Mercedes-Benz CLA

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Nova experiência espacial: redução visual a alguns elementos flutuantes de alta tecnologia

O interior do CLA oferece uma nova experiência de luxo nesta classe de veículos. O design automotivo escultural anterior foi substituído por um novo conceito de design que segue o princípio da redução ao essencial. Ele desenfatiza a estrutura subjacente e se concentra em alguns elementos icônicos de alta tecnologia. Essa redução radical caracteriza o estilo vanguardista do interior. A inspiração para os elementos de controle veio do design de produtos modernos no setor de eletrônicos de consumo.

O destaque do interior é o MBUX Superscreen flutuante opcional, que se estende por toda a largura interior. Atrás de uma grande superfície de vidro estão o display do motorista de 26 centímetros (10,25 polegadas) e o display central de 35,6 centímetros (14 polegadas) (para conceitos de display e controle, veja capítulo separado), ambos com tecnologia LCD. Após o lançamento do CLA no mercado, o MBUX Superscreen estará disponível como um extra opcional com um display adicional de 35,6 centímetros (14 polegadas) para o passageiro dianteiro. Se nenhum display de passageiro for instalado, um elemento de acabamento com um gráfico de padrão de estrela continua a aparência de vidro nesta área. Dependendo do equipamento, uma versão retroiluminada também está disponível.

Saídas de ar redondas são integradas em cada extremidade do MBUX Superscreen, realçando a impressão moderna e esportiva. Seus anéis parecem flutuar em frente à moldagem em forma de funil. Uma saída de ar central plana com aparência de alta tecnologia substitui as aletas usuais. Outro extra é o head-up display. A aproximadamente 2,8 metros à frente do veículo, o motorista vê uma imagem virtual flutuante de 31 centímetros (12,2 polegadas).

As portas oferecem um efeito “uau” com seus grandes painéis centrais, que também parecem flutuar. Este elemento faz com que a estrutura côncava subjacente recue para o fundo. Compartimentos de armazenamento abertos são integrados nos painéis das portas. O puxador em design tubular clássico parece reduzido, poderoso e esportivo. O interruptor para ajuste elétrico do banco também foi completamente redesenhado. Seu corpo tem uma forma circular e um acabamento galvanizado de alta qualidade.

O terceiro destaque no interior é o console central. Parecendo flutuar no ar, sua posição elevada realça a sensação esportiva. Do apoio de braço entre os bancos dianteiros, ele se estende para a frente sob o Superscreen. Como em classes de veículos superiores, ele é dividido em dois níveis: a seção superior oferece uma superfície de acabamento expansiva e tridimensional, disponível em uma ampla gama de acabamentos decorativos. Integrado a este elemento de acabamento estão um porta-copos duplo e um carregador de smartphone sem fio opcional.


Novo volante multifuncional com controles simplificados

O CLA vem de série com um novo volante multifuncional. Os painéis de controle à esquerda e à direita são capacitivos e perfeitamente integrados à superfície. A operação do volante foi alterada em comparação com a geração anterior: auxílios táteis ao redor dos símbolos facilitam a orientação. Em geral, muitas funções foram removidas do painel de controle para melhor usabilidade. Apenas um painel de navegação por dedo para controlar o conteúdo no display do motorista está agora presente no lado direito. Isso permitiu uma ampliação significativa das áreas funcionais individuais. Além disso, a função de mudo foi removida do controle deslizante de volume. Agora está disponível como um símbolo separado na parte superior do painel de controle direito. O volume pode ser ajustado finamente deslizando ou pressionando os pontos – e +, este último com feedback tátil. Pela primeira vez neste segmento de veículo, o volante também está disponível em bege marfim.


Bancos feitos de materiais reciclados em um design de camadas luxuoso

Dois tipos de bancos estão disponíveis no novo CLA: O banco de conforto de série é generosamente dimensionado e projetado de forma convidativa. Na área dos ombros, ele apresenta o chamado design em camadas familiar de classes de veículos superiores. O banco esportivo também segue este design, onde o design em camadas conecta a superfície do assento e as abas laterais em uma única unidade. A camada se afunila para cima no encosto e adota o design fino do apoio de cabeça, que tem uma aparência integrada. Ele também parece flutuar e é ajustável em altura.

Ambos os bancos incorporam materiais secundários em toda a sua construção – desde a capa do banco e espuma do assento até a subestrutura e componentes metálicos. A Mercedes-Benz oferece cinco opções de estofamento para o banco de conforto, incluindo couro sintético preto, com tecido de suporte feito de garrafas PET recicladas. Essas garrafas são regranuladas, transformadas em fio e, finalmente, processadas em tecido. Couro produzido e processado de forma sustentável também está disponível. Cada etapa de sua produção é considerada – desde a criação do gado até o processo de curtimento. O couro é livre de cromo, curtido com agentes de curtimento minerais, sintéticos ou vegetais, como cascas de grãos de café, castanhas ou extratos de outras matérias-primas renováveis.

O fleece de microfibra MICROCUT é feito de material 100% reciclado. Primeiro, as garrafas PET são processadas em fios regranulados. Usando um sofisticado processo de microfibra, eles são usados para criar um fleece de alta qualidade e durável que tem a aparência e o toque de camurça. Este material é usado em estofamentos selecionados da linha AMG, nos bancos, bem como nos painéis centrais e apoios de braço das portas.

O revestimento do piso também é feito de material secundário. O fio Econyl é produzido a partir de material 100% reciclado.


Luxo moderno reinterpretado: cores exclusivas e elementos de acabamento com superfícies inovadoras

Uma variedade equilibrada de cores e materiais destaca a experiência geral de luxo no interior. A gama atraente e extensa de pinturas externas, bem como cores e materiais internos, permite a configuração do CLA de acordo com o gosto pessoal. Aqui estão quatro exemplos:

  • Duas cores de pintura exclusivas desenvolvidas para o CLA: verde menta uni e azul claro metálico.
  • Detalhes internos especiais: Couro em marrom faia, disponível tanto na linha Progressive padrão quanto na linha AMG.
  • Para enfatizar o caráter esportivo do CLA: A linha AMG oferece estofamento em microfibra e ARTICO com um efeito pérola de aparência técnica em preto/branco pérola limpo. Os especialistas em Cor & Acabamento inverteram a distribuição de cores usual no banco, com a cor mais forte agora adornando a área dos ombros. Uma faixa têxtil no centro do banco e um debrum nas laterais externas demonstram o mais alto artesanato.
  • A linha AMG também oferece estofamento em couro de aparência esportiva em preto com detalhes em verde.

A seleção de grandes elementos de acabamento de alta qualidade é igualmente variada, inspirada em ofertas de segmentos de veículos superiores. Além de superfícies feitas de madeira de poros abertos, alumínio escovado e revestimentos com aparência anodizada, um elemento de acabamento feito de papel, que é único na indústria automobilística, também está disponível. É feito de celulose e fibras de cânhamo e é muito robusto. Esta superfície decorativa de alta qualidade oferece uma aparência completamente nova.


Iluminação ambiente personalizada: diversas configurações para uma atmosfera acolhedora

De forma típica da Mercedes-Benz, a iluminação ambiente realça muitas áreas, do painel de instrumentos às portas traseiras. Fontes de luz indireta enfatizam o caráter flutuante dos três componentes centrais: Superscreen, console central e painel central da porta. Isso cria uma atmosfera especial de bem-estar no interior. As muitas configurações – 64 cores mais dez mundos de cores, 20 níveis de brilho e três zonas de brilho – permitem uma personalização ideal.


Experiência sonora individual: Dolby Atmos opcional e “SoundExperience” holística de série

Um Sistema de som surround 3D Burmester® está disponível como opcional. Com Dolby Atmos, ele permite uma experiência musical multidimensional incomparável. Este sistema de som inclui 16 alto-falantes e um amplificador de 850 watts. Pela primeira vez, capas cromadas prateadas para os tweeters e alto-falantes de médio alcance aprimoram ainda mais o apelo visual do interior.

A Mercedes-Benz também oferece uma “SoundExperience” holística. Vários mundos sonoros permitem uma configuração acústica individual. “SoundExperience” agora pode ser convenientemente selecionada como um aplicativo na grade de aplicativos. A gama inclui “Silver Waves”, “Vivid Flux”, “Serene Breeze” e “Roaring Pulse” (linha AMG), além de dois novos mundos sonoros:

  • “Fractal Fusion” incorpora um estilo de vida hedonista e futurista. Combina sons nostálgicos de jogos de arcade dos anos 80 e música synthwave com texturas de sintetizador modernas e vibrantes.
  • “Granular Fuzz” incorpora um estilo expressivo e orgânico. Enfatiza a simplicidade e a franqueza, combinando sons de guitarra encorpados, elementos épicos de trilha sonora orquestral e efeitos eletrônicos pós-apocalípticos.

A “SoundExperience” também pode ser experimentada com o veículo parado: ela altera os sons de inicialização, desligamento e boas-vindas no interior, enquanto o travamento e destravamento são acompanhados por um som de evento e o tapete sonoro aura. Há também um som de plugue de carregamento que confirma a conexão e desconexão corretas do veículo à estação de carregamento. Se o veículo estiver pronto para dar a partida, o motorista pode usar o pedal do acelerador para gerar “acelerações” simuladas com o veículo parado.

A “SoundExperience” está disponível em todos os modelos da nova família de veículos, independentemente do nível de desempenho e do sistema de áudio. O som de aviso de pedestres AVAS pode ser configurado em um de dois níveis: discreto e cheio de personalidade. Em vez do bipe de aviso convencional ao dar ré, o CLA usa um som de condução otimizado.


O totalmente novo Mercedes-Benz CLA: o Sistema Operacional Mercedes-Benz e os sistemas de assistência à condução

O novo CLA é o primeiro veículo a operar inteiramente com o Sistema Operacional Mercedes-Benz (MB.OS), desenvolvido internamente. Isso o torna o Mercedes-Benz mais inteligente já feito. A profunda integração da arquitetura chip-to-cloud (do chip à nuvem) no veículo proporciona controle de todos os atuadores e sensores para uma experiência imersiva incomparável e integração inteligente das funções do veículo na interface do usuário. O MB.OS é o cérebro do novo CLA. Ele controla quatro áreas: infotainment, condução automatizada, carroceria & conforto e condução & carregamento. Em sua essência, o MB.OS ajuda a desacoplar hardware e software, tornando o desenvolvimento de software mais rápido e adaptável.

A partir do novo CLA, a Mercedes-Benz divide a inteligência tecnológica de seus veículos em três categorias: MBUX, MB.DRIVE e MB.CHARGE. MB.DRIVE é o novo termo guarda-chuva para sistemas inteligentes de assistência à condução.

Graças ao MB.OS, o CLA está atualizado por anos e sempre pronto para novas funções

O CLA é equipado com supercomputadores conectados à Mercedes-Benz Intelligent Cloud. Isso permite atualizações over-the-air (pelo ar) de todo o software do veículo, incluindo, pela primeira vez, os sistemas de assistência à condução. Isso mantém o CLA atualizado e atraente por anos, semelhante a um smartphone que recebe regularmente novos aplicativos e funções estendidas. Para fornecer aos clientes conteúdo e experiências de primeira linha, a Mercedes-Benz colabora com parceiros globais líderes como Google e Microsoft. O Sistema Operacional Mercedes-Benz oferece máxima flexibilidade para integrar perfeitamente o conteúdo de provedores terceirizados. A interface de usuário típica da Mercedes-Benz permanece intacta, garantindo a experiência do cliente familiar e valorizada.

O Sistema Operacional Mercedes-Benz também apresenta um desempenho de software mais eficiente. Como resultado, as atualizações over-the-air consomem significativamente menos energia em comparação com o sistema anterior. Com o MB.OS, a Mercedes-Benz estabelece novos padrões em eficiência energética através de tecnologias avançadas, a implementação de modos de economia de energia e o controle inteligente de funções. Isso significa mais autonomia e menos emissões de carbono.

Lançamento da quarta geração do MBUX: excepcionalmente intuitivo e personalizado

O comprovado e popular sistema de infotainment Mercedes-Benz User Experience (MBUX) agora roda no MB.OS, marcando o início da quarta geração do MBUX. Ele abre um novo mundo de experiências personalizadas e interação intuitiva entre humanos e veículos, estabelecendo novos padrões na indústria automobilística. A nova geração do MBUX é o primeiro sistema de infotainment automotivo do mundo a integrar inteligência artificial (IA) tanto da Microsoft quanto do Google, combinando múltiplos agentes de IA em um sistema pela primeira vez.

As até três telas são alimentadas por chips de alto desempenho de última geração e gráficos em tempo real do Unity Game Engine. O novo conceito de operação e exibição é adaptado não apenas ao veículo, mas também às preferências individuais do cliente, seguindo o princípio de design da redução ao essencial. A camada MBUX Zero Layer aprimorada na tela central mostra as informações mais importantes, sugestões e, pela primeira vez, aplicativos usados recentemente. Na grade de aplicativos, os aplicativos agora podem ser movidos e agrupados em pastas nomeadas individualmente, semelhante a um smartphone. Quando um aplicativo está aberto, um simples deslizar para a esquerda retorna à grade de aplicativos. Outro deslize leva o usuário de volta à Zero Layer. Alternativamente, eles ainda podem ir diretamente para a Zero Layer a qualquer momento através do botão home.

O Assistente Virtual MBUX: inteligente, fácil de conversar e empático, como um amigo

Com inteligência artificial (IA) generativa, o novo Assistente Virtual MBUX revoluciona a relação entre veículo e motorista. É o próximo passo evolutivo do assistente de voz MBUX e vai muito além de responder a comandos. O Assistente Virtual MBUX permite diálogos complexos e de múltiplas etapas – como você tem com um amigo – e tem memória de curto prazo. Ele é ativado dizendo “Hey Mercedes”. Baseado no ChatGPT4o e na busca do Microsoft Bing, ele une o conhecimento coletivo da internet. Por exemplo: “Hey Mercedes, quando começa a temporada de flor de cerejeira no Japão?” – “E quando começa na Alemanha?”. Os usuários podem falar naturalmente sem pensar em formulações específicas. Por exemplo, o assistente virtual pode responder a perguntas como “Hey Mercedes, o que é um buraco negro? Explique de forma que as crianças possam entender.”

Graças ao Google Gemini, o Assistente Virtual MBUX também é versado em questões relacionadas à navegação. O Automotive AI Agent do Google Cloud, desenvolvido com o Gemini via Vertex AI, é especificamente adaptado para a indústria automobilística. Ele pode acessar informações da plataforma Google Maps para fornecer aos usuários respostas detalhadas e personalizadas a perguntas sobre navegação, pontos de interesse e muito mais. Por exemplo, ele pode responder com sugestões à pergunta: “Hey Mercedes, tenho um encontro hoje. Você tem alguma ideia de algo especial para fazer por aqui?”

O Assistente Virtual MBUX pode reter o contexto. Ele pode alternar entre o Automotive AI Agent do Google e o ChatGPT, dependendo do tópico em discussão. Isso significa que os usuários podem continuar conversas e recuperar informações ao longo de sua jornada. O assistente virtual está sempre presente na Zero Layer como um avatar “vivo” na forma da estrela da Mercedes-Benz.

Durante um diálogo ativo, ele reconhece emoções e pode responder de acordo. O avatar da estrela fornece feedback visual através de animações codificadas por cores para expressar humores e mostrar empatia. Na configuração padrão, é azul (vermelho com a linha AMG). Se detectar que o cliente está de bom humor, ele fica verde. Se o Assistente Virtual MBUX notar felicidade ou excitação pronunciada, por exemplo, sobre um encontro planejado, o avatar se torna mais vívido e colorido. Em caso de raiva ou tristeza, ele muda para laranja/vermelho. Com diferentes animações, o Assistente Virtual também sinaliza se está falando, ouvindo ou processando. Movimento, brilho, intensidade e cor interagem perfeitamente para se comunicar intuitivamente com o motorista.

Entretenimento individual para o passageiro dianteiro

Sob pedido, o novo CLA oferece ao passageiro dianteiro sua própria tela de 14 polegadas para entretenimento individual. O portfólio de aplicativos em contínuo crescimento inclui plataformas de streaming de vídeo como Disney+. O Disney+ é um serviço de streaming popular que oferece uma vasta gama de filmes e séries da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, 20th Century Studios, FX, Searchlight Pictures e National Geographic. Oferecendo uma coleção inigualável de originais exclusivos e uma biblioteca em constante crescimento, o Disney+ está disponível no novo CLA e em breve estará disponível em outros modelos da Mercedes-Benz. Também estão disponíveis a plataforma de streaming de vídeo RIDEVU da Sony Pictures Entertainment e videogames com uma ampla seleção de títulos de primeira linha através do provedor de jogos em nuvem Boosteroid. Para desfrutar da melhor experiência de jogo no carro, os clientes podem usar seu controle de jogos Bluetooth ou telefone celular. O controle de jogos pode ser usado com a tela do passageiro mesmo durante a condução. A tela central só pode ser usada para isso quando o carro estiver estacionado.

O protetor de tela do passageiro também pode ser personalizado com imagens pessoais. Inúmeras precauções de segurança, como a tecnologia de rastreamento ocular, garantem que o motorista não se distraia.

Navegação Surround MBUX: integração perfeita de assistência e orientação de rota

A comunicação visual integrada também atinge uma nova dimensão com a Navegação Surround MBUX. Graças à arquitetura profundamente integrada do MB.OS, o sistema de navegação avançado mostra uma visão em tempo real do veículo e seus arredores. O sistema combina perfeitamente a visão da assistência à condução com uma representação 3D dos arredores e orientação de rota na tela do motorista. Ele mostra outros usuários da via, como carros, bicicletas, motocicletas e pedestres. A integração de informações na tela do motorista usando gráficos de motor de jogo 3D proporciona uma visão geral extremamente intuitiva.

Os motoristas se beneficiam de uma consciência situacional aprimorada, pois veem o que o CLA vê e como os sistemas de assistência os estão apoiando. Isso também cria confiança no caminho para a condução autônoma. A exibição da orientação de rota em uma representação ambiental é particularmente útil no tráfego urbano intenso. Os clientes podem ver com antecedência o que está por vir, como atrás da próxima curva. Edifícios e outras infraestruturas são fáceis e rapidamente reconhecíveis. O sistema também fornece uma visão geral integrada do status do veículo por meio de visualização de realidade virtual em tempo real, incluindo a iluminação de piscas, faróis altos e baixos. Aceleração e desaceleração são visualizadas pela velocidade ajustada das rodas.

Navegação inteligente em que você pode confiar, com orientação de rota personalizada do Google Maps

No novo CLA, a experiência de navegação é baseada no Google Maps. O sistema de navegação exclusivo oferece aos clientes da Mercedes-Benz o melhor de dois mundos: serviços essenciais do Google Maps como uma referência reconhecida e a interface de usuário confiável da Mercedes-Benz. Isso oferece os serviços familiares da Mercedes-Benz para carregamento e estacionamento. A solução de navegação no CLA, desenvolvida em parceria pelo Google e pela Mercedes-Benz, é um dos primeiros sistemas a integrar o novo Automotive AI Agent do Google Cloud para uso no veículo com o Google Maps.

A Navegação Mercedes-Benz com Inteligência Elétrica planeja a rota mais rápida e conveniente, incluindo paradas para carregamento, com base em vários fatores. Ela responde dinamicamente a congestionamentos ou mudanças no estilo de condução. A Mercedes-Benz está continuamente desenvolvendo a previsão de energia para a Navegação com Inteligência Elétrica. No futuro, as condições de vento previstas ao longo da estrada serão consideradas com ainda mais precisão com base na altura do veículo.

Para calcular a rota, o sistema calcula a demanda de energia. Ele leva em consideração a topografia, o perfil da rota, a temperatura ambiente, a velocidade, as necessidades de aquecimento e resfriamento. Outros fatores incluem a situação do trânsito na rota planejada e as estações de carregamento disponíveis, sua capacidade de carga e funções de pagamento. O cálculo ocorre na nuvem e é combinado com dados a bordo.

A navegação inteligente reconhece quando uma parada para carregamento é necessária e a planeja automaticamente para otimizar o tempo total de viagem. Às vezes, duas paradas curtas para carregamento com maior capacidade de carga podem ser mais benéficas do que uma parada mais longa. Além disso, as configurações de carregamento do veículo são ajustadas automaticamente pela Navegação com Inteligência Elétrica e otimizadas para carregamento rápido ao longo da rota. Isso inclui o pré-condicionamento da bateria de alta tensão para garantir que ela esteja na temperatura ideal para carregamento DC de alta velocidade no momento certo. O sistema também fornece dicas de economia de energia.

A Mercedes-Benz é a primeira montadora a introduzir uma função de reserva integrada para estações de carregamento. A partir da Alemanha e dos EUA, os clientes da Mercedes-Benz podem usar exclusivamente o serviço de carregamento integrado MB.CHARGE Public para reservar um ponto de carregamento com antecedência nos próprios parques de carregamento da Mercedes-Benz. Quando a orientação de rota usando a Navegação com Inteligência Elétrica está ativa, o veículo faz a reserva automaticamente 15 minutos antes de chegar à estação de carregamento. Para os motoristas, a função de reserva economiza o tempo gasto na espera e lhes dá a garantia de um local de carregamento disponível.

KEYLESS-GO agora com travamento e destravamento automáticos

O novo CLA está disponível com o recurso opcional KEYLESS-GO. Na última geração deste sistema de acesso, e dependendo da disponibilidade do mercado, o veículo trava ou destrava automaticamente quando o usuário com a chave do veículo se aproxima ou se afasta. Este recurso também pode ser desativado através da unidade principal, se desejado. Além disso, o KEYLESS-GO está opcionalmente disponível com o Handsfree Access, permitindo a abertura e o fechamento automáticos do porta-malas através de um movimento de chute sob o para-choque traseiro.

MB.DRIVE estabelece um novo padrão com sistemas avançados de assistência à condução e estacionamento

Os novos modelos CLA na Europa vêm de série com extenso equipamento de segurança e o Assistente de Distância DISTRONIC. Os detalhes técnicos incluem oito câmeras, cinco sensores de radar, doze sensores ultrassônicos e um supercomputador refrigerado a água com reservas de energia suficientes para funções futuras e atualizações over-the-air regulares.

A Mercedes-Benz agrupa sistemas adicionais de assistência ao conforto sob o nome MB.DRIVE. Os seguintes extras digitais estão disponíveis ou planejados:

  • DRIVE ASSIST: Disponível como opcional desde o lançamento no mercado na Europa, oferece significativamente mais conforto ao complementar o Assistente de Distância DISTRONIC com o Assistente de Direção, tornando-o um sistema de assistência à condução de Nível 2 SAE de última geração. Novo no CLA é o Assistente de Mudança de Faixa, que facilita as mudanças de faixa com um simples toque na alavanca do pisca.
  • DRIVE ASSIST PLUS: Planejado para lançamento posterior, oferece funções de assistência aprimoradas dependendo do mercado. Isso inclui o Assistente de Distância DISTRONIC Plus ainda mais desenvolvido. Também há planos para uma função de Mudança Automática de Faixa em rodovias.
  • DRIVE ASSIST PRO: Inclui duas câmeras adicionais, permitindo novas funções de assistência no tráfego urbano para o Nível 2++ SAE. Tecnicamente, o MB.DRIVE ASSIST PRO é possível em todo o mundo no CLA devido ao seu design modular, mas ainda não pode ser aprovado em todos os lugares por razões regulatórias. O lançamento no mercado está inicialmente planejado para a variante chinesa em 2025, pois o quadro regulatório lá permite. A possibilidade regulatória também existe nos EUA, com lançamento no mercado planejado para 2026.
  • DRIVE PARKING ASSIST: Pode reconhecer melhor e mais rapidamente vagas de estacionamento em ambos os lados, bem como estacionamento em ângulo. Ele também detecta vagas de estacionamento marcadas não apenas com linhas brancas. Além disso, agora é possível sair de uma vaga de estacionamento automaticamente mesmo depois que o carro foi estacionado manualmente.
  • DRIVE PARKING ASSIST 360: Adiciona vistas surround novas e aprimoradas e uma HMI de novo visual ao pacote de Assistência de Estacionamento.

O totalmente novo Mercedes-Benz CLA: trem de força, chassi, aerodinâmica e segurança

O totalmente novo CLA com Tecnologia EQ é o “carro de um litro” para a era elétrica. Com um consumo notavelmente baixo e uma autonomia impressionante neste segmento, ele eleva a praticidade da mobilidade elétrica na vida real a um novo nível. Inicialmente, o CLA 250+ com Tecnologia EQ e o CLA 350 4MATIC com Tecnologia EQ serão lançados. Até o final do ano, a gama de modelos será expandida para incluir variantes adicionais movidas a bateria e o CLA com um motor híbrido de alta tecnologia (veja capítulo separado).

Com uma autonomia de até 792 quilômetros de acordo com o WLTP, o CLA 250+ com Tecnologia EQ oferece um grande raio de ação em sua classe. Esta variante de modelo de 200 kW pode viajar de Stuttgart a Kiel ou de Bremen a Munique sem paradas para recarga. O CLA 350 4MATIC com Tecnologia EQ de 260 kW está posicionado como a versão de desempenho no topo da gama de modelos. Ele combina alta eficiência com imenso prazer de dirigir e desempenho excepcional, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Ambos os níveis de potência atingem velocidades de até 210 km/h.

A tecnologia de 800 volts torna o carregamento quase tão rápido quanto o reabastecimento

Os destaques do CLA totalmente elétrico incluem a arquitetura elétrica de 800 volts e unidades de acionamento avançadas com uma transmissão de duas velocidades no eixo principal na traseira. O sistema de 800 volts maximiza a eficiência e o desempenho e pode reduzir significativamente o tempo de carregamento em conjunto com a nova geração de baterias. O CLA com Tecnologia EQ pode recarregar com até 325 quilômetros de autonomia em apenas dez minutos. O carregamento rápido DC é possível com até 320 kW tanto para o CLA 250+ quanto para o CLA 350 4MATIC.

Sistema de acionamento elétrico recém-desenvolvido com 93% de eficiência

Com o acionamento principal no eixo traseiro para tração e características de condução ideais, a Mercedes-Benz traz um layout de acionamento conhecido das classes média e superior para o segmento de entrada. A unidade de acionamento elétrico de 200 kW com um motor síncrono de excitação permanente (PSM) no eixo traseiro foi desenvolvida inteiramente internamente e é diretamente derivada da unidade VISION EQXX. A eficiência da bateria à roda em longas distâncias é de 93 por cento.

Os ímãs no rotor são dispostos em forma de V duplo. Outra característica é o enrolamento do estator com os chamados enrolamentos hairpin. Essas medidas contribuem para uma condução especialmente silenciosa. O PSM também tem uma proporção significativamente menor – quase zero por cento – de elementos de terras raras pesadas em comparação com as gerações de motores anteriores. A eletrônica de potência de alto desempenho é equipada com um inversor de carboneto de silício (SiC) para um uso de energia particularmente eficiente. O controle da transmissão e o inversor são altamente integrados em um único componente.

Velocista e maratonista em um: transmissão de duas velocidades combina dinâmica com alta eficiência

A arquitetura de acionamento inclui uma transmissão de duas velocidades no eixo traseiro, combinando desempenho com eficiência. A primeira marcha tem uma relação curta de 11:1, permitindo excelente aceleração desde o início, alta capacidade de reboque e grande eficiência no trânsito urbano. A segunda marcha (relação: 5:1) é projetada para entrega de potência em altas velocidades e alta eficiência na autoestrada para excelente autonomia e conforto em longas distâncias. A velocidade máxima também é alcançada na segunda marcha.

Os pontos de troca de marcha dependem da situação de condução e do programa de condução selecionado. Além disso, o otimizador online os ajusta continuamente a parâmetros atuais, como nível de carga da bateria, potência e requisitos do motorista. A potência é transmitida por garras (1ª marcha) ou discos (2ª marcha). A transmissão possui isolamento térmico especial.

A Unidade de Acionamento Elétrico (EDU) 2.0 resolve o conflito entre torque máximo, velocidade máxima e excelente eficiência – especialmente na condução do mundo real. O alto torque não apenas garante um desempenho de condução dinâmico, mas também é útil para enfrentar inclinações em passagens de montanha ou rebocar cargas. Os modelos CLA totalmente elétricos podem rebocar até 1,8 toneladas com o engate de reboque semielétrico (opcional), tornando-os adequados para rebocar caravanas compactas.

Potência adicional apenas quando necessário: modelos 4MATIC com Unidade de Desconexão

O modelo de tração integral CLA 350 4MATIC também possui uma unidade de acionamento de 80 kW no eixo dianteiro. Esta unidade também é equipada com um inversor de carboneto de silício (SiC) para eficiência e é projetada como um motor síncrono de excitação permanente (PSM). O motor elétrico dianteiro funciona como um acionamento “boost”, ativado apenas quando potência ou tração adicional é necessária, dependendo da situação de condução ou programa. Esta tarefa é executada pela Unidade de Desconexão (DCU), que a Mercedes-Benz está usando pela primeira vez neste segmento.

Para maior eficiência, a DCU pode desacoplar rapidamente o motor elétrico dianteiro sob baixa carga, fazendo com que o motor elétrico e partes da transmissão fiquem parados. Isso reduz as perdas no eixo dianteiro em até 90 por cento e aumenta a autonomia.

Calor “gratuito” para pré-condicionamento eficiente: bomba de calor de múltiplas fontes como padrão

O CLA totalmente elétrico é o primeiro Mercedes-Benz a vir de série com uma bomba de calor do lado do ar. Ela não faz mais um desvio por um circuito de água e pode usar três fontes de energia em paralelo como um modelo chamado de múltiplas fontes: calor residual do acionamento elétrico, da bateria e do ar ambiente. A bomba de calor ar-ar contribui para a alta eficiência do CLA ao utilizar este calor “gratuito”. Ela usa cerca de um terço da energia elétrica que um aquecedor auxiliar comparável precisaria para a mesma potência.

Além do alto conforto térmico para os ocupantes, a bomba de calor de múltiplas fontes também permite o desempenho de carregamento muito alto do CLA. Ela leva a bateria de alta tensão à faixa de temperatura ideal antes do carregamento rápido. A bateria é integrada ao sistema de gerenciamento térmico inteligente. Quando a Navegação com Inteligência Elétrica é ativada, a bateria é pré-aquecida durante a condução, se necessário, atingindo a temperatura ideal para carregamento rápido DC no ponto de carregamento. A Mercedes-Benz garante que a eficiência não comprometa o aquecimento da cabine, mantendo o interior a uma temperatura confortável durante o carregamento rápido.

Recuperação inteligente para autonomia máxima

O CLA totalmente elétrico apresenta um novo sistema de freio “one-box”. Componentes anteriormente separados, como o servofreio com cilindro mestre e o controle ESP, são combinados em um módulo compacto – daí o nome. O sistema otimiza a recuperação da energia de frenagem, aumentando a autonomia. O conceito “by-wire” garante uma sensação de pedal de freio consistente, segura e transparente para o motorista, independentemente de a frenagem ser por recuperação ou por atrito. Além disso, o novo sistema de freio atende aos altos padrões de segurança da marca. Em caso de falha, o sistema muda de forma confiável para o backup hidráulico, garantindo um comportamento de frenagem seguro em todos os momentos.

Por razões de eficiência, quase todos os processos de frenagem são realizados inteiramente por recuperação. A potência de recuperação é de até 200 kW. Em princípio, os modelos podem até frear eletricamente até a parada completa, recuperando assim a energia cinética. A forte desaceleração (até 3 m/s2 por eixo) significa mais energia recuperada e, em última análise, uma maior autonomia. A recuperação é possível mesmo durante a frenagem com ABS ou em estradas com gelo.

A borboleta seletora atrás do volante serve para mais do que apenas selecionar os modos de condução. O motorista também pode usá-la para ajustar a potência de recuperação. Puxar a alavanca em direção ao volante aumenta o nível de recuperação para uma desaceleração de até 3 m/s2. Empurrar a alavanca em direção ao painel do motorista reduz a recuperação de energia correspondentemente. Pressionar ainda mais a borboleta seletora alterna entre os níveis de recuperação D+ e D Auto. O nível selecionado é mostrado na parte inferior do display. Os seguintes quatro níveis de recuperação são possíveis:

  • D Auto: Recuperação inteligente
  • D+: Sem recuperação (coasting/navegação à vela)
  • D: Recuperação padrão até 1 m/s2
  • D-: Recuperação aprimorada até 3 m/s2

Todos os quatro níveis de recuperação estão disponíveis como “Último Modo”. No nível de recuperação D Auto, o Assistente ECO está automaticamente ativo. Dependendo do equipamento, ele pode usar dados armazenados no mapa de navegação, bem como informações de sensores e câmeras para determinar a rota prevista do veículo. Este sistema ajuda a otimizar o comportamento de condução para a situação futura, minimizando o consumo de energia e maximizando a recuperação. Os seguintes eventos de rota podem ser detectados: rotatórias, curvas fechadas, cruzamentos, entroncamentos em T, inclinações e limites de velocidade. O Assistente ECO também pode responder a outros cruzamentos ou entroncamentos se o pisca for ativado a tempo.

Quando o sistema detecta um evento futuro ou um veículo à frente e o veículo se aproxima do evento, o Assistente ECO calcula o perfil de velocidade otimizado com base na distância, velocidade atual e informações de rota disponíveis. O símbolo “Tire o pé do pedal” aparece no painel do motorista. No CLA, ele está localizado ainda mais centralmente no campo de visão do motorista. Seguir esta indicação ativa a recuperação inteligente no modo de coasting. Se o Assistente ECO detectar um veículo à frente ou um veículo parado, ele pode até mesmo levar o CLA a uma parada completa. Isso pode ser, por exemplo, no final de um congestionamento ou antes de um semáforo.

Bateria de ponta com ânodos de óxido de silício e alta densidade de energia

O inovador sistema de bateria é baseado em uma arquitetura modular altamente integrada. As baterias consistem em quatro grandes módulos de células com células de invólucro rígido e apresentam um design compacto e plano. O CLA 250+ e o CLA 350 4MATIC usam a variante de topo das baterias de íon-lítio com um conteúdo de energia utilizável de 85 kWh. Os ânodos das células são feitos de grafite misturado com óxido de silício. Em comparação com a bateria anterior com ânodos de grafite convencionais, a densidade de energia gravimétrica foi aumentada em até 20 por cento. A densidade de energia volumétrica da química celular é de 680 Wh/l. O teor de cobalto foi ainda mais reduzido. No final do ano, seguirá um modelo CLA com uma bateria com cátodos de fosfato de ferro-lítio (LFP). O conteúdo de energia utilizável é de 58 kWh, enquanto a densidade de energia volumétrica da química celular é de 450 Wh/l.

Apesar do aumento significativo na potência de carregamento, os termos do certificado de bateria para o EQA e EQB ainda se aplicam ao CLA totalmente elétrico. Por uma duração total de oito anos ou até uma distância total de 160.000 km (o que ocorrer primeiro), a Mercedes-Benz garante que a capacidade máxima da bateria de alta tensão não será inferior a 70 por cento.

O CLA fornece armazenamento de energia para casa: preparado para carregamento bidirecional

O CLA totalmente elétrico está preparado para a interligação de veículos elétricos com a rede elétrica. Quando o veículo está conectado a uma estação de carregamento DC bidirecional compatível, ele se torna uma unidade de armazenamento de energia que pode armazenar, por exemplo, energia solar para uso posterior. Mais importante, ele também pode servir como um fornecedor de energia, seja Vehicle-to-Home (V2H) ou Vehicle-to-Grid (V2G).

A função de carregamento bidirecional estará disponível em uma data posterior, após o lançamento no mercado, através de uma atualização over-the-air. O uso do carregamento bidirecional pode estar sujeito a condições específicas do mercado em relação à legislação e aos requisitos dos fornecedores de energia.

Aerodinâmica líder na classe com um coeficiente de arrasto a partir de 0.21

Baixa resistência do ar significa alta eficiência, tornando o desempenho aerodinâmico particularmente importante para veículos elétricos. Reduzir o coeficiente de arrasto em apenas 0.01 aumenta a autonomia em longas distâncias em cerca de 2,5 por cento. Com um coeficiente de arrasto a partir de 0.21, o CLA totalmente elétrico lidera seu segmento.

A variação dentro da gama de modelos é mínima, em parte devido à ampla gama de rodas otimizadas aerodinamicamente. Isso inclui, pela primeira vez, uma cobertura completa de duas cores para rodas de liga leve, que melhora o coeficiente de arrasto em até dois pontos em comparação com um aro convencional. Além disso, a equipe de aerodinâmica otimizou os spoilers das rodas à frente dos eixos dianteiro e traseiro em todos os tamanhos de rodas, minimizando o impacto das rodas e pneus na resistência do ar.

Ao redor da grade e dos faróis, as juntas são posicionadas de forma ideal e parcialmente vedadas. O conceito de assoalho do EQS e EQE foi ainda mais desenvolvido. O assoalho muito liso é quase completamente fechado, com até mesmo os braços de controle e as barras de direção cobertos. A cobertura da roda traseira é fixada à carroceria, o que significa que não há juntas com os componentes circundantes. Portanto, ela não se move com o eixo durante, por exemplo, a compressão. O CLA tem um sistema de gerenciamento de impacto para proteger a bateria, com componentes totalmente integrados que também foram otimizados aerodinamicamente. Para evitar comprometimentos aerodinâmicos, existem duas variantes de difusor para a traseira do CLA totalmente elétrico: para modelos com e sem engate de reboque.

Suspensão de conforto com eixo traseiro multi-link das classes média e superior

O CLA vem de série com uma suspensão de conforto com molas de aço com um eixo dianteiro de três braços recém-desenvolvido. O braço de controle inferior compreende os braços transversal e de impulso, ambos feitos de alumínio forjado. Como em uma configuração McPherson, a torre guia a roda e está diretamente conectada à manga de eixo. O terceiro braço, a barra de direção, faz parte da direção de pinhão e cremalheira. A caixa de direção transversal está posicionada à frente do centro da roda, levando ao comportamento de autodireção desejado e resposta de direção precisa. A manga de eixo, conectando o braço de controle inferior com a torre e suportando a roda e o sistema de freio, é feita de alumínio fundido. Além da construção leve, a alta rigidez de cambagem foi priorizada para este componente, criando as melhores condições para uma boa resposta de direção e baixo ruído.

Na traseira, há um eixo traseiro multi-link recém-desenvolvido. Este conceito de suspensão de alta qualidade é bem conhecido dos veículos Mercedes-Benz das classes média e grande. A empresa agora também o está trazendo para este segmento.

Alto nível de segurança ativa e passiva – primeiro airbag central nesta classe de veículos

O totalmente novo CLA é desenvolvido desde o início com os mais recentes aspectos de segurança em mente. A Mercedes-Benz, assim, permanece pioneira em segurança ativa e passiva neste segmento. O objetivo é claro: com o CLA, a Mercedes-Benz visa oferecer o carro mais seguro de sua classe. Os novos sistemas de assistência à segurança de série podem prevenir uma variedade de acidentes. Se um acidente ocorrer, as zonas de deformação, a célula de passageiros robusta e os sistemas de retenção são projetados para minimizar a probabilidade de ferimentos graves.

Novo no CLA e pela primeira vez neste segmento, a Mercedes-Benz está instalando um airbag central de série. Ele se desdobra entre o motorista e o passageiro dianteiro em caso de um impacto lateral severo, dependendo da gravidade do acidente e da ocupação do veículo. O airbag central está integrado no encosto do banco do motorista.

Sistema de proteção de alta tensão de múltiplos estágios comprovado e sistema de alerta precoce da bateria ainda mais desenvolvido

Além de proteger os ocupantes de um veículo elétrico, bem como outros usuários da estrada, a Mercedes-Benz dá ênfase especial à proteção do sistema de armazenamento de energia. Um veículo totalmente elétrico possui, além do conhecido sistema de 12 volts, um sistema de alta tensão que inclui a bateria de alta tensão e os consumidores conectados, como os motores elétricos para o acionamento e componentes como o ar condicionado. Além dos requisitos legais, tanto o veículo geral quanto a bateria de alta tensão, as linhas de alta tensão (HV) e outros componentes HV devem atender aos rigorosos padrões da Mercedes-Benz.

No totalmente novo CLA, a carcaça da bateria é integrada ao conceito de colisão como parte da estrutura do veículo. Além disso, para a nova geração de baterias de alta tensão, a Mercedes-Benz tomou precauções abrangentes contra possíveis reações térmicas. Estas incluem espaçamento apropriado entre as células da bateria de alta tensão, bem como adaptações à estrutura das células e dos módulos de células. O sistema aprimorado de alerta precoce não apenas alerta os ocupantes, mas também aciona medidas de proteção adicionais dentro do veículo. Estas incluem o fechamento automático das janelas laterais e das abas de ventilação. Um novo sensor, posicionado centralmente na bateria de alta tensão, monitora seu status mesmo quando o veículo está estacionado.

No CLA, como em outros modelos, a Mercedes-Benz implementou seu conceito de proteção de múltiplos estágios com oito elementos de segurança de alta tensão. Isso garante que não haja perigo de componentes elétricos para ocupantes, socorristas e serviços de emergência após um acidente. Este conceito de proteção já se provou em outros modelos totalmente elétricos da Mercedes-Benz, confirmado por descobertas da Pesquisa de Acidentes da Mercedes-Benz. Em caso de um acidente grave, o sistema de alta tensão é desligado automaticamente, com uma distinção entre desligamento reversível e irreversível.

O desligamento reversível ocorre em acidentes menores. Se o motorista tentar reiniciar o carro após o desligamento automático, uma medição de isolamento é realizada automaticamente em segundo plano. Uma reinicialização só é possível se o sistema estiver livre de erros, garantindo que veículos ainda dirigíveis permaneçam operacionais. Em acidentes graves, onde o veículo normalmente não é mais dirigível, o sistema de alta tensão é desligado irreversivelmente. Irreversível significa que apenas uma oficina especializada pode reativar o veículo.

Durante o desligamento automático, a descarga direcionada dos componentes garante que eles não representem perigo. Para as equipes de resgate, também existem pontos de corte onde elas podem desenergizar manualmente o sistema de alta tensão.

Novo CLA totalmente elétrico reduz a pegada de carbono em 40% em comparação com seu antecessor

O CLA é o precursor de uma nova e inovadora família de veículos elétricos da Mercedes-Benz. A pegada de carbono do novo CLA totalmente elétrico é 40% menor em toda a cadeia de valor em comparação com seu antecessor não eletrificado. Ao implementar medidas adicionais de redução de carbono na cadeia de suprimentos e durante o carregamento da bateria, a economia pode aumentar para até dois terços.

Cerca de 40% do alumínio utilizado é produzido em usinas de eletrólise alimentadas por energia renovável, economizando um total de aproximadamente 400 kg de CO2​ por veículo para o CLA totalmente elétrico. Várias medidas de redução de carbono nas células de alta tensão também reduzem a pegada de carbono da nova geração de baterias em cerca de 30% por célula em comparação com a bateria anterior. Além da produção de células com carbono líquido neutro, energia renovável também é usada na produção de materiais para cátodo, ânodo e carcaça da célula.

Além dos materiais internos, os termoplásticos do novo CLA também contêm uma alta proporção de materiais secundários. Isso representa quatro vezes mais em todo o veículo em comparação com seu antecessor. Um total de 50% do material secundário nos termoplásticos vem de reciclado pós-consumo. Por exemplo, os suportes do macaco são feitos inteiramente de para-choques de carros reciclados. O poço do frunk tem um teor de reciclado de cerca de 70%.

MB.CHARGE Public: serviço de carregamento digital integrado

A Mercedes-Benz agrupa todas as funções de carregamento público no extra digital MB.CHARGE Public (anteriormente Mercedes me Charge), oferecendo inúmeros benefícios exclusivos aos seus clientes. Apenas um contrato de carregamento lhes dá acesso a uma das maiores redes de carregamento do mundo. Ele também garante que eles possam sempre carregar da maneira familiar e fácil de usar, independentemente do operador da estação. No CLA totalmente elétrico, a autenticação é via aplicativo Mercedes-Benz, cartão RFID MB.CHARGE Public ou diretamente via Plug & Charge em estações de carregamento participantes. Cada processo de carregamento é faturado automaticamente através do MB.CHARGE Public. A Mercedes-Benz também garante máxima transparência de custos em estações de carregamento públicas. Antes de carregar, os usuários podem visualizar os custos específicos por quilowatt-hora ou por minuto e o custo total estimado para uma carga completa no display do MBUX ou no aplicativo Mercedes-Benz. Além disso, o MB.CHARGE Public oferece diferentes tarifas e pacotes com condições de carregamento com desconto, dependendo da região.

A Mercedes-Benz está continuamente expandindo a rede de carregamento através de suas próprias atividades para construir infraestrutura de carregamento pública em todo o mundo. Cerca de 45.000 pontos de carregamento serão criados até o final da década através da Rede de Carregamento Mercedes-Benz global e das joint ventures IONITY, IONNA e IONCHI na Europa, América do Norte e China. Estes também serão acessíveis através do MB.CHARGE Public.

Carregamento Verde: Mercedes-Benz está comprometida com o carregamento com energia renovável

O Carregamento Verde (Green Charging) é parte integrante do MB.CHARGE Public na Europa, Canadá e EUA. Se a energia renovável ainda não estiver disponível na respectiva estação de carregamento, o Carregamento Verde usa certificados de eletricidade verde. Estes garantem que uma quantidade equivalente de eletricidade de fontes renováveis seja injetada na rede para os processos de carregamento. Estes são certificados de eletricidade verde de usinas de geração de energia certificadas com menos de seis anos de idade. Sempre que possível, os certificados de eletricidade verde são comprados e cancelados no mesmo país onde o cliente carrega. Isso contribui para a maior expansão da energia renovável.

A partir da nova geração de veículos elétricos, a Mercedes-Benz está estendendo sua iniciativa de Carregamento Verde para residências particulares. Com soluções inteligentes de carregamento doméstico, os clientes particulares podem aumentar a parcela de energia renovável ao carregar seus veículos elétricos por meio de uma wallbox e reduzir sua pegada de carbono.


O totalmente novo Mercedes-Benz CLA: modelos híbridos de alta tecnologia com tecnologia de 48 volts

Modelos totalmente elétricos desempenham um papel fundamental na implementação da estratégia de negócios sustentável da Mercedes-Benz. No entanto, os desejos e as necessidades de mobilidade dos clientes em diferentes regiões do mundo determinam o ritmo dessa transformação. Portanto, o totalmente novo CLA também estará disponível até o final do ano como um híbrido com tecnologia de 48 volts e um motor elétrico integrado à transmissão. A arquitetura modular da família de modelos CLA permite à Mercedes-Benz máxima flexibilidade no conceito de acionamento e na produção.

Visualmente, o CLA híbrido se assemelha muito ao seu equivalente elétrico, permitindo que os clientes escolham entre as duas configurações de acionamento com base em seu perfil de condução e uso pessoal. Uma das poucas características distintivas é a grade do CLA híbrido. Ele tem uma grade clássica com o padrão de estrela da Mercedes-Benz em cromo, emoldurada como padrão por um guia de luz LED.

O trem de força altamente eficiente foi desenvolvido por engenheiros da Mercedes-Benz na Alemanha de acordo com padrões de qualidade comprovados. O motor de combustão de última geração no CLA híbrido estará inicialmente disponível em três níveis de potência. Os compradores terão a escolha entre tração dianteira e 4MATIC. Dados técnicos e mais detalhes, incluindo equipamentos, serão divulgados posteriormente no ano, antes do lançamento de vendas.

Modelos híbridos CLA podem dirigir totalmente elétricos e recuperar energia

O design do motor e da transmissão é muito compacto graças ao espaçamento dos cilindros e ao arranjo lado a lado do motor elétrico. O motor elétrico, o inversor e a transmissão formam uma unidade altamente integrada. Uma bateria de 48 volts recém-desenvolvida com tecnologia de íon-lítio oferece um conteúdo de energia de até 1,3 kWh. Mais uma vez, o design é particularmente compacto: as células da bateria e o conversor DC/DC são integrados no flatpack.

O motor elétrico fornece suporte inteligente em toda a faixa de velocidade. Ele melhora significativamente a aceleração, especialmente em baixas rotações do motor. Em velocidades urbanas e quando menos de 20 kW são necessários, os modelos híbridos podem dirigir usando apenas energia elétrica. A chamada navegação à vela elétrica, ou seja, coasting eficiente com um trem de força desacoplado, é possível até uma velocidade de cerca de 100 km/h. Uma característica especial do motor é sua capacidade de recuperar em todas as oito marchas, recuperando até 25 kW de energia.

Como o torque do motor de combustão e do motor elétrico se somam, o torque máximo está disponível em uma ampla faixa de velocidade. Além disso, o motor de combustão pode ser iniciado inteiramente pelo motor elétrico e pela embreagem de desconexão, eliminando a necessidade de um motor de partida convencional. A função start-stop e a troca entre os dois motores são quase imperceptíveis para o motorista.

O motor elétrico, incluindo o inversor, está integrado em uma nova e muito compacta transmissão de dupla embreagem de oito velocidades (8F-eDCT). Este desenvolvimento é chamado de “eDCT” porque o motor elétrico está integrado na transmissão e o controle do sistema mecânico é eletro-hidráulico. Um motor elétrico atende ambas as linhas da dupla embreagem. A transmissão e a desconexão de potência são realizadas por duas embreagens de acionamento e uma embreagem de desconexão. A ampla gama das oito relações de marcha também beneficia a eficiência, pois permite a otimização dos pontos de operação do motor.

Novo motor de quatro cilindros da família de motores FAME com processo de combustão de ciclo Miller

O motor de combustão, desenvolvido pela Mercedes-Benz, é uma unidade a gasolina de quatro cilindros com 1,5 litro de cilindrada. O motor, designado M 252, pertence à Família de Motores Modulares (FAME) e é adequado para uma variedade de aplicações de veículos.

Características comuns dos motores FAME incluem um cárter todo em alumínio com tecnologia NANOSLIDE® e um cabeçote com um coletor de escape parcialmente integrado. Eles também são equipados com um turbocompressor com uma turbina segmentada e conexão de caracol comutável. Outros destaques são o caminho do ar de admissão compacto e o sistema de escape montado próximo ao motor. Seu design de caixa única está preparado para futuras normas de emissões. O conceito do compressor de refrigerante elétrico com tecnologia de 48 volts, adotado do M 256, reduz o atrito e permite que o veículo seja climatizado quando parado e durante a condução elétrica.

Por razões de eficiência, o motor a gasolina usa um processo de combustão baseado no ciclo Miller. O fechamento relativamente precoce das válvulas de admissão reduz as perdas por estrangulamento e permite uma alta taxa de compressão de 12:1. Este design ajuda a manter a eficiência alta e o consumo de combustível baixo, especialmente sob carga parcial, que é muito comum na condução diária. Isso também reduz as emissões de NOx.

A nova unidade motor-transmissão tem dimensões compactas e é instalada transversalmente entre as mangas de eixo. Outra vantagem é o comportamento exemplar de NVH (Ruído, Vibrações, Aspereza). Conceitualmente, o M 252 já está em vantagem aqui porque a Mercedes-Benz usa quatro em vez de três cilindros. Além disso, o motor possui um extenso pacote de NVH de espumas e coberturas para reduzir a radiação sonora. O CLA também apresenta o conceito de parede corta-fogo dupla, conhecido de classes de veículos superiores. Além disso, o isolamento da parede corta-fogo foi estendido para as laterais do pilar A e para o piso.


O totalmente novo CLA vem da fábrica de Rastatt

Os modelos CLA com acionamento híbrido são produzidos de forma flexível na mesma linha na fábrica da Mercedes-Benz em Rastatt que seus equivalentes totalmente elétricos. A produção é neutra em carbono. A fábrica é abastecida com 100% de eletricidade verde, a maior parte da qual é comprada externamente.

Rastatt é a planta líder na rede de produção de veículos Mercedes-Benz neste segmento, servindo como pioneira da abordagem “Digital First” na rede de produção global da empresa. Em preparação para a produção do novo modelo, a extensa conversão de um galpão de montagem existente foi representada virtualmente e comissionada pela primeira vez usando um gêmeo digital. O totalmente novo CLA também marca as primeiras aplicações em produção em série do Sistema Operacional Mercedes-Benz (MB.OS), a arquitetura proprietária chip-to-cloud da empresa. O software do veículo não é mais transmitido por vários módulos de hardware, mas por um servidor central da Mercedes-Benz Intelligent Cloud. Além do CLA, a Classe A, a Classe B, o SUV compacto GLA e o totalmente elétrico Mercedes-Benz EQA também são produzidos no local.

Após o aumento gradual da produção em Rastatt, a Beijing Benz Automotive Co., Ltd (BBAC) construirá o CLA para o mercado chinês. Em colaboração com a fábrica húngara da Mercedes-Benz em Kecskemét, outros modelos da nova família de veículos seguirão após o início da produção do CLA.

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