Mercedes-Benz G580 com Tecnologia EQ [EUA]

Facebook
X
WhatsApp
Email

Com o novíssimo Mercedes-Benz G580 com Tecnologia EQ, a marca da estrela de três pontas apresenta a primeira versão totalmente elétrica de seu ícone off-road. Ele simboliza como nenhum outro a fusão da tradição e do progresso. A nova G-Class elétrica mantém fiel o caráter do modelo, preservando sua silhueta angular, incluindo todos os elementos icônicos. Assim como as variantes movidas convencionalmente, sua carroceria é construída sobre um chassi em escada, que a equipe de desenvolvimento modificou e reforçou para integrar o sistema de propulsão elétrica. Também foi mantida a combinação de suspensão independente frontal com duplo triângulo e o novo eixo traseiro rígido. A bateria de lítio-ion de alta voltagem integrada ao chassi em escada garante um baixo centro de gravidade. Com capacidade útil de 116 kWh, ela oferece energia suficiente para autonomias de até 473 quilômetros, de acordo com o WLTP.

“Durante mais de 45 anos de história, a G-Class sempre utilizou a tecnologia de propulsão mais moderna disponível. Portanto, é completamente adequado que o conceito inovador de propulsão com quatro motores elétricos individualmente controlados eleve mais uma vez o desempenho lendário de nosso ícone off-road a um novo nível. Ele até mantém aquela silhueta angular familiar e é fiel ao caráter do nosso amado ‘Geländewagen’.” Markus Schäfer, Membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Group AG, Diretor de Tecnologia

A nova G-Class elétrica define novos padrões off-road

Os quatro motores elétricos individualmente controlados, localizados próximos às rodas, desenvolvem uma potência total máxima de 432 kW. Juntamente com a redução de marchas OFF-ROAD LOW RANGE, eles proporcionam características de condução únicas e funções exclusivas. Isso permite que o G-TURN faça o veículo girar quase no local em superfícies soltas ou não pavimentadas. A função G-STEERING pode entregar um círculo de viragem significativamente menor ao dirigir off-road. A função inteligente de marcha lenta off-road de três marchas é como o controle de cruzeiro para fora de estrada – mantendo a propulsão ótima enquanto o motorista se concentra na navegação do terreno.

Assim como as variantes testadas, o novíssimo Mercedes-Benz G580 com Tecnologia EQ possui uma capacidade de subida de até 100% em superfícies adequadas. O veículo permanece estável em inclinações laterais de até 35 graus. Com uma profundidade máxima de imersão de 850 milímetros, a G-Class elétrica supera suas contrapartes movidas convencionalmente em 150 milímetros. A redução de marchas OFF-ROAD LOW RANGE aumenta a propulsão com uma relação especial de redução. O novo modelo gera a função de bloqueios diferenciais convencionais virtualmente, usando vetorização inteligente de torque. O G-ROAR proporciona uma experiência sonora única à novíssima G-Class elétrica. Além de um som de condução característico e específico da G-Class, ele inclui um som “aura” e uma variedade de sons “eventos”.

A nova G580 com Tecnologia EQ segue a tradição do ícone de design

A nova G-Class elétrica é imediatamente reconhecível como um membro da linha familiar duradoura. O exterior ganha um visual elétrico marcante, com uma grade do radiador opcional de painel preto. Diversos detalhes distinguem a variante totalmente elétrica dos modelos movidos convencionalmente. Entre eles estão o capô ligeiramente elevado, as chamadas cortinas de ar nas alargadoras das rodas traseiras e a caixa de design na traseira. Em combinação com o novo revestimento dos pilares A e um spoiler no teto, esses elementos contribuem para uma aerodinâmica otimizada.

Equipamento de série extenso, recursos adicionais e uma experiência off-road digital

O novíssimo Mercedes-Benz G580 com Tecnologia EQ vem equipado de série com o sistema de infotainment MBUX (Mercedes-Benz User Experience), volante multifuncional em couro nappa e iluminação ambiente. Como opcionais, estão disponíveis o KEYLESS-GO, suportes de copos com controle de temperatura, o sistema de som surround Burmester® 3D e o “capô transparente”. A nova unidade de controle off-road e o novo OFFROAD COCKPIT estão disponíveis como opções para aprimorar a experiência off-road com funções digitais adicionais. A EDITION ONE, um modelo de edição limitada com uma gama expandida de recursos de série e elementos de design exclusivos, estará disponível no lançamento.

O novíssimo Mercedes-Benz G580 com Tecnologia EQ estará disponível a partir de 142.621,50 euros. Os preços da EDITION ONE começam em 192.524,15 euros.

A propulsão elétrica

Com quatro motores elétricos individualmente controlados próximos às rodas, a nova G-Class elétrica oferece características únicas de condução, tanto no asfalto quanto fora dele. Ela é o primeiro veículo de produção em massa do Mercedes-Benz Group com tração individual nas rodas. Os quatro motores estão integrados ao chassi em escada – dois em cada caixa nos eixos dianteiro e traseiro. Eles são acionados por meio de semi-eixos curtos, o que permite que os motores traseiros também sejam fixados ao chassi. Cada motor elétrico gera uma potência máxima de 108 kW, somando uma potência total máxima de 432 kW. O torque máximo total é de 1.164 Nm. Em cooperação com o ESP® e o controle central do trem de força (CPC), o torque é sempre entregue exatamente onde a nova G-Class elétrica precisa de tração.

Com seu conceito de propulsão inovador, o novíssimo Mercedes-Benz G580 com Tecnologia EQ acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h. Como os motores elétricos podem fornecer seu torque máximo a partir do repouso, o off-road elétrico se destaca com um enorme poder de tração e excepcional controlabilidade. Isso se prova vantajoso tanto em subidas íngremes quanto em superfícies soltas.

Virtual em vez de mecânico: os bloqueios diferenciais

A nova G-Class elétrica usa a vetorização de torque para gerar bloqueios diferenciais virtuais. Essa tecnologia permite medir com precisão o torque para cada roda individualmente. Como o torque se acumula exatamente onde necessário em frações de segundo, a nova G-Class elétrica mantém uma linha limpa e confiante para cima e para baixo, mesmo no terreno mais difícil.

Os bloqueios diferenciais virtuais possibilitam a distribuição totalmente variável do torque de tração entre as rodas individuais. O resultado é máxima tração com máxima flexibilidade, sem distorções ao fazer curvas. A nova G-Class elétrica permanece ágil e manobrável o tempo todo, mesmo quando o bloqueio diferencial virtual está ativo. Não há necessidade de acionar manualmente os bloqueios diferenciais por meio de interruptores na unidade de controle off-road. O controle é totalmente automático. Isso facilita ainda mais o uso e aumenta a segurança na condução, mesmo em condições difíceis.

A bateria

É o coração de todo veículo elétrico – a bateria de alta voltagem. Na nova G-Class elétrica, uma bateria de lítio-íon de dois níveis com 216 células está instalada em doze módulos de células, entre três níveis de resfriamento. A bateria está integrada ao chassi em escada feito de aço com até quatro milímetros de espessura. Isso garante um centro de gravidade baixo e torna todo o veículo significativamente mais rígido. Para protegê-la contra a entrada de água e sujeira, a bateria é envolvida por uma caixa resistente à torção. Isso significa que a nova G-Class elétrica também está idealmente equipada para missões off-road ambiciosas. A capacidade útil da bateria é de 116 kWh. Isso dá ao novíssimo Mercedes-Benz G580 com Tecnologia EQ energia suficiente para uma autonomia de até 473 quilômetros, de acordo com o WLTP.

Componentes e funções de carregamento

A nova G-Class elétrica é capaz de carregar tanto com corrente alternada (AC) quanto com corrente contínua (DC). Quando carregada com corrente alternada, por exemplo, em uma wallbox, o carregador interno converte a corrente dentro do veículo. Ele tem uma capacidade máxima de carregamento de até 11 kW. Para carregamento rápido com corrente contínua, um sistema de carregamento rápido DC com capacidade de até 200 kW está a bordo. Nesse caso, o tempo de carregamento de 10 a 80% do SoC (Estado de Carga) é de cerca de 32 minutos.

A nova G-Class elétrica possui três programas de carregamento: “Standard”, “Work” e “Home”. Os usuários podem definir parâmetros como hora de partida, controle climático e nível máximo de carga. Os programas de carregamento “Home” e “Work” podem ser ativados com base na localização. Eles são acionados automaticamente assim que o veículo está estacionado em um local de carregamento armazenado. Os usuários são informados disso no MBUX.

Recuperação de energia durante a viagem via recuperação

O sistema de recuperação da nova G-Class elétrica oferece outra forma de gerar energia. Ele converte a energia cinética do veículo em energia elétrica durante as desacelerações e frenagens. Dependendo do nível de recuperação selecionado, os motores elétricos funcionam como geradores e carregam a bateria de alta voltagem enquanto o veículo está em movimento. A recuperação ao desacelerar começa assim que o motorista tira o pé do acelerador nas marchas “D” ou “R”.

Funções exclusivas para off-road, experiência sonora única e experiência digital off-road

As capacidades off-road da G-Class sempre estabeleceram os mais altos padrões. Isso também se aplica à completamente nova G-Class elétrica. Seu conceito inovador de propulsão possibilita funções exclusivas para dirigir fora do caminho tradicional.

Exclusivo para a completamente nova G-Class elétrica: G-TURN, G-STEERING e função inteligente de marcha lenta off-road

Com o G-TURN, os motoristas podem girar a nova G-Class elétrica quase no lugar. O veículo realiza até duas voltas completas na direção desejada em superfícies não pavimentadas ou soltas. Isso não apenas tem uma aparência espetacular, mas também pode ser útil ao dirigir fora da estrada — por exemplo, quando um obstáculo à frente impede a continuidade do percurso. As quatro rodas, movidas de forma independente, podem girar o veículo para a esquerda ou para a direita conforme necessário. Para isso, as rodas dos lados direito e esquerdo do veículo giram em direções opostas. Para ativar a função, o veículo deve estar parado em uma superfície nivelada, com as portas fechadas, as rodas dianteiras alinhadas e o pedal de freio pressionado. Além disso, a marcha “D” deve estar engatada, o programa de condução “Rock” selecionado e a redução de marcha off-road LOW RANGE ativada. Somente então o motorista pode ativar a função usando o botão correspondente na unidade de controle off-road. O motorista pode escolher a direção desejada de rotação, puxando e segurando a alavanca de câmbio à esquerda ou à direita do volante. Para iniciar o G-TURN, o motorista deve segurar o volante, soltar o pedal de freio e pressionar o acelerador. Após duas voltas completas do veículo, o G-TURN é cancelado automaticamente. O motorista também pode cancelar a função manualmente a qualquer momento, soltando a alavanca de câmbio ou o pedal do acelerador.

O G-STEERING pode reduzir significativamente o diâmetro de curva da nova G-Class elétrica ao dirigir fora da estrada ou em superfícies soltas. Isso é alcançado por meio do controle direcionado do torque de tração nas rodas individuais, fazendo com que o veículo gire em torno da roda traseira interna. A função pode, assim, eliminar a necessidade de manobras em múltiplos pontos em certas situações — por exemplo, em curvas ou outros espaços apertados. O motorista pode ativar o G-STEERING pressionando o botão correspondente na unidade de controle off-road quando a marcha “D” estiver engatada, o programa de condução “Rock” selecionado e a redução de marcha off-road LOW RANGE ativada. Esta função é ativa até uma velocidade de 25 km/h.

A função inteligente de marcha lenta off-road oferece suporte adicional aos motoristas da nova G-Class elétrica ao dirigir fora da estrada. Ela garante uma propulsão ideal, mesmo em superfícies soltas, mantendo uma velocidade predefinida — funcionando assim como um tipo de controle de cruzeiro para condução off-road. Isso permite que os motoristas se concentrem completamente na linha de condução ideal e nos obstáculos, sem precisar equilibrar simultaneamente o pedal de freio e o acelerador. No entanto, a função pode sempre ser anulada com os pedais de freio ou acelerador, se desejado.

A função inteligente de marcha lenta off-road está sempre ativa quando a redução de marcha off-road LOW RANGE está engatada. O motorista pode selecionar a velocidade desejada em três níveis usando as alavancas de câmbio no volante. O status atual é mostrado no display do motorista. As seguintes velocidades de marcha lenta estão disponíveis:

Marcha lenta lenta: o veículo mantém uma velocidade de cerca de 2 km/h subindo, em terreno plano ou descendo. Marcha lenta variável: o veículo mantém a velocidade de caminhada subindo e em terreno plano. Em declives de 10 a 20%, o motorista pode usar o pedal do acelerador para aumentar a velocidade alvo para cerca de 14 km/h e usar o pedal de freio para reduzi-la novamente para a velocidade de caminhada. O veículo mantém a velocidade alvo atual ao soltar o pedal do acelerador ou do freio. Marcha lenta rápida: o veículo mantém uma velocidade de cerca de 8 km/h subindo e em terreno plano. Em descidas, a função inteligente de marcha lenta off-road desacelera o veículo por meio de recuperação, dependendo do declive. Isso pode aumentar a velocidade do veículo, já que não é especificada uma velocidade final.

G-ROAR: é assim que a nova G-Class elétrica soa

O G-ROAR traz uma experiência sonora única para a nova G-Class elétrica. O som característico de condução é inspirado nos emocionantes sons V8 da família de modelos. Ele fornece uma impressionante trilha sonora para a aceleração da nova G-Class elétrica. Seus graves profundos e tons sonoros a destacam dos sons de outros modelos totalmente elétricos da marca da estrela de três pontas. O motorista pode influenciar o som com a escolha do programa de condução. Enquanto ele é mais contido no modo “Comfort”, por exemplo, ele desenvolve um som poderoso e emocional no modo “Sport”.

O G-ROAR também inclui uma “aura” e uma variedade de “sons de evento”. O som “aura” pode ser ouvido ao redor do veículo quando o motorista se aproxima da nova G-Class elétrica e destranca as portas. Os “sons de evento” podem ser ouvidos ao fechar a porta do veículo após entrar, ligar ou desligar os motores e ao abrir a porta no final de uma jornada. Após sair do veículo, o som “aura” pode ser ouvido novamente — por até um minuto ou até que o veículo seja trancado. O G-ROAR também fornece uma trilha sonora para o início do processo de carregamento.

Tudo de uma vez: o novo COCKPIT OFFROAD

Os motoristas podem acessar o novo COCKPIT OFFROAD diretamente pela unidade de controle off-road. Tanto o display do motorista quanto o display de mídia fornecem uma visão geral dos dados mais relevantes para a condução off-road, bem como das funções de apoio. O conteúdo é exibido em vários blocos, que podem ser alterados usando setas de direção. Também há botões para acesso rápido a determinadas funções do veículo importantes para a condução off-road. Estas incluem o horizonte artificial, bússola, altitude, ângulo de direção e torque, além da pressão e temperatura dos pneus.

Para uma experiência de condução off-road ainda mais confortável: o “capô transparente”

Em conjunto com a câmera de 360°, a função “capô transparente” oferece uma visualização virtual sob a frente do veículo. Para a visualização do “capô transparente” no display de mídia, a nova G-Class elétrica combina as imagens da câmera frontal com as câmeras dos retrovisores externos. Uma visualização da faixa ajuda na escolha da rota ideal. Isso permite que os motoristas da nova G-Class elétrica reajam a tempo, se necessário — por exemplo, ao encontrar obstáculos como entulho ou pedras. A função também ajuda a avaliar melhor os cumes, aterros e depressões, caso não possam ser vistos através do para-brisa devido ao ângulo ser muito íngreme. A função pode ser convenientemente ativada através de um botão na unidade de controle off-road ou através do menu off-road no display central.

Design e equipamento

A nova G-Class elétrica segue a tradição de design da série de modelos com sua silhueta angular. Detalhes familiares, como as distintas maçanetas das portas e indicadores montados nas alas, continuam a caracterizar seu estilo. A nova G-Class elétrica combina a aparência inconfundível do ícone off-road com elementos de design selecionados típicos de veículos elétricos.

Até a vista frontal da nova Mercedes-Benz G580 com Tecnologia EQ parece familiar, em parte devido aos faróis redondos clássicos. A grade do radiador tem quatro lâminas horizontais. O painel da grade do radiador e as carcaças dos retrovisores externos são acabados na cor da carroceria como padrão. A nova G-Class elétrica ganha uma aparência ainda mais distinta com a opção de grade do radiador black-panel. Ela possui unidades de iluminação fumê, além de uma faixa de LED animada e um contorno cromado. Como um acento elegante, a faixa de LED pode ser ativada como luz de rodagem. Ao trancar e destrancar o veículo, animações “Welcome home” e “Leaving home” criam um efeito visual impressionante. Quando as portas dianteiras estão abertas, a iluminação ambiente padrão projeta o logo da marca no chão nos pontos de entrada.

A parte externa: elementos de design distintos contribuem para a aerodinâmica otimizada

Um capô ligeiramente elevado e as chamadas “cortinas de ar” nas cavas das rodas traseiras são outros elementos de design que caracterizam o modelo totalmente elétrico. Juntamente com um novo revestimento da coluna A e uma lâmina do spoiler no teto, eles contribuem para a aerodinâmica otimizada. Em combinação com novos materiais de isolamento, o conforto acústico também foi melhorado. A nova G-Class elétrica vem equipada com rodas de liga leve otimizadas aerodinamicamente de 18 polegadas e design de cinco raios como padrão. Elas são pintadas de preto brilhante e possuem acabamento polido.

Os faróis MULTIBEAM LED adaptativos também são padrão. Graças às funções inteligentes de iluminação, eles iluminam a estrada de acordo com a situação. Eles reagem à situação do tráfego atual com a ajuda de 84 LEDs de alto desempenho controlados individualmente. O vidro escuro isolante de calor é utilizado nas janelas laterais traseiras e no vidro traseiro. As insígnias EQ prateadas nas alas indicam que o veículo é totalmente elétrico.

Outro ponto único da nova G-Class elétrica é a caixa de design opcional na porta traseira. Itens como cabos de carregamento, ferramentas ou correntes de neve podem ser facilmente armazenados nela. Dentro, há uma fita de velcro e duas redes de bagagem (uma na porta e outra na própria caixa). Como alternativa, os clientes podem optar pelo familiar pneu sobressalente com capa. A nova G-Class elétrica vem com uma capa de designer como padrão.

O interior: design típico da G-Class; equipamento padrão extenso

O interior da nova G-Class elétrica combina qualidade impressionante com uma linguagem de design clássica. As saídas de ar com bordas quadradas e a alça de apoio para o passageiro possuem a assinatura típica da G-Class. Os elementos de acabamento são revestidos com madeira de nogueira natural com poros abertos como padrão. O volante multifuncional da geração atual com painéis de controle por toque é coberto com couro nappa como padrão. A iluminação ambiente e o estofamento em couro também fazem parte do equipamento padrão.

Sistema de infotainment MBUX: operação intuitiva, software adaptativo e assistente de voz capaz de diálogo

A nova G-Class elétrica vem equipada com o sistema de infotainment MBUX, incluindo um display de motorista e mídia de 12,3 polegadas com controles táteis como padrão. O display e o conceito operacional utilizam software adaptativo para fazer sugestões personalizadas para diversas funções de infotainment, conforto e veículo. A integração de smartphone via Android Auto® ou Apple CarPlay™ permite que os ocupantes aproveitem ao máximo as funções de seus celulares. Além disso, eles desfrutam dos benefícios do rádio digital (DAB+) com o MBUX. As interfaces USB-C permitem a conexão com outros dispositivos móveis.

O assistente de voz capaz de diálogo e aprendizagem também está disponível com o MBUX. Certas ações podem agora ser acionadas sem dizer “Ei, Mercedes”. O assistente de voz também possui cerca de 20 comandos de voz específicos da G-Class. O MBUX Augmented Reality para Navegação pode ajudar os motoristas a se orientarem até mesmo em situações complexas de trânsito. Isso permite que cheguem ao destino rapidamente, com segurança e sem estresse. Para isso, o sistema sobrepõe informações gráficas de navegação e tráfego às imagens ao vivo no display de mídia. Ele também oferece suporte em semáforos, exibindo a cor atual do semáforo, ajudando os motoristas a visualizar o sinal quando a visibilidade está limitada.

Funções adicionais para maior conforto

Outras funções opcionais aprimoram ainda mais o conforto e a conveniência. Entre elas estão os porta-copos com controle de temperatura e um sistema de carregamento sem fio para dispositivos móveis. O MBUX com entretenimento de última geração para os passageiros traseiros também está disponível. Com dois displays táteis totalmente integrados de 11,6 polegadas, os passageiros nos bancos traseiros também podem aproveitar o entretenimento a bordo durante a viagem. A conexão com o sistema de infotainment MBUX permite que eles assistam filmes, naveguem na internet e acessem informações sobre a viagem. Se necessário, o conteúdo pode ser movido interativamente dos displays da segunda fileira para o display de mídia na frente. Eles também podem integrar seus próprios conteúdos através de várias interfaces.

Com o KEYLESS-GO, as portas do passageiro e a porta traseira da nova G-Class elétrica podem ser destrancadas e trancadas simplesmente tocando na maçaneta. Não é necessário segurar a chave do veículo para isso — ela pode permanecer no bolso ou na bolsa. O veículo também pode ser ligado convenientemente com o toque de um botão. O motorista só precisa ter a chave dentro do veículo. Uma câmera de painel (dashcam) está disponível opcionalmente. Ela pode filmar o tráfego à frente do veículo e registrar o tempo e a velocidade da viagem. Isso permite que os motoristas documentem, por exemplo, o curso de um acidente ou capturem rotas cênicas e paisagens. Eles podem visualizar o material em vídeo em seu computador em casa ou no display de mídia do veículo estacionado.

O sistema de som surround Burmester® 3D opcional inclui a imersiva experiência de áudio Dolby Atmos®. Ele dá mais espaço, clareza e profundidade à música e transforma a nova G-Class elétrica em uma sala de concertos sobre rodas. Um alto-falante iluminado adicional está integrado no forro do teto. Seis canais amplificadores adicionais estão disponíveis, permitindo uma melhor separação de frequências e posicionamento do som.

Individualização: linhas de equipamentos para interior e exterior

A nova G-Class elétrica recebe um toque esportivo em combinação com a opcional Linha AMG. Entre outras coisas, sua aparência dinâmica é caracterizada pelas extensões de para-lamas, rodas de liga leve AMG de 20 polegadas com 10 raios, estribos, pinças de freio com a inscrição “Mercedes-Benz” e soleiras de porta iluminadas em aço inoxidável. Por dentro, o volante esportivo multifuncional em couro nappa com controles por toque, bem como o acabamento do volante e as alavancas de câmbio em prata cromada, aumentam o prazer de dirigir.

O pacote Night aprimora ainda mais o exterior com elementos de design esportivos e expressivos. Entre outras coisas, ele inclui unidades de iluminação fumê e rodas otimizadas aerodinamicamente pintadas de preto. Dependendo da cor da pintura selecionada, as carcaças dos retrovisores externos em preto obsidiana ou preto magno noturno também acrescentam à aparência. As opções MANUFAKTUR Black Accents completam o visual personalizado. O pacote Night II adiciona mais detalhes em preto brilhante aos recursos mencionados. Entre eles estão as estrelas Mercedes na frente e atrás, o emblema do modelo na parte traseira e a inscrição EQ nas laterais.

O Interior Linha EXCLUSIVE aprimora a sensação de bem-estar no interior. Entre outras coisas, inclui estofamento dos assentos em couro nappa e iluminação ambiente para as saídas de ar. Também há costuras contrastantes coordenadas por cor para os assentos, painel de instrumentos, alça de apoio, inserts do painel de portas e insert do painel da porta traseira. Também inclui o sistema de som surround Burmester® 3D. O Interior Linha SUPERIOR oferece características adicionais em couro nappa, elementos de design em diamante e o pacote Active Multicontour Seat Plus, incluindo função de massagem e desempenho.

Ampla gama MANUFAKTUR ampliada mais uma vez

Com a linha MANUFAKTUR, os proprietários podem personalizar ainda mais sua G-Class. Seja na seleção de pintura, aro de pneu sobressalente, gráficos de assento, costuras decorativas ou painel de instrumentos – com mais de um milhão de combinações possíveis de cores, contrastes e materiais, não deixa nada a desejar. O interior em couro bicolor MANUFAKTUR Catalan beige/preto está disponível pela primeira vez. Além disso, uma alça de apoio com a inscrição “MANUFAKTUR” e o aclamado volante AMG em madeira de ébano podem ser escolhidos.