Porsche 911 Turbo S

Facebook
X
WhatsApp
Email

O novo Porsche 911 Turbo S está seguindo grandes passos. O seu antecessor já era considerado a referência no mundo dos carros esportivos quando se tratava da combinação de desempenho superior, conforto em longas distâncias, exclusividade e usabilidade diária.

Agora, o 911 Turbo S elevou novamente o padrão significativamente em todas as áreas. O carro esportivo, que está disponível como Coupé e Cabriolet, estreia com desempenho significativamente aumentado, um design mais musculoso, aerodinâmica mais inteligente, um chassi otimizado e equipamento ainda mais exclusivo.

“O 911 Turbo S é a forma mais completa e versátil de dirigir um Porsche 911. Seja no uso diário, em longas viagens em rodovias ou na pista de corrida – conseguimos tornar o novo 911 Turbo S ainda mais confortável, mais individual e significativamente mais rápido do que o seu antecessor,” diz Frank Moser, Vice-Presidente da linha de modelos 911 e 718.

Sistema híbrido de performance inovador com turboalimentação dupla

Na Porsche, a designação do modelo Turbo S significa mais do que apenas uma forma de admissão de ar. Representa o topo de gama dentro da série de modelos e significa desempenho excepcional e inovação tecnológica.

É por isso que, para o 911 Turbo S, a Porsche desenvolveu significativamente o design inovador do sistema T-Hybrid excepcionalmente leve, que foi introduzido pela primeira vez no 911 Carrera GTS.

Enquanto um único turboalimentador elétrico (eTurbo) é instalado no 911 Carrera GTS, o novo 911 Turbo S apresenta um sistema com dois eTurbos especialmente projetados. O trem de força (powertrain) desenvolve uma potência de sistema de 523 kW (711 CV).

Isso equivale a um aumento de potência de 61 CV em comparação com o modelo antecessor. O torque máximo é de 800 Nm. Com esta potência, o carro esportivo topo de gama acelera de 0-100 km/h em 2,5 segundos, dois décimos de segundo mais rápido que o seu antecessor.

O motor boxer de seis cilindros e 3,6 litros, extensivamente revisado, baseia-se na geração de motores recentemente introduzida que também equipa o 911 Carrera GTS. Comparado com o seu antecessor, os engenheiros reduziram o diâmetro (bore) em 5 mm para 97 mm e aumentaram o curso (stroke) em 4,6 mm para 81 mm.

O cárter leve apresenta câmaras de ventilação aumentadas. Balanceiros roletados rígidos (Stiff roller cam followers) são usados nos cabeçotes, para auxiliar na eficiência. Esta tecnologia origina-se do automobilismo e reduz o atrito enquanto otimiza a resistência.

A Porsche também utiliza a comprovada tecnologia VarioCam no leve trem de válvulas. Ela controla o tempo das árvores de cames (comando de válvulas) precisamente para todas as velocidades do motor e condições de carga, garantindo assim um desempenho ideal e consumo de combustível reduzido. Graças a um processo de combustão otimizado, o motor boxer também atinge um maior grau de eficiência.

Nesta nova geração de motor, a transmissão por correia do antecessor foi omitida. Em vez disso, um motor elétrico integrado na caixa do PDK assume as tarefas tanto do motor de arranque como do alternador, e o compressor do ar condicionado é acionado eletricamente. Isso resulta num design compacto que cria espaço acima do motor para um inversor de pulso e um conversor DC/DC.

Além disso, a nova bateria de arranque, particularly compacta, está instalada lá. Com uma capacidade de energia de 40 Ah, a bateria leve de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4) mede apenas 90 mm de altura e pesa sete quilogramas.

Um trato de fluxo duplo recém-desenvolvido para a admissão de ar, incluindo um intercooler (resfriador de ar de sobrealimentação) e quatro elementos de filtro de ar, está localizado acima do motor boxer. Isso faz um uso ideal do espaço disponível.

Mesmo sem o seu sistema híbrido, o motor de combustão no novo 911 Turbo S desenvolve uma potência de 471 kW (640 CV) e um torque máximo de 760 Nm. Para suportar as cargas resultantes, a Porsche equipou o motor com novos pistões fundidos reforçados, que proporcionam uma taxa de compressão de 9,2:1.

Os novos turboalimentadores elétricos

Pela primeira vez, a Porsche está usando a tecnologia eTurbo num 911 Turbo S. Ao contrário dos turboalimentadores convencionais, os eTurbos estão equipados cada um com um motor elétrico integrado, que está localizado entre as rodas do compressor e da turbina e aciona diretamente o eixo do turboalimentador.

Como resultado, ele aciona o turbo à velocidade da luz, independentemente da carga do motor. A pressão de sobrealimentação total está sempre disponível num tempo muito curto. Os eTurbos, portanto, contribuem significativamente para a capacidade de resposta, desempenho e eficiência do sistema de acionamento.

Além disso, os turboalimentadores são projetados de tal forma que os seus motores elétricos podem ser usados para regular a pressão de sobrealimentação. Eles geram energia elétrica a partir da rotação dos eixos. Enquanto reduzem a velocidade da turbina no processo, eles reduzem a pressão de carga conforme necessário.

A energia elétrica recuperada é alimentada na bateria de alta tensão ou passada diretamente para o motor elétrico na caixa do PDK. Desta forma, o excesso de pressão de sobrealimentação não é liberado (soprado), como normalmente acontece, mas sim usado para gerar energia.

Válvulas de alívio (Wastegates) para limitar a pressão de sobrealimentação, ou designs de turbo com geometria variável da turbina para otimizar a capacidade de resposta, não são, portanto, necessários.

O layout biturbo torna possível reduzir o tamanho dos turboalimentadores individuais, que foram especialmente projetados para atender aos requisitos específicos do 911 Turbo S. Diâmetros reduzidos de 65 mm para a roda da turbina e 73 mm para a roda do compressor trazem uma capacidade de resposta ainda maior. Além disso, o uso do segundo turbo aumenta a capacidade de recuperação de energia dos gases de escape.

Em aceleração total (full throttle), a energia elétrica ganha desta forma é implementada pelo motor elétrico na caixa do PDK, melhorando significativamente o desempenho geral.

O torque máximo combinado do sistema do novo 911 Turbo S é de 800 Nm e está disponível numa faixa de rotação extremamente ampla de 2.300 a 6.000 rpm. A potência máxima de 523 kW (711 CV) é entregue de 6.500 a 7.000 rpm.

O sistema híbrido no novo 911 Turbo S

Durante o desenvolvimento do sistema híbrido, o foco esteve no desempenho ideal com o mínimo de peso adicional. Para alcançar a distribuição de peso ideal, os engenheiros colocaram a bateria de alta tensão do novo 911 Turbo S na frente.

Ela tem 216 células redondas e uma capacidade de energia bruta de 1,9 kWh. Tem aproximadamente o mesmo tamanho e peso de uma bateria de arranque padrão. O arrefecimento contínuo a água e a gestão térmica eficiente garantem que a bateria ofereça um desempenho consistentemente alto, mesmo durante a condução dinâmica.

A sua unidade de controle está localizada sob o banco do motorista, o inversor de pulso e o conversor DC/DC estão localizados acima do motor boxer, que é cerca de 11 cm mais baixo que o seu antecessor. O sistema híbrido opera a uma tensão de 400 volts.

Além dos motores elétricos nos eTurbos, o novo Porsche 911 Turbo S está equipado com um motor integrado na caixa do PDK. O motor síncrono de íman permanente, que está totalmente integrado na caixa de transmissão, está acoplado ao virabrequim através do volante bimassa.

Mede apenas 286 mm de diâmetro e 55 mm de comprimento, entrega um torque de acionamento de 188 Nm mesmo ao ralenti (marcha lenta) e contribui com até 60 kW para a potência total do sistema.

O sistema de arrefecimento sofisticado, mas altamente simplificado, que apresenta uma maior potência do ventilador do radiador, um novo radiador central e uma nova bomba de água, está otimizado para atender às maiores necessidades de arrefecimento do carro.

O funcionamento do sistema híbrido varia dependendo da situação de condução. Durante a condução altamente dinâmica, a bateria de alta tensão fornece energia aos eTurbos ou ao motor elétrico conforme necessário para aumentar a pressão de sobrealimentação mais rapidamente ou para aplicar torque suplementar diretamente ao trem de força.

Ao dirigir em alta velocidade, a recuperação dos gases de escape dos e-turbos alimenta o motor elétrico. Isso limita a pressão de sobrealimentação e reduz a temperatura dos gases de escape à medida que a potência de acionamento aumenta. Quando são exigidos altos níveis de desempenho, a bateria de alta tensão fornece energia para aumentar ainda mais a potência do sistema.

Para suportar o torque gerado, a Porsche desenvolveu um PDK separado especificamente para os seus modelos híbridos de performance. Baseia-se na transmissão do modelo anterior, mas as embreagens, conjuntos de engrenagens e engrenagem cônica (bevel gear) são reforçados. Além disso, uma relação final de transmissão (final drive ratio) mais alta reduz as rotações do motor em altas velocidades de estrada. No novo 911 Turbo S, até 500 Nm de torque são alimentados ao diferencial do eixo dianteiro arrefecido a água através de uma caixa de transferência.

Emoção pura: o som do 911 Turbo S

O 911 mais potente até à data é também o Turbo S mais dinâmico de sempre.

Este desempenho intransigente pode ser experienciado numa nova dimensão graças à afinação cuidadosa e ao design geral sofisticado do carro esportivo.

Além da experiência de condução, o som de um carro esportivo contribui significativamente para a experiência geral. Modificações internas do motor são outro fator que contribui para o som ainda mais emotivo do novo Porsche 911 Turbo S.

O tempo assimétrico das válvulas adiciona frequências adicionais ao som do motor boxer, criando uma experiência sonora particularmente potente e distinta.

Um novo sistema de escape esportivo de duas ponteiras com silenciador traseiro e acabamentos de escape em titânio também contribui para o som inconfundível. É apresentado no novo 911 Turbo S como padrão e garante o máximo desempenho com o mínimo peso.

Para proteger os componentes adjacentes do calor, a Porsche está usando um novo tipo de escudo térmico pela primeira vez. Apresenta um design de três camadas e consiste em duas folhas finas (cada uma com uma espessura de apenas 0,25 mm), que envolvem um material isolante extremamente eficaz à base de celulose amiga do ambiente.

Versátil com um tempo impressionante no Nordschleife

O novo Porsche 911 Turbo S combina o melhor de todos os mundos, como é típico deste modelo. É perfeitamente adequado para o uso diário, confortável, exclusivamente equipado e oferece um desempenho impressionante na pista.

Durante o desenvolvimento e afinação da suspensão, o foco esteve na dirigibilidade ideal, apesar do aumento significativo da potência. A relação peso-potência é de 2,43 kg/CV.

Os requisitos do modelo incluíam uma dinâmica de condução previsível e confortável; entrega de potência intuitiva e precisa; frenagem de alto desempenho intransigente; e aderência ideal. O alto nível de capacidade de resposta e dirigibilidade do trem de força é transportado para a suspensão – é confiante, controlável, calculável.

Apesar do seu sistema híbrido de performance, da lista alargada de equipamento de série e das atualizações na suspensão e carroceria, o peso em ordem de marcha (kerb weight) do novo 911 Turbo S aumentou apenas um total de 85 kg em comparação com o seu antecessor.

Este aumento de peso foi mais do que compensado em todas as áreas relacionadas com o desempenho e a dinâmica de condução – como é demonstrado pelo desempenho do carro na pista.

No Nürburgring-Nordschleife, o novo 911 Turbo S registrou um tempo de volta oficial de 07:03.92 minutos, batendo o seu antecessor direto por cerca de 14 segundos. O 911 Turbo S completa o sprint de 0-100 km/h em 2,5 segundos. Leva apenas 8,4 segundos para acelerar de 0-200 km/h, e a sua velocidade máxima é de 322 km/h.

Estabilização eletro-hidráulica de rolagem

O salto notável no desempenho é o resultado de um pacote geral finamente ajustado que compreende trem de força, aerodinâmica e suspensão.

A fonte de alimentação para o sistema ativo de estabilização eletro-hidráulica de rolagem (ehPDCC) foi especialmente desenvolvida para veículos com o novo motor boxer sem correias e foi ainda mais otimizada para o novo 911 Turbo S.

Aumenta tanto a agilidade a velocidades mais baixas como a estabilidade a altas velocidades, fazendo uma contribuição significativa para o desempenho e conforto melhorados do 911 Turbo S. O sistema PDCC eletro-hidráulico é instalado de série no 911 Turbo S.

Uma unidade motor/bomba, que consiste num motor síncrono de íman permanente de alta tensão e uma bomba de engrenagem interna, gera um fluxo de óleo. Um bloco de válvulas distribui este fluxo para os eixos dianteiro e traseiro.

Aí, alcança os links ativos da barra estabilizadora (anti-roll-bar drop links) que, dependendo da situação de condução, usam a pressão disponível no sistema para exercer uma força de torção direcionada nas barras estabilizadoras. Isso gera forças de apoio ao longo do eixo longitudinal do veículo, o que reduz a rolagem (roll) e permite que o carro faça curvas com estabilidade excepcional.

O sistema está equipado com um acumulador de pressão que, em operação normal, mantém uma pressão de 10 bar e compensa de forma fiável qualquer flutuação natural. Um filtro limpa o fluxo de óleo de retorno e garante o funcionamento a longo prazo das válvulas e da bomba de óleo.

O controle baseado na demanda reduz o consumo de energia em mais de 80% em comparação com o sistema anterior. A introdução desta tecnologia leva a vantagens notáveis em termos de conforto, dirigibilidade e precisão.

O carro esportivo pode atingir velocidades mais altas tanto na entrada como na saída das curvas, o que contribui significativamente para tempos de volta melhorados na pista.

Além disso, o ehPDCC controla o sistema opcional de elevação do eixo dianteiro. A sua operação também beneficia desta mudança na tecnologia: reage mais rapidamente e é capaz de alcançar um ângulo de abordagem (approach angle) 2,4 graus maior do que com o sistema anterior.

A Porsche otimizou abrangentemente o sistema padrão Porsche Active Suspension Management (PASM) do 911 Turbo S. Oferece um desempenho significativamente melhorado, ao mesmo tempo que oferece um conforto de condução melhorado.

Isso é alcançado através da adaptação das taxas de mola, hidráulica dos amortecedores e mapa de amortecimento, bem como suportes de motor recém-desenvolvidos, que permitem maior precisão e feedback mais preciso da superfície da estrada graças à sua maior rigidez. Ao mesmo tempo, oferecem uma vantagem de peso sobre os seus predecessores.

A geometria e a elastocinemática do eixo traseiro do 911 Turbo S também foram adaptadas ao aumento de peso do sistema de acionamento T-Hybrid. Um sistema de Suspensão Esportiva PASM, com uma altura de condução 10 mm mais baixa e um foco ainda mais forte no desempenho, está opcionalmente disponível para o 911 Turbo S.

Freios, pneus e rodas

Para o novo Porsche 911 Turbo S, a Porsche desenvolveu extensivamente o Porsche Composite Ceramic Brake (PCCB), que é instalado de série.

O modelo topo de gama do 911 está equipado com os maiores discos de freio que a Porsche alguma vez instalou no sistema de freio cerâmico de um modelo de duas portas. Pinças fixas de 10 pistões e discos de freio de 420 milímetros estão instalados na frente. Os freios traseiros apresentam pinças de freio de quatro pistões e novos discos maiores com um diâmetro de 410 mm.

Os discos perfurados (cross-drilled) usados no sistema de freio cerâmico são 50% mais leves em comparação com discos de ferro fundido. A Porsche provou o alto nível de desempenho de frenagem do carro durante extensos testes no mundo real no Nürburgring-Nordschleife.

Além disso, as novas pastilhas oferecem uma sensação de pedal de freio particularmente natural. A ventilação revisada dos freios e a integração de inserções de pistão nas pinças garantem uma gestão térmica ideal, impedindo o superaquecimento do fluido de freio.

As pinças são pintadas de amarelo como padrão. Pinças pintadas de preto estão disponíveis na Porsche Exclusive Manufaktur, mediante pedido.

Além do desempenho de frenagem melhorado, a Porsche também melhorou ainda mais a aderência mecânica do 911 Turbo S. O carro esportivo está equipado com pneus 325/30 ZR 21 na traseira, que são 10 mm mais largos que os do modelo anterior, e pneus 255/35 ZR 20 na frente. O resultado é um manuseamento ainda melhor em condições secas, enquanto um excelente desempenho em piso molhado também é mantido.

Outro destaque exclusivo do Porsche 911 Turbo S são as rodas 911 Turbo S de 20/21 polegadas com bloqueio central (centre-lock). Acabadas na distinta cor Turbonite, são uma característica única marcante do modelo topo de gama.

Outras escolhas de rodas estão opcionalmente disponíveis: as rodas 911 Sport Classic de 20/21 polegadas e as rodas 911 Turbo Exclusive Design com lâminas de carbono. A inovadora característica de design da lâmina de carbono serve para otimizar a aerodinâmica.

Um total de sete cores está disponível na Porsche Exclusive Manufaktur para as rodas Sport Classic e quatro para as rodas Exclusive Design.

Modificações na carroceria e no chassi

O chassi do novo 911 Turbo S também foi adaptado para se adequar à enorme potência do novo sistema de acionamento. Na extremidade dianteira, por exemplo, os engenheiros adaptaram as torres de suspensão (suspension turrets), o tabuleiro da bateria de alta tensão e a travessa dianteira.

Na traseira, os suportes do absorvedor de impacto, os suportes traseiros e o piso, entre outras coisas, foram modificados. Novos suportes de motor também foram introduzidos. Os suportes convencionais superam os seus predecessores ativos em todos os aspectos, sendo ao mesmo tempo mais leves e compactos.

A carroceria alargada e a largura da via (track width) do carro são outros exemplos de características de design tradicionais da série de modelos Turbo. As cavas das rodas dianteiras são 45 mm mais largas que as dos modelos 911 Carrera.

As grandes cavas das rodas traseiras, que são uma característica distintiva bem conhecida dos modelos 911 Turbo, alargam η traseira em 20 mm. Entradas de ar marcantes na seção traseira recém-projetada enfatizam ainda mais a largura adicional.

A aparência do carro pela frente também é ainda mais marcante graças a novos elementos de design funcionais. A integração de todas as funções de iluminação frontal nas unidades principais dos faróis, que vêm escurecidas de série no 911 Turbo S, é também mais do que apenas iluminação e estética.

Cria espaço na seção frontal para as maiores e mais eficazes entradas de ar de arrefecimento. A assinatura luminosa de quatro pontos, típica de todos os modelos Porsche, está ativa em todos os modos de luz no 911 Turbo S, mesmo quando o farol baixo (dipped beam) ou o farol alto (main beam) estão ligados.

Aerodinâmica ativa com funções alargadas

Os vários componentes aerodinâmicos do Porsche 911 Turbo S são tanto marcas visuais como elementos chave para melhorar o desempenho. A asa traseira ativa, típica do Turbo, reduz a sustentação (lift) a alta velocidade e minimiza o arrasto (drag) quando na sua posição mais eficiente.

É uma das várias características aerodinâmicas ativas no 911 Turbo S, que juntas proporcionam um desempenho aerodinâmico ideal com base na demanda de potência, situação de condução e temperatura ambiente.

Tal como no modelo antecessor, o sistema aerodinâmico geral inclui um lábio do spoiler dianteiro ativo. Dependendo do modo de condução, pode estar totalmente retraído, parcialmente estendido ou totalmente implantado, o que resulta em arrasto reduzido ou aumenta a força descendente (downforce), conforme necessário.

As cinco abas de ar de arrefecimento visíveis, dispostas verticalmente na frente do carro, são moldadas para um fluxo ideal de grandes volumes de ar, respondendo à maior demanda de ar de arrefecimento do trem de força.

Quando os requisitos de potência são baixos, as abas permanecem virtualmente fechadas, reduzindo o arrasto e, portanto, o consumo de combustível. Quando a demanda de potência é alta, por exemplo, ao dirigir na pista, as abas abrem e direcionam ar adicional para o sistema de arrefecimento.

Novidade no 911 Turbo S são os difusores dianteiros adaptativos localizados nos painéis do assoalho (underbody panelling). Eles abrem e fecham em conjunto com as abas de ar de arrefecimento.

Se as abas do difusor estiverem abertas, o ar flui através do duto e para a cava da roda. Isso reduz a sustentação no eixo dianteiro, compensando o impacto do aumento do fornecimento de ar de arrefecimento nas forças de sustentação. O sistema também arrefece os freios.

No modo molhado (Wet mode), os difusores fecham para proteger os discos de freio dianteiros da humidade excessiva. Quando fechados, as vantagens aerodinâmicas do difusor e das abas de ar de arrefecimento são combinadas.

Quando cada elemento aerodinâmico ativo está na sua posição mais eficiente, o coeficiente de arrasto (drag coefficient) do 911 Turbo S Coupé é reduzido em até 10%. Os componentes aerodinâmicos passivos otimizados também contribuem para isso.

Nova linguagem de design Turbo apresentada no 911 pela primeira vez

Um Turbo S é sempre reconhecível como um Turbo S. É isso que a linguagem de design Turbo transversal a todas as séries de modelos da Porsche representa, e agora é apresentada no 911 pela primeira vez.

A sua característica definidora é a cor antracite Turbonite, que é reservada exclusivamente para os modelos Turbo. A Porsche usa a cor no 911 Turbo S como um tom de contraste nas lamelas da asa traseira, bem como nos contornos das janelas laterais.

Os emblemas (crests) da Porsche na tampa do porta-malas dianteiro e as tampas centrais das rodas também têm acabamento em Turbonite. Todas estas características, disponíveis pela primeira vez num 911 produzido em série, combinam-se com as características clássicas e inconfundíveis do 911 Turbo para formar um pacote geral harmonioso. Estas incluem a carroceria e a via alargadas, bem como a asa traseira ativa.

Outra característica de design elegante é o spoiler dianteiro adaptativo, que ostenta a inscrição ‘Turbo S’. Na traseira, o 911 Turbo S é identificado por uma nova estrutura perolada no acabamento sob a faixa do conjunto de luzes traseiras. Ele eleva-se dinamicamente na “pagoda”.

O sistema de escape esportivo com silenciador traseiro e acabamentos de escape em titânio também sublinha a posição do carro como o modelo topo de gama. O sistema de escape poupa 6,8 kg de peso em comparação com o antecessor. Ponteiras de escape esportivas ovais em titânio também estão opcionalmente disponíveis.

O 911 Turbo S é igualmente distinto de lado. As coberturas inferiores dos espelhos exteriores, as entradas de ar laterais traseiras e as saias laterais são todas pintadas em elegante preto de alto brilho. No geral, a aparência exclusiva, funcional e moderna do 911 Turbo S diferencia-o claramente de outros modelos 911.

Gama de cores: individualidade virtualmente sem limites

Uma vasta seleção de cores de pintura exterior está disponível para o Porsche 911 Turbo S. A gama de cores está dividida nos familiares mundos de cores Legends (Lendas), Dreams (Sonhos), Shades (Tons) e Contrasts (Contrastes).

Para este modelo, Legends compreende quatro tons clássicos da Porsche, enquanto Dreams agrupa tons particularmente coloridos e expressivos, como Guards Red e Lugano Blue. A paleta de cores Shades reúne cores suaves e elegantes, enquanto o mundo de cores Contrasts consiste em Branco e Preto.

Mais de 130 cores de carroceria adicionais estão disponíveis na Porsche Exclusive Manufaktur nas gamas Paint to Sample (Pintura Sob Amostra) e Paint to Sample Plus.

A categoria Paint to Sample inclui cores predefinidas que já foram tecnicamente aprovadas. Estas incluem, por exemplo, Maritimeblue, Rubystar e Mintgreen. Algumas destas cores gozam de verdadeiro status de culto na comunidade Porsche.

A Porsche Exclusive Manufaktur também oferece o programa Paint to Sample Plus. Os clientes podem fornecer ao seu Porsche Centre local uma amostra da cor desejada, que a Porsche utiliza então para determinar a viabilidade técnica.

Se for fundamentalmente viável, o fabricante de carros esportivos desenvolve então a cor de pintura correspondente para ser usada no veículo do cliente. Dependendo da complexidade, este processo leva cerca de nove meses. Para o Paint to Sample, o tempo de espera pode aumentar em três meses.

O Porsche 911 Turbo S Cabriolet está disponível com várias cores de capota. Além de preto, azul, castanho e vermelho, há também uma opção preta com riscas cinzentas.

Detalhes adicionais podem ser personalizados com a gama de pacotes de design disponíveis. O Pacote SportDesign 911 Turbo Carbono, por exemplo, oferece luzes traseiras Exclusive Design com um acento Turbonite. As coberturas superiores dos espelhos exteriores e os acabamentos do triângulo da janela são feitos de carbono, assim como as entradas de ar no painel lateral traseiro. O pacote também inclui pinças de freio pretas para o sistema Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB).

O interior: esportivo e luxuoso

O novo Porsche 911 Turbo S apresenta o design interior atualizado da série de modelos 911. O conceito operacional Porsche Driver Experience, que se foca no eixo do motorista, permite que o carro esportivo seja operado de forma ainda mais suave e intuitiva, especialmente durante a condução vigorosa (spirited driving).

Como modelo topo de gama, o Turbo S ostenta um equipamento particularmente luxuoso e esportivo. Os bancos, apoios de cabeça, painel de instrumentos, painéis das portas e banco traseiro opcional são estofados em couro liso preto de alta qualidade com costura decorativa Turbonite contrastante.

O aro do volante GT Sports de série, que é aquecido e também apresenta um seletor de modo, é estofado em couro liso perfurado. Os painéis centrais dos bancos e os painéis das portas apresentam um padrão de costura decorativa exclusivo.

Vários detalhes de estilo, incluindo η inscrição ‘Turbo S’ em relevo nos apoios de cabeça dos Bancos Esportivos de 18 vias com ajuste elétrico e função de memória, enfatizam o status do 911 topo de gama.

A configuração padrão de dois lugares do 911 Turbo S Coupé é um reflexo do foco da Porsche na construção leve. A pedido, o sistema de bancos traseiros pode ser adicionado sem custo extra. A Porsche equipa sempre o Cabriolet com quatro lugares.

A Porsche estende o uso da cor de contraste Turbonite ao interior do 911 Turbo S. Em todas as séries de modelos, é o modelo Turbo com o uso mais extensivo de Turbonite no interior.

O elegante tom antracite é encontrado nos painéis das portas, áreas de destaque do volante e painel de instrumentos, no painel de instrumentos e contorno da consola central, nos interruptores do controle climático e na alavanca de câmbio.

O revestimento do teto (headliner) em Race-Tex perfurado também apresenta a cor Turbonite. A cor exclusiva do Turbo também é encontrada nos emblemas da Porsche, nos cintos de segurança e em botões selecionados na consola central. Dependendo da cor interior selecionada, isto também se aplica aos tapetes. Como parte do pacote Sport Chrono, o mostrador do cronômetro Sport Chrono também tem acabamento em Turbonite.

Pela primeira vez, a Porsche está oferecendo painéis de acabamento em trama de carbono com fio decorativo em Neodyme como opção com o Pacote Interior em Carbono, que foi especialmente projetado para o Turbo S. Se este pacote for selecionado, os painéis de acabamento decorativos do painel de instrumentos, painéis das portas e consola central têm acabamento em fibra de carbono mate.

Ao lado do pacote interior padrão em couro preto, a Porsche também oferece vários pacotes de couro de dois tons para o 911 Turbo S, bem como variantes de couro de cor única com costura decorativa na cor Crayon em vez de Turbonite. Além disso, couro “club” particularmente luxuoso está disponível em Basalto Preto, Marrom Trufa e na combinação de dois tons de Basalto Preto e Conhaque Clássico.

A gama Porsche Exclusive Manufaktur permite que o 911 Turbo S seja ainda mais personalizado. Por exemplo, costura decorativa, cintos de segurança, o mostrador do cronômetro Sport Chrono e o tacômetro digital podem ter acabamento em Amarelo Racing (Racing Yellow), mediante pedido.

Tapetes personalizados também estão disponíveis na Porsche Exclusive Manufaktur. A pasta de documentação do veículo, os acabamentos das soleiras das portas e a chave do veículo também podem ser personalizados conforme o gosto pessoal. Os clientes também podem solicitar relevo individualizado na tampa do compartimento de arrumação à Porsche Exclusive Manufaktur.

Vasta gama de equipamentos de série e opcionais

O Porsche 911 Turbo S sublinha o seu status especial como modelo topo de gama com genes do automobilismo através de numerosas características de série derivadas do automobilismo. Estas incluem aerodinâmica ativa, várias medidas de construção leve, eixo traseiro direcional, o PDK de oito velocidades, freios cerâmicos (PCCB), rodas com bloqueio central e tração integral.

O Porsche Dynamic Chassis Control (ehPDCC) eletro-hidráulico também é instalado de série. Como alternativa ao Porsche Active Suspension Management (PASM) padrão, a Suspensão Esportiva PASM com uma altura de condução 10 mm mais baixa também está disponível.

O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), που garante a máxima tração e agilidade durante a condução altamente dinâmica, e o pacote Sport Chrono com o aplicativo Porsche Track Precision integrado e exibição da temperatura dos pneus estão incluídos de série.

O 911 Turbo S é projetado como um “all-rounder” (versátil) exclusivo e luxuoso para a pista de corrida e a estrada. Pode ser encomendado com uma vasta gama de características de conforto, sistemas de assistência ao motorista e opções de infoentretenimento da atual gama 911.

Estas incluem o ionizador do inovador sistema de qualidade do ar com função GPS, o pacote de assistência ao motorista Porsche InnoDrive, incluindo controle de cruzeiro adaptativo com orientação ativa na faixa de rodagem a velocidades de até 210 km/h, Assistente de Visão Noturna (Night Vision Assist) e o sistema de elevação do eixo dianteiro com funcionalidade melhorada.

O Assistente de Estacionamento Remoto (Remote Park Assist) é também um dos sistemas opcionalmente disponíveis. Com esta vasta gama de equipamentos e desempenho excepcional, o novo 911 Turbo S cobre uma gama ainda mais ampla entre conforto e desempenho do que o seu antecessor.

A Porsche equipa o 911 Turbo S com faróis HD-Matrix LED de série. Com mais de 32.000 pixels por farol, este sistema de iluminação inovador produz um padrão de luz de alta resolução que cobre toda a área do farol alto e a área principal do farol baixo. Cada pixel é controlado individualmente.

Como resultado, o padrão de luz é capaz de se adaptar a qualquer situação de condução em milissegundos. As funções adicionais fornecidas pelo sistema incluem, por exemplo, iluminação da faixa de rodagem, iluminação de obras na estrada e espaços estreitos, bem como modos de iluminação especiais para condução à chuva ou nevoeiro, em cruzamentos, ao tomar saídas de autoestrada ou ao fazer curvas.

O farol alto adicional ativado automaticamente aumenta a quantidade de luz de 1.400 para 2.500 lumens, desde que nenhum veículo seja detectado à frente ou em sentido contrário. O 911 ilumina então a estrada à frente por uma distância de até 600 metros.

Nova geração de infoentretenimento

Com o sistema Porsche Communication Management (PCM) extensivamente modernizado, o 911 Turbo S também oferece o melhor desempenho possível em termos de experiência digital. Introduzida em junho de 2025 com a mudança do ano do modelo, a nova geração do PCM responde mais rapidamente, fornece acesso a numerosos aplicativos populares de terceiros através do App Centre e integra o assistente digital Amazon Alexa®.

Além disso, o Dolby Atmos® proporciona uma experiência sonora particularmente imersiva. O sistema de Som Surround Bose® premium, que apresenta 12 alto-falantes e 570 watts de potência e está incluído de série no 911 Turbo S, suporta esta inovadora tecnologia de som espacial. As faixas de áudio são seletivamente colocadas no espaço tridimensional de tal forma que parecem rodear o ouvinte por todos os lados.

Isso permite que os ouvintes sintam como se estivessem sentados no centro de uma orquestra, ou bem no coração de um filme ou peça de rádio, por exemplo.

Além do sistema de som padrão, o opcional Sistema de Som Surround High-End Burmester® com 13 alto-falantes e uma potência total de 855 watts melhora ainda mais a experiência sonora.

Para tirar partido desta tecnologia de som espacial, são necessárias fontes de áudio compatíveis com Dolby Atmos®. A maioria dos artistas mais conhecidos já lança a sua música num formato compatível. Aplicações compatíveis com Dolby Atmos® estão disponíveis no App Centre.

O App Centre faz parte do pacote Porsche Connect e está incluído no 911 Turbo S por 10 anos. Dá aos clientes da Porsche acesso a um grande número de aplicativos de terceiros que podem ser instalados e usados diretamente no sistema PCM.

Dependendo do mercado, a oferta inclui aplicativos populares para serviços de notícias, música, vídeo e podcasts como Spotify® e Apple Music®. Bibliotecas de mídia e aplicativos de meteorologia também estão presentes, assim como aplicativos que permitem aos utilizadores procurar locais de interesse e rotas de condução interessantes.

Ao lado do bem estabelecido Porsche Voice Pilot, o assistente digital de terceiros, Amazon Alexa®, está disponível através do Porsche Connect. Este serviço pode ser usado para controlar funções individuais do veículo, bem como funções de casa inteligente (smart home), como portas de garagem automáticas ou iluminação doméstica.

O Alexa® também pode ser usado para procurar informações ou criar listas de tarefas ou listas de compras, bem as para verificar as últimas notícias e relatórios meteorológicos. A funcionalidade é ativada através do botão Voice Pilot no volante.

Disponível para encomenda

O novo Porsche 911 Turbo S pode ser encomendado a preços a partir de 271.000 euros, incluindo IVA e equipamento específico do país. O 911 Turbo S Cabriolet custa a partir de 285.200 euros.

Leia mais postagens

FERRARI SC40

Ferrari SC40: A Exclusiva Homenagem V6 à Lendária F40

Porsche-911_GT3_UK-Version-2025

Porsche 911 GT3

Mercedes-Benz-SL_Monogram_Maybach-2025

Mercedes-Maybach SL: O Ápice do Luxo e Esportividade em um Conversível

Bentley-Continental_GT_Azure-2025

Bentley Continental GT Azure: O Auge do Luxo, Design e Bem-Estar

Audi-A6_Saloon_UK-Version-2026

Novo Audi A6 Sedã 2025: Um Guia Completo Sobre o Sedã de Luxo da Audi