma luz perseguidora que se move do lado do motorista até o passageiro dianteiro. A animação de despedida envolve um atenuamento gradual da iluminação interna.