O véu foi levantado sobre um novo modelo Ferrari One-Off do programa Special Projects: a Ferrari SC40.
Desenhada pelo Centro de Estilo da Ferrari sob a direção de Flavio Manzoni, a SC40 é um V6 com motor central-traseiro. Este modelo herda sua arquitetura, chassi e conjunto motriz (powertrain) da 296 GTB.
A Ferrari SC40 junta-se assim ao segmento mais exclusivo da gama: carros únicos, feitos sob medida e construídos em torno dos desejos de um único cliente, representando a mais alta expressão da filosofia de personalização da Ferrari.
Uma Homenagem à F40
O nome do carro presta homenagem à F40, o lendário supercarro da Ferrari apresentado em julho de 1987.
A SC40 ecoa suas linhas nítidas e angulares, que são habilmente combinadas com transições de superfície mais suaves. Isso confere ao carro uma sensação contemporânea e uma identidade forte e inconfundível.
Embora seja um design inteiramente novo e único, a inscrição “SC40” gravada em relevo na lateral da asa é uma clara homenagem ao icônico supercarro. No entanto, o objetivo não era criar uma reinterpretação literal, mas sim um modelo com personalidade própria e distinta.
Design Industrial e Aerodinâmica da Ferrari SC40
O tema de estilo da Ferrari SC40 inspira-se no design industrial, definido por geometrias precisas e volumes musculosos e quadrados.
Proporções e Asa Traseira
As proporções apresentam um nariz longo e baixo, equilibrado por uma saliência traseira curta e uma asa traseira alta e fixa. Esta asa, pintada no exclusivo Branco SC40, flui das laterais da carroceria.
A asa fixa estende-se verticalmente a partir da cobertura do motor e funde-se perfeitamente com ela, destacada por uma linha de separação preta que realça a fáscia traseira preta.
A Traseira Exposta
Esta área traseira é composta por uma malha aberta que revela os componentes mecânicos e estruturais por baixo.
O motor V6 é exibido através de distintas persianas (louvres) de Lexan® fumê, que se conectam visualmente à entrada de ar inferior. Elas são ecoadas por persianas menores esculpidas nas musculosas asas traseiras, perto das cavas das rodas.
A seção traseira esculpida é completada por:
- Um escape central produzido em manufatura aditiva (impressão 3D).
- Pontas de titânio e fibra de carbono no escape.
- Luzes traseiras que remetem claramente à 296 GTB.
Detalhes do Design Lateral e Frontal
O design da Ferrari SC40 é coeso e agressivo de todos os ângulos.
Vista Lateral: Dutos NACA
A vista lateral é dominada pelas entradas de ar do intercooler. Elas são uma reinterpretação do clássico duto NACA, acentuado por uma grande placa triangular de fibra de carbono.
O ritmo visual do design é definido por linhas verticais que delineiam precisamente as arestas vivas das asas dianteiras, cortes das portas e cobertura do motor. Estes traços verticais estruturam a tensão visual do carro.
Design Frontal Agressivo
Na frente, o design é fortemente caracterizado pelos faróis posicionados nos cantos externos, integrados numa caixa preta.
Esta caixa estende-se para baixo para se conectar com a entrada de ar inferior, que abrange todo o para-choque dianteiro. Isso confere ao carro uma aparência impressionante e assertiva, ainda mais enfatizada por duas molduras retangulares que delineiam as entradas de ar dos freios redesenhadas, sobre as quais se encontram as luzes diurnas (DRLs).
Interior: Kevlar e Exclusividade
No interior, foi dada especial atenção ao uso de Kevlar, um material que recorda fortemente o F40.
O carbono-Kevlar foi reinterpretado e redesenvolvido para este projeto. Ele está presente nos poços dos pés, atrás dos bancos e em partes dos tapetes. Este material distinto é também utilizado no volante, em algumas inserções do painel, no compartimento do motor e no porta-malas.
O estofamento apresenta uma combinação de Alcantara® Charcoal e um tecido técnico Jacquard vermelho. O Cavallino Rampante nos encostos de cabeça e o logótipo SC40 tecido conferem aos bancos um visual contemporâneo e exclusivo.
Detalhes Exteriores Únicos da SC40
A cor exterior Branco SC40, desenvolvida especificamente para este carro, apresenta uma tonalidade fria que acentua as curvas da carroceria sob a luz solar, recordando a cor do carbono-Kevlar usado no interior.
Outros detalhes exclusivos incluem:
- O logótipo Ferrari SC40 aparece apenas no lado direito do carro.
- As tampas de abastecimento de combustível e de carregamento são feitas de alumínio com acabamento escovado.
- A inscrição Ferrari, renderizada em negativo na cobertura traseira do motor, revela o carbono por baixo.
- As rodas, desenhadas exclusivamente para este modelo, combinam metal escovado (com corte de diamante) com raios pretos que enfatizam sua forma geométrica.