Porsche 911 GT3

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O novo Porsche 911 GT3 chega com um design mais nítido na dianteira e na traseira, além de uma aerodinâmica profundamente adaptada. Em ambas as variantes (standard e Touring), o foco foi aumentar a força descendente (downforce) e otimizar o fluxo de ar.

Isso foi alcançado através de um difusor dianteiro recontornado, um lábio de spoiler refinado e aletas modificadas na parte inferior da carroceria.

Design e Iluminação

Uma das novidades visuais são os faróis Matrix LED redesenhados. Disponíveis no 911 GT3 com um anel de destaque branco opcional, eles combinam todas as funções de iluminação, eliminando a necessidade de luzes adicionais na saia dianteira. Isso não só resulta em um visual mais limpo e estruturado, mas também permite uma área de entrada de ar maior.

Na traseira, o difusor, as entradas de ar e a tampa traseira foram redesenhados. A asa traseira do 911 GT3 padrão agora possui novas placas laterais anguladas.

Aerodinâmica e Suspensão: A Evolução do novo Porsche 911 GT3

A Porsche aplicou sua experiência das pistas diretamente na suspensão. O eixo dianteiro de duplo braço (double-wishbone) utiliza braços longitudinais aerodinâmicos especialmente desenvolvidos, com um perfil em forma de lágrima.

Esses braços aumentam o downforce na caixa de roda em altas velocidades e, crucialmente, melhoram o resfriamento dos freios.

Foco no Equilíbrio (Anti-Dive)

Para garantir que o equilíbrio do downforce entre os eixos seja mantido mesmo em frenagens fortes de alta velocidade, os engenheiros de suspensão reduziram o afundamento da dianteira (efeito “anti-dive”).

Para conseguir isso no novo Porsche 911 GT3, a junta esférica dianteira do braço longitudinal inferior foi posicionada mais baixa, uma modificação direta adotada do atual 911 GT3 RS.

O carro vem de série com pneus esportivos 255/35 ZR 20 (dianteiros) e 315/30 ZR 21 (traseiros) com aderência aprimorada em piso molhado.

O Retorno do Pacote Touring: Elegância e Performance

Com esta mudança de modelo, a Porsche está definindo as variantes do 911 GT3 de forma ainda mais clara. Pela primeira vez, o popular Pacote Touring estará disponível desde o lançamento no mercado.

A designação “Pacote Touring” remonta ao 911 Carrera RS 2.7 de 1973 e faz parte da linha GT3 desde 2017.

Mais Personalizável do que Nunca

No novo modelo, o pacote é ainda mais distinto, com o logótipo “911 GT3 touring” na grelha da tampa traseira. Esta versão dispensa a asa fixa, preservando a linha elegante do 911. O equilíbrio aerodinâmico é mantido por um spoiler traseiro extensível com o famoso Gurney flap e um design de aletas adaptado na parte inferior.

O interior oferece acabamento em couro de alta qualidade. E, pela primeira vez, um sistema de banco traseiro está disponível como opção para o 911 GT3 com Pacote Touring.

“Especialmente em estradas rurais sinuosas, você pode sentir claramente que a direção está ainda melhor afinada”, diz o embaixador da marca Porsche, Walter Röhrl. “Isso inspira ainda mais confiança no carro.”

Construção Leve: O Foco na Agilidade

O baixo peso total contribui diretamente para o manuseio ágil do Porsche 911 GT3. Uma nova roda leve de alumínio na cor prata reduz as massas não suspensas em mais de 1,5 kg.

Opcionalmente, rodas de magnésio (com o Pacote Weissach ou Leichtbau) economizam nove quilogramas. Uma nova bateria leve de íons de lítio de 40 Ah retira outros quatro quilogramas. Na configuração mais leve, o novo Porsche 911 GT3 pesa apenas 1.420 kg.

Motor 4.0 Aspirado e Câmbio: O Coração do novo Porsche 911 GT3

O motor 4.0 litros de aspiração natural foi projetado para os padrões de emissão atuais, equipado com dois filtros de partículas e quatro conversores catalíticos. Mesmo com esse controle rigoroso, a Porsche garante uma paisagem sonora envolvente.

O motor boxer de seis cilindros continua a entregar 510 CV (375 kW). As cabeças dos cilindros foram revisadas e as árvores de cames mais “afiadas” do 911 GT3 RS proporcionam um desempenho dinâmico na faixa de rotação superior.

Relação de Marcha 8% Mais Curta

Tanto a transmissão de dupla embreagem de sete velocidades (PDK) quanto a transmissão manual GT de seis velocidades têm uma relação final 8% mais curta que o antecessor. Ambas as opções estão disponíveis para o GT3 padrão e o Pacote Touring.

  • Com PDK: 0 a 100 km/h (62 mph) em 3,4 segundos. Vel. Máxima: 311 km/h (193 mph).
  • Com Câmbio Manual: 0 a 100 km/h (62 mph) em 3,9 segundos. Vel. Máxima: 312 km/h (194 mph).

“Na pista, o novo 911 GT3 permite um controle ainda melhor”, diz o embaixador da marca Jörg Bergmeister. “O sistema anti-mergulho reduz visivelmente o movimento de afundamento ao frear, mantendo o equilíbrio do carro muito mais consistente.”

Cockpit Focado no Piloto e Bancos Inovadores

O cockpit preto de dois lugares de série é baseado nos modelos 911 atuais. No entanto, ao contrário dos modelos Carrera, o 911 GT3 mantém um interruptor de ignição rotativo em vez de um botão de partida.

O painel de instrumentos digital possui o modo “Track Screen”, que reduz as informações aos dados essenciais (pneus, óleo, água, combustível) e exibe um “shift flash” para a troca de marcha ideal.

Como opção, um novo banco desportivo “bucket” leve em CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono) está disponível. Ele possui encosto rebatível (permitindo acesso ao banco traseiro opcional do Touring) e airbag de tórax integrado.

Pacotes de Personalização: Weissach, Leichtbau e Clubsport

A Porsche oferece vários pacotes de equipamento para o novo Porsche 911 GT3.

Pacote Weissach

Disponível pela primeira vez, torna o 911 GT3 ainda mais focado nos circuitos. Inclui barra estabilizadora, bielas e painel de cisalhamento no eixo traseiro em CFRP, além do teto, placas da asa traseira e capas dos espelhos em carbono.

Pacote Leichtbau (para o Touring)

Oferecido para o 911 GT3 com Pacote Touring, inclui o teto em CFRP (pintado na cor do carro), componentes da suspensão em CFRP, rodas de magnésio forjado e painéis de porta leves.

Pacote Clubsport

Disponível sem custo extra para o 911 GT3 com asa traseira, inclui uma gaiola de segurança (roll cage) de aço aparafusada, cinto de seis pontos para o motorista e um extintor de incêndio manual.

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