A Chevrolet está apresentando um Corvette com tração integral digno da histórica designação ZR1: o Corvette ZR1X 2026. Com 1.250 cavalos de potência e tração integral eletrificada, o ZR1X é um verdadeiro hipercarro americano e o Corvette mais avançado de todos os tempos. Com o ZR1 e o ZR1X, a Chevrolet agora tem a dupla de carros de performance americanos mais potente de qualquer fabricante de automóveis.
Recursos do ZR1X:
- V8 biturbo LT7: 1.064 cavalos de potência a 7.000 rpm, 828 lb-ft (1122,6 Nm) de torque a 6.000 rpm
- Motor do eixo dianteiro: 186 cavalos de potência e 145 lb-ft (196,6 Nm) de torque
- Estimativa da GM para 0-60 mph (0-96 km/h): Menos de 2 segundos
- Estimativa da GM para o quarto de milha (402 m): Menos de 9 segundos, com velocidade final acima de 150 mph (241 km/h)
“Desde o primeiro dia, projetamos a arquitetura do Corvette de motor central com o ZR1X em mente”, disse Ken Morris, vice-presidente sênior da General Motors. “Esta é a plataforma mais revolucionária da história do Corvette, suportando a mais ampla gama de carros esportivos americanos e oferecendo desempenho de classe mundial em todos os níveis.”
Potência de outro mundo, tração impressionante
O hipercarro da América começa com o V8 LT7 do ZR1, gerando mais potência do que qualquer outro V8 produzido por um fabricante de automóveis americano – 1.064 cavalos de potência e 828 lb-ft (1122,6 Nm) de torque, enviados para as rodas traseiras através de uma transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades. Com um virabrequim plano forjado, trem de válvulas com balancins flutuantes e lubrificação por cárter seco, este motor V8 “Gemini” de 5,5 litros construído à mão foi desenvolvido juntamente com os motores de virabrequim plano naturalmente aspirados que equipam o Corvette Z06 e o carro de corrida Z06 GT3.R. Este poderoso V8 inclui:
- Dois turbocompressores de 76 mm
- Um design de escape “maniturbo” que combina o coletor e a carcaça do turbocompressor para aproximar os turbos o máximo possível das válvulas de escape, melhorando a resposta do acelerador ao diminuir o tempo necessário para criar pressão
- Controles dinâmicos de “anti-lag” que mantêm a velocidade do turbo quando o acelerador não está acionado em certas situações, para que a pressão esteja disponível rapidamente quando o acelerador for reaplicado
Enquanto o ZR1 incorpora o precedente de tração traseira estabelecido pelas gerações anteriores, a equipe do Corvette adicionou a capacidade de tração integral para uma nova abordagem de desempenho. O ZR1X se beneficia da base estabelecida em 2024 pelo E-Ray, o primeiro Corvette com tração integral, combinando uma bateria de alta voltagem e um motor elétrico que aciona o eixo dianteiro com a propulsão V8 que movimenta o eixo traseiro. Não há conexão física entre as duas fontes de energia no ZR1X, e o sistema de propulsão eletrificado não requer recarga externa – o carregamento ocorre através de esforços regenerativos da unidade de acionamento dianteira.
A bateria do ZR1X, localizada em posição baixa e centralizada dentro da espinha dorsal rígida do chassi, foi projetada especificamente para alternar rapidamente entre a aplicação de picos de potência e o carregamento. Este robusto conjunto foi testado em pistas ao redor do mundo e superou o teste de durabilidade de 24 horas em pista do Corvette. Embora a capacidade da bateria seja de 1,9 kWh como no E-Ray, a energia utilizável aumentou para proporcionar maior capacidade em voltas na pista. Essa melhoria eleva a tensão operacional de pico, o que aumenta a potência do motor dianteiro.
O motor elétrico compacto no eixo dianteiro é capaz de gerar 186 cv e 145 lb-ft (196,6 Nm) de torque sob demanda. Mantendo a mesma forma e tamanho da unidade de acionamento dianteira do E-Ray, a unidade do ZR1X conta com componentes internos reforçados e melhorias na entrega de energia para gerar 26 cv e 20 lb-ft (27,1 Nm) de torque adicionais. O eixo dianteiro é acionado e pode aplicar potência até 160 mph (257 km/h) antes de ser desconectado, beneficiando diretamente as estatísticas de aceleração do ZR1X no quarto de milha e o equilíbrio na pista.
Dois sistemas de propulsão, uma missão
O sistema de controle do chassi eAWD projetado para o E-Ray passou por uma atualização significativa para o ZR1X. Com o benefício da experiência nesta arquitetura AWD eletrificada, a equipe de desenvolvimento aplicou o conhecimento do E-Ray a soluções específicas para as características e capacidades do LT7. O resultado é evidente na dirigibilidade em estrada e no desempenho em pista. O ZR1X monitora constantemente as ações do motorista e as condições do veículo para combinar a potência em ambos os eixos para responsividade e gerenciamento de tração.
Na pista, o ZR1X utiliza estratégias de energia especializadas, projetadas para maximizar a potência eletrificada com base nas demandas da sessão de pista e nas preferências do motorista:
- Endurance (Resistência) – Acionar o botão Charge+ ajusta a estratégia de armazenamento de energia da bateria para voltas prolongadas e uma saída eAWD consistente durante um tanque inteiro de combustível.
- Qualifying (Classificação) – Estratégia de potência otimizada para o tempo de volta definitivo.
- Push-to-Pass – Potência máxima disponível sob demanda.
O PTM Pro, novidade para 2026 em todos os Corvettes, foi projetado com o ZR1X em mente. O PTM Pro oferece a experiência de condução mais pura. Embora esta configuração desligue o controle de tração e estabilidade, os seguintes recursos permanecem ativos:
- Regen Brake Torque Vectoring (Vetorização de Torque por Frenagem Regenerativa) – projetado para recuperar o pico de energia sem sacrificar a agilidade.
- Front Axle Pre-Control (Pré-Controle do Eixo Dianteiro) – gerencia ativamente a pressão do freio dianteiro interno para permitir a máxima tração na saída das curvas.
- Launch Control (Controle de Largada) – configurações personalizáveis permitem uma aceleração rápida a partir da imobilidade.
Autoridade máxima na estrada e na pista
O ZR1X equilibra uma potência impressionante com freios robustos desenvolvidos especificamente para este carro. O pacote de freios J59, padrão no ZR1X e opcional no ZR1, é um projeto totalmente novo destinado a uma resistência superior ao calor e uma frenagem ultrassensível.
Pinças dianteiras Alcon de 10 pistões e traseiras de 6 pistões são combinadas com rotores dianteiros e traseiros de 16,5 polegadas – os rotores de maior diâmetro já oferecidos no Corvette. Os rotores são de carbono-cerâmica, construídos com fios de fibra de carbono continuamente entrelaçados.
Este é o sistema de freios de carro de produção mais resiliente que testamos na GM. E durante os testes, vimos Corvettes equipados com J59 atingirem 1,9 G de desaceleração de 180 a 120 mph (290 a 193 km/h).
O ZR1X é oferecido em duas configurações de chassi, ambas com controle de suspensão magnética – ajustando-se ao modo do veículo, às ações do motorista e à superfície da estrada para um controle ideal. O chassi padrão, acompanhado por pneus Michelin PS4S, torna-o um carro de turismo confortável na estrada e um Corvette altamente capaz na pista. O pacote de desempenho ZTK disponível incorpora molas mais rígidas e é mais firme. Combinado com a aderência dos pneus Pilot Cup 2R da Michelin, este é o auge do desempenho do Corvette.
Os clientes podem equipar o pacote aerodinâmico de carbono de alta força descendente em um ZR1X com chassi padrão, adicionando “dive planes” (aletas aerodinâmicas dianteiras), “strakes” (lâminas) sob a carroceria, um “gurney lip” no capô sobre o extrator de calor dianteiro e uma asa traseira altamente eficaz. Este pacote é capaz de gerar 1.200 lbs (544 kg) de força descendente em velocidade máxima e vem de série em carros equipados com ZTK.
O auge do desempenho do Corvette
O Corvette ZR1X 2026 é a expressão máxima da plataforma de oitava geração sem concessões. É um carro de turismo confortável para o dia todo, um foguete em linha reta e uma arma de pista, tudo em um. Como todo carro esportivo icônico da linha Corvette, o ZR1X estará disponível nas carrocerias cupê ou conversível com teto rígido. O ZR1X entra no mercado com o novo interior do Corvette revelado no mês passado. Um novo layout de três telas e um design de console reinventado, dados do veículo em tempo real fornecidos pelo aplicativo de desempenho integrado e novas cores e materiais de alta qualidade destacam o interior do Corvette 2026.
Cada ZR1X será orgulhosamente construído na América na Fábrica de Montagem da General Motors em Bowling Green, Kentucky, com peças de origem americana e global, com cada motor LT7 montado à mão pelos mestres construtores de motores no Performance Build Center de Bowling Green.