Ferrari Amalfi

Facebook
X
WhatsApp
Email

O novo Ferrari Amalfi, um coupé 2+ com motor V8 dianteiro-central que substitui o Ferrari Roma na linha do Cavalino Rampante, foi revelado.

O Ferrari Amalfi redefine o conceito de esportividade contemporânea, combinando alto desempenho, versatilidade e estética refinada.

Projetado para aqueles que desejam desfrutar de uma condução esportiva sem sacrificar o conforto e o estilo, o Ferrari Amalfi destaca-se pelo seu equilíbrio sem precedentes entre adrenalina e usabilidade cotidiana.

O design do carro decorre de uma abordagem fluida e minimalista, com volumes esculpidos e superfícies limpas que expressam modernidade e dinamismo.

A dianteira é dominada por uma grande entrada de ar e um capô longo e esculpido que abriga o motor V8 turbo de 640 cv.

Na traseira, o spoiler ativo integrado contribui para a estabilidade em alta velocidade, enquanto as rodas forjadas e os detalhes em fibra de carbono completam uma estética esportiva e sofisticada.

Interior e Conforto

No interior, a cabine adota um layout de cockpit duplo, com um novo volante apresentando botões físicos e o retorno do icônico botão de partida.

O display central integrado e os controles ergonômicos garantem uma interação intuitiva com o carro, mesmo durante uma condução dinâmica.

O uso extensivo de fibra de carbono e costuras contrastantes adiciona um toque de exclusividade, enquanto a configuração 2+ permite que os bancos traseiros sejam usados para aumentar significativamente a praticidade do carro, melhorando a capacidade de carga e permitindo viagens com crianças.

Performance

No coração do Ferrari Amalfi está um V8 biturbo evoluído, derivado da premiada família F154, capaz de entregar 640 cv graças a novas calibrações de turboalimentação.

A aclamada transmissão de dupla embreagem de oito velocidades garante trocas de marcha rápidas e suaves.

O desempenho é excepcional: 0-100 km/h em 3,3 segundos, 0-200 km/h em 9,0 segundos, com uma relação peso-potência de 2,29 kg/cv, a melhor da sua categoria.

A dinâmica de condução foi refinada com a introdução do sistema brake-by-wire, o controlador ‘ABS Evo’ projetado para todas as superfícies e condições, e uma caixa de direção recalibrada para uma resposta ainda mais precisa e progressiva.

A aerodinâmica ativa, com a nova asa móvel traseira integrada, garante estabilidade em todas as condições de condução e posições do Manettino, ajudando a maximizar o desempenho dinâmico.

Tecnologia

O Ferrari Amalfi incorpora as mais recentes soluções tecnológicas da gama Ferrari: o sistema de infoentretenimento é totalmente conectado, com Apple CarPlay® e Android Auto® de série, pareados com carregamento sem fio para smartphones.

O novo volante, o painel de instrumentos digital e o display central horizontal de 10,25″ oferecem uma interface homem-máquina avançada, projetada para engajar tanto o motorista quanto o passageiro.

Entre os recursos disponíveis sob demanda está a adição do sistema de elevação dianteira (front lifter), utilizável até 35 km/h, permitindo que o carro supere facilmente obstáculos urbanos elevando-se em até 40 mm.

Completando a experiência a bordo, o sistema de áudio premium opcional Burmester® oferece um ambiente sonoro imersivo, projetado para acompanhar cada jornada com qualidade e detalhes.

O Ferrari Amalfi destina-se àqueles que buscam um carro que combina elegância e desempenho, emoção e funcionalidade.

Um modelo que interpreta o espírito esportivo da Ferrari em uma chave moderna, oferecendo uma experiência de condução sem compromissos, em qualquer contexto.


POWERTRAIN (CONJUNTO MOTRIZ)

O motor do Ferrari Amalfi representa a mais recente evolução do V8 biturbo de 3.855 cc da família F154, aquele que recebeu mais prêmios internacionais na história automotiva recente.

Nesta configuração, a unidade de potência foi otimizada para entregar uma potência máxima de 640 cv a 7.500 rpm, com uma potência específica de 166 cv/l e um limite de rotação elevado para 7.600 rpm, permitindo a exploração total de sua curva de potência continuamente crescente.

O aumento de desempenho foi alcançado através de um sistema avançado de gerenciamento de turboalimentação, permitindo o controle independente da velocidade de rotação dos dois turbocompressores com calibração dedicada e um aumento na velocidade máxima do turbo para até 171.000 rpm.

Essa abordagem melhora a resposta do acelerador e aumenta a precisão do controle de pressão, também graças à introdução de sensores de pressão dedicados para cada bancada de cilindros.

A nova unidade de controle do motor, já utilizada em modelos como a 296 GTB, Ferrari Purosangue e Ferrari 12Cilindri, permitiu que todo o potencial do motor fosse aproveitado.

Paralelamente, esforços foram feitos para reduzir a massa: novos comandos de válvulas leves (-1,3 kg) e um bloco de motor redesenhado com usinagem de precisão eliminaram material não estrutural, economizando cerca de um quilograma.

Pela primeira vez em um motor Ferrari, um óleo de baixa viscosidade foi introduzido, reduzindo a resistência a frio em 30% em comparação com a versão anterior, melhorando a eficiência do aquecimento.

A resposta do acelerador é agora ainda mais rápida graças a uma série de soluções técnicas avançadas: um virabrequim plano, turbinas compactas de baixa inércia, tecnologia twin-scroll para gerenciamento separado dos gases de escape e um coletor single-scroll com tubos de comprimento igual.

Esses elementos contribuem para uma sensação de entrega de potência contínua e progressiva, com uma curva de torque moldada para fornecer tração mais forte em médias e altas rotações em todas as marchas.

A transmissão de dupla embreagem de oito velocidades em banho de óleo, introduzida pela primeira vez com a SF90 Stradale sob grande aclamação, foi ainda mais otimizada com uma unidade de controle mais potente e integração mais profunda com o software do motor, melhorando a suavidade e a velocidade das trocas.

A eficiência geral do trem de força beneficia-se de soluções como a configuração de caixa de câmbio de cárter seco, engrenagem cônica de baixo atrito e estratégias de gerenciamento de torque da embreagem que garantem uma condução urbana extremamente suave, especialmente durante as fases de Start&Stop.

O design sonoro também recebeu atenção especial: um novo layout de silenciador foi desenvolvido para atender aos regulamentos de emissão de ruído mais rigorosos sem comprometer o tom característico da Ferrari.

O virabrequim plano e os coletores de escape de comprimento igual contribuem para uma sequência de ignição distinta.

O sistema de escape apresenta um catalisador de matriz cerâmica com revestimento trimetálico (ródio, platina, paládio), com tempos de ativação reduzidos graças à menor inércia térmica.

O controle de som é gerenciado por uma nova válvula de bypass controlada proporcionalmente com mapas dedicados para adaptar a nota do escape a diferentes condições de condução.

EXTERIOR

O Ferrari Amalfi representa uma nova interpretação do arquétipo da berlinetta coupé 2+ com motor V8 dianteiro-central, mesclando tradição e inovação em uma linguagem de design que evolui os padrões estéticos da marca de Maranello.

A equipe do Centro de Estilo da Ferrari, liderada por Flavio Manzoni, inspirou-se nas proporções elegantes do Ferrari Roma, indo além para definir uma forma mais esculpida e moderna sem trair a essência dos carros esportivos 2+ da Ferrari.

O design exterior desenvolve-se a partir de uma forma de velocidade (speedform) monolítica e elegante que confere ao carro uma identidade forte e dinâmica.

As superfícies são tratadas com uma abordagem minimalista, onde linhas nítidas e volumes geométricos definem uma carroceria esculpida e coerente.

O tema em forma de cunha que corre ao longo da lateral, juntamente com as unidades de iluminação integradas em cortes técnicos, contribui para uma estética refinada e contemporânea.

A dianteira, desprovida de uma grade tradicional, distingue-se por uma asa flutuante na cor da carroceria acima de uma faixa rebaixada escura, integrando discretamente sensores e faróis.

O splitter inferior completa a composição, enfatizando a largura visual e a esportividade do conjunto.

A traseira é definida por uma linha de caráter forte que envolve todo o volume, culminando em uma cauda compacta e limpa.

As lanternas traseiras estão escondidas dentro de cortes gráficos essenciais, evocando Ferraris clássicas enquanto utilizam uma linguagem visual moderna.

O difusor largo e funcional declara abertamente seu propósito aerodinâmico, enquanto o vidro traseiro se funde com o perfil do spoiler, criando uma assinatura estilística distinta.

Destacando a personalidade do carro, a cor de lançamento, Verde Costiera — um verde-azulado brilhante inspirado nos reflexos do mar ao longo da costa amalfitana — realça as superfícies esculpidas e traz um visual fresco e vibrante ao conjunto.

INTERIOR

No interior, o Ferrari Amalfi adota um layout de cockpit duplo que envolve motorista e passageiro em duas células visualmente conectadas, ligadas pelo painel, painéis das portas e túnel central.

O efeito “casulo” é aprimorado por uma superfície facetada que quebra a simetria e destaca o display central sensível ao toque, criando uma interação formal entre os dois ocupantes.

O design interior foi simplificado para alcançar uma linguagem limpa e contemporânea, com uso extensivo de materiais premium e soluções tecnológicas integradas.

O painel apresenta, pela primeira vez, um layout monolítico no qual o painel de instrumentos e as saídas de ar são fundidos em um único bloco.

O túnel central, usinado a partir de um bloco de alumínio anodizado, é suspenso e esculpido, abrigando elementos funcionais como a grelha do seletor de marchas, slot para chave, base de carregamento sem fio e controles secundários.

As maçanetas/puxadores dos painéis das portas são integrados em formas que lembram velas, definindo as duas células dianteiras, enquanto os woofers estão escondidos atrás de superfícies de alumínio perfurado, contribuindo para uma estética técnica e refinada.

A paleta de cores do interior reflete o caráter ousado do carro, com combinações de materiais e cores que enfatizam o conceito de esportividade.

Verde Bellagio, o verde vibrante apresentado na configuração de lançamento, foca a atenção na área frontal da cabine.

Bancos conforto opcionais estão disponíveis em três tamanhos e são equipados com 10 câmaras de ar para a função de massagem — com cinco programas e três níveis de intensidade — juntamente com ventilação tanto para o assento quanto para o encosto.

Completando a experiência a bordo, o Sistema de Áudio Premium Burmester® opcional oferece qualidade de som de referência graças a 14 alto-falantes e 1.200 watts de potência.

Tweeters de radiador em anel garantem altas frequências cristalinas, enquanto três predefinições de audição permitem que os usuários personalizem a experiência acústica de acordo com suas preferências.

Os materiais e o acabamento dos alto-falantes, selecionados por sua elegância e qualidade tátil, ajudam a tornar a cabine um ambiente imersivo e sofisticado.

HMI (INTERFACE HOMEM-MÁQUINA)

A experiência a bordo do Ferrari Amalfi foi projetada para oferecer interação intuitiva, envolvente e tecnologicamente avançada, graças a um sistema HMI (Interface Homem-Máquina) completamente renovado e uma série de soluções voltadas para o aprimoramento do conforto e da qualidade de vida a bordo.

O novo volante, equipado com botões físicos, marca um retorno aos controles táteis, com um layout projetado para garantir máxima ergonomia e facilidade de reconhecimento em todas as condições de condução.

No lado esquerdo, o retorno do icônico botão de partida em alumínio estabelece uma conexão imediata entre motorista e carro desde o momento da ignição.

Os controles são distribuídos funcionalmente: no raio esquerdo estão os controles ADAS, piloto automático adaptativo, telefone e comandos de voz, enquanto no direito estão os seletores para visualizações do display, limpadores de para-brisa e indicadores de direção.

Na parte traseira, dois seletores rotativos gerenciam o volume e a seleção de estações.

O sistema HMI é estruturado em torno de três displays principais. O painel de instrumentos digital de 15,6″ fornece todas as informações de condução e dinâmica do veículo.

No centro do painel, uma tela sensível ao toque capacitiva de 10,25″ permite que tanto o motorista quanto o passageiro acessem funções principais: multimídia, rádio, telefone, espelhamento de tela, controle climático, ajustes dos assentos e configurações do veículo.

Finalmente, o display do passageiro de 8,8″ oferece uma verdadeira experiência de copiloto, mostrando parâmetros como Forças-G e rotações do motor.

A conectividade é assegurada através da compatibilidade com Apple CarPlay® e Android Auto®, enquanto o carregamento sem fio de smartphones está integrado ao túnel central.

O carro também está equipado com o sistema MyFerrari Connect, que permite o monitoramento remoto do status do veículo através de um aplicativo dedicado.

AERODINÂMICA

O desenvolvimento aerodinâmico do Ferrari Amalfi é o resultado de um projeto complexo e meticuloso criado pela estreita colaboração entre o departamento de termofluidodinâmica e o Centro de Estilo da Ferrari.

O processo integrou simulação CFD, testes em túnel de vento e refinamento de design em um caminho compartilhado que levou à criação de um carro cativante e funcional.

O resultado é uma carroceria esculpida em cada detalhe, onde cada elemento serve a uma função precisa.

Entre eles estão carenagens aerodinâmicas posicionadas na parte inferior da carroceria, à frente das rodas dianteiras e traseiras, que reduzem o arrasto e melhoram a eficiência.

Um duto de desvio (bypass duct) acima dos faróis dianteiros conecta a extremidade frontal ao compartimento do motor, ajudando a reduzir o acúmulo de pressão e otimizar o resfriamento.

A geração de downforce (pressão aerodinâmica) na dianteira é gerenciada por um par de geradores de vórtice, otimizados em túnel de vento, e dois difusores integrados ao splitter, que também melhoram a ventilação dos freios dianteiros.

A parte inferior da carroceria foi projetada para maximizar a eficiência, com dispositivos dedicados para reduzir o arrasto e gerenciar cuidadosamente o fluxo de ar.

Na traseira, o difusor foi completamente redesenhado para encontrar o melhor compromisso entre downforce e arrasto, com expansão controlada do fluxo no canal central que energiza a esteira e melhora a estabilidade.

Um elemento distintivo da traseira é a asa móvel ativa, harmoniosamente integrada à cauda do carro.

Este componente pode assumir três configurações — Baixo Arrasto (LD), Média Pressão Aerodinâmica (MD) e Alta Pressão Aerodinâmica (HD) — dependendo da velocidade e da aceleração longitudinal e lateral.

Em retas, a asa permanece na posição LD ou MD para minimizar o arrasto, enquanto durante fases de condução mais dinâmicas, como curvas de alta velocidade ou frenagens bruscas, ela muda para a configuração HD, gerando um aumento na downforce de 110 kg a 250 km/h com menos de 4% de aumento no arrasto.

A posição intermediária MD permite uma transição mais rápida para o acionamento total, oferecendo um equilíbrio entre estabilidade e desempenho.

A operação da asa é totalmente automática, preservando a pureza das linhas do carro mesmo em baixas velocidades e aprimorando a experiência de condução.

A traseira é completada por um nolder integrado de 20 mm de altura que ajuda a recomprimir o fluxo de ar na configuração de baixo arrasto.

A frente do carro também foi otimizada para garantir resfriamento eficaz em todas as condições: a área central abriga o radiador de água do motor e o condensador do ar condicionado, enquanto as entradas laterais alimentam os intercoolers do sistema de turboalimentação.

DINÂMICA DO VEÍCULO

A dinâmica veicular do Ferrari Amalfi representa uma evolução significativa no cenário de coupés 2+ com motor dianteiro, graças à integração das tecnologias mais avançadas desenvolvidas pela Ferrari nos últimos anos.

No coração deste sistema está a introdução do brake-by-wire, uma solução que melhora significativamente a eficiência de frenagem, reduz o curso do pedal e aprimora a modulação — mesmo em situações onde o ABS é acionado.

O sistema ABS Evo, introduzido pela primeira vez na 296 GTB e desenvolvido para a Ferrari Purosangue e Ferrari 12Cilindri, foi adaptado para garantir desempenho ideal em todas as superfícies e em todos os modos do Manettino.

Este controlador utiliza dados do sensor 6D para estimar com precisão a velocidade do veículo e determinar o deslizamento ideal para cada roda, otimizando assim a distribuição da força de frenagem.

O resultado é maior eficácia na frenagem em linha reta e em condições mistas, onde a estabilidade lateral e a desaceleração longitudinal devem ser equilibradas.

A precisão dessas estimativas também permite maior repetibilidade das manobras, reduzindo variações causadas por tolerâncias mecânicas ou condições ambientais, como a temperatura do asfalto.

Esta abordagem faz parte da estrutura do Side Slip Control (SSC) 6.1, que serve como a linguagem comum entre todos os controladores dinâmicos — da direção ao gerenciamento de torque e controle de movimento vertical da carroceria — para maximizar o desempenho em cada situação.

Um avanço adicional é o sistema de estimativa de aderência baseado no EPS (Direção Elétrica Assistida), uma evolução da versão introduzida na 296 GTB.

Nesta nova iteração, a estimativa de aderência é 10% mais rápida e precisa, mesmo em superfícies com tração muito baixa.

A lógica de reconhecimento utiliza a dinâmica da caixa de direção elétrica e o ângulo de guinada (yaw angle) estimado pelo SSC 6.1 para avaliar os níveis de aderência pneu-asfalto, mesmo quando não se está dirigindo no limite, melhorando a capacidade de resposta e a eficácia dos controladores.

Para apoiar a dinâmica do veículo, o Ferrari Amalfi também emprega um spoiler traseiro ativo, que é ativado dependendo da aceleração longitudinal e lateral.

Em condições de condução dinâmica — como frenagens bruscas ou curvas em alta velocidade — o spoiler muda automaticamente para a configuração de Alta Pressão Aerodinâmica (High Downforce), gerando downforce aerodinâmico traseiro adicional e contribuindo para a estabilidade geral do carro.

Em termos de segurança e assistência ao motorista, o Ferrari Amalfi está equipado com um conjunto abrangente de sistemas ADAS de última geração.

Os recursos disponíveis incluem: Controle de Cruzeiro Adaptativo, Frenagem Automática de Emergência, Detecção de Ponto Cego, Alerta de Saída de Faixa, Assistente de Permanência em Faixa, farol alto automático, reconhecimento e assistência de sinais de trânsito e detecção de sonolência e distração do motorista, bem como Surround View e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro opcionais.

Todos os sistemas são configuráveis através dos menus do painel de instrumentos e integram-se perfeitamente à arquitetura eletrônica do carro, que inclui radares dianteiros e traseiros, câmeras e unidades de controle dedicadas.

Juntas, essas tecnologias permitem que o Ferrari Amalfi ofereça uma experiência de condução precisa, responsiva e envolvente, onde cada sistema trabalha em harmonia para garantir controle máximo e prazer de dirigir — independentemente das condições da estrada ou do estilo de condução.

PNEUS

A escolha dos pneus para o Ferrari Amalfi foi guiada por um equilíbrio cuidadoso entre estética, desempenho e conforto.

As rodas de 20″ foram selecionadas para manter as proporções harmoniosas consistentes com a linguagem de design do carro, sem comprometer a qualidade do rodar.

Para garantir o máximo conforto, o perfil lateral do pneu (aspect ratio) escolhido para o Ferrari Roma foi mantido, garantindo resposta progressiva e boa absorção das imperfeições da estrada.

As dimensões dos pneus são 245/35 R20 na frente e 285/35 R20 na traseira, uma configuração que equilibra agilidade e tração, contribuindo para a dinâmica precisa e responsiva do carro.

O Ferrari Amalfi vem de fábrica com pneus co-desenvolvidos com dois parceiros técnicos: Bridgestone Potenza Sport e Pirelli P ZERO.

MANUTENÇÃO GENUÍNA DE 7 ANOS

Os inigualáveis padrões de qualidade da Ferrari e o foco crescente no atendimento ao cliente sustentam o programa de manutenção estendida de sete anos oferecido com o Ferrari Amalfi.

Disponível em toda a gama Ferrari, o programa cobre toda a manutenção regular para os primeiros sete anos de vida do carro.

Este programa de manutenção programada para Ferraris é um serviço exclusivo que permite aos clientes a certeza de que seu carro está sendo mantido com desempenho e segurança máximos ao longo dos anos.

Este serviço muito especial também está disponível para proprietários de Ferraris seminovas.

A manutenção regular (em intervalos de 20.000 km ou uma vez por ano sem restrições de quilometragem), peças de reposição originais e verificações meticulosas por equipes treinadas diretamente no Centro de Treinamento da Ferrari em Maranello, utilizando as ferramentas de diagnóstico mais modernas, são apenas algumas das vantagens do Programa de Manutenção Genuína.

O serviço está disponível em todos os mercados mundiais e em todas as Concessionárias da Rede Oficial de Concessionárias.

O programa de Manutenção Genuína estende ainda mais a ampla gama de serviços pós-venda oferecidos pela Ferrari para atender às necessidades dos clientes que desejam preservar o desempenho e a excelência que são as assinaturas de todos os carros construídos em Maranello.

Veja nosso estoque.

Leia mais postagens

Porsche-911_Turbo_S-2026

Porsche 911 Turbo S

FERRARI SC40

Ferrari SC40: A Exclusiva Homenagem V6 à Lendária F40

Porsche-911_GT3_UK-Version-2025

Porsche 911 GT3

Mercedes-Benz-SL_Monogram_Maybach-2025

Mercedes-Maybach SL: O Ápice do Luxo e Esportividade em um Conversível

Bentley-Continental_GT_Azure-2025

Bentley Continental GT Azure: O Auge do Luxo, Design e Bem-Estar