As características de desempenho específicas do modelo, incluindo o motor e a transmissão de potência através da transmissão M Steptronic de oito marchas e do sistema de tração integral M xDrive, oferecem uma experiência dinâmica e tração excepcional. O BMW M3 CS Touring acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.
A estreia mundial do primeiro BMW M3 CS Touring ocorrerá no circuito Mount Panorama, em Bathurst, no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália. O modelo será apresentado ao público em 30 de janeiro de 2025, como parte do programa da corrida Bathurst 12 Hour. As entregas para clientes na Europa, Austrália, Japão e Coreia do Sul, entre outros mercados, terão início em março de 2025. O mercado alemão é o mais importante para este modelo. A edição especial será produzida ao lado de todas as variantes do BMW M3 Sedan e M3 Touring na fábrica da BMW em Munique.
Motor de seis cilindros em linha com tecnologia de corrida
O motor 3.0 litros de seis cilindros em linha foi projetado desde o início para alto desempenho nas pistas. Ele incorpora diversas tecnologias inspiradas no automobilismo, incluindo:
- Bloco do motor ultrarrígido com construção closed-deck sem camisas;
- Virabrequim forjado e leve, que reduz a inércia rotacional;
- Cabeçote com núcleo impresso em 3D, aprimorando o fluxo de refrigeração e resistência térmica;
- Revestimento de ferro por pulverização de arco de arame nos cilindros, reduzindo atrito e desgaste.
O sistema de refrigeração e o fornecimento de óleo foram otimizados para suportar cargas extremas em condições de pista.
O motor combina alta rotação e entrega linear de potência com a tecnologia M TwinTurbo aprimorada. O aumento da pressão de carga dos dois turbos mono-scroll para 2,1 bar, junto com ajustes específicos na eletrônica do motor, eleva a potência do BMW M3 Competition Touring com M xDrive para 550 cv (405 kW), um ganho de 20 cv em relação ao modelo padrão.
- Torque máximo de 650 Nm disponível entre 2.750 e 5.950 rpm;
- Potência máxima entregue a 6.250 rpm, com limite de rotação em 7.200 rpm;
- Aceleração de 0 a 200 km/h em 11,7 segundos;
- Velocidade máxima limitada eletronicamente a 300 km/h com o pacote M Driver’s Package.
O ronco do motor é amplificado pelo sistema de escape M, com válvulas controladas eletronicamente e um silencioso traseiro de titânio, reduzindo peso. O som pode ser ajustado pelos modos SPORT e SPORT+, oferecendo uma experiência mais agressiva e envolvente.
Transmissão M Steptronic e tração M xDrive
O motor trabalha em conjunto com a transmissão M Steptronic de oito marchas, equipada com Drivelogic, que permite selecionar entre três modos de condução:
- Conforto
- Esportivo
- Configuração otimizada para pista
A potência é distribuída para as quatro rodas pelo sistema M xDrive, que usa uma embreagem multidisco eletronicamente controlada no diferencial central. O diferencial traseiro Active M Differential ajusta continuamente a distribuição de torque, favorecendo a tração traseira para uma dirigibilidade mais esportiva.
O motorista pode escolher entre três modos de tração:
- 4WD – Padrão, distribuição equilibrada de potência;
- 4WD Sport – Envia mais potência para as rodas traseiras, aprimorando a agilidade;
- 2WD – Modo purista de tração traseira, com Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) desligado.
Chassi ajustado para performance e sistema de freios de alto desempenho
A tecnologia de chassi do BMW M3 CS Touring foi ajustada para maximizar o desempenho do motor e otimizar a distribuição de peso. Isso inclui configurações específicas para:
- Suspensão adaptativa M, com amortecedores eletronicamente controlados;
- Direção M Servotronic, com ajuste de resposta direta;
- Sistema de freios M, disponível em duas versões:
- Freios compostos M com pinças vermelhas ou pretas;
- Freios cerâmicos M Carbon, com pinças vermelhas ou douradas foscas.
As rodas M forjadas possuem design de raios duplos e acabamento em Bronze Dourado Fosco ou Preto Fosco.
- 19 polegadas na dianteira (275/35 ZR19)
- 20 polegadas na traseira (285/30 ZR20)
Os pneus padrão são voltados para pista, mas há a opção gratuita de pneus esportivos convencionais.
Design leve e aerodinâmica aprimorada
A BMW utilizou fibra de carbono (CFRP) extensivamente para reduzir peso e aumentar rigidez estrutural. Componentes como:
- Capô, divisor frontal, entradas de ar, retrovisores e difusor traseiro são feitos de CFRP;
- Bancos tipo concha M Carbon, paddles de troca de marcha no volante e console central também utilizam CFRP;
- Peso reduzido em 15 kg em comparação ao M3 Competition Touring.
Para maior rigidez, o motor pode receber uma barra de torção frontal M opcional, também projetada para redução de peso.
O porta-malas tem capacidade de 500 litros, podendo chegar a 1.510 litros com os bancos traseiros rebatidos, oferecendo versatilidade incomum para um carro desse porte e desempenho.
Design e personalização exclusiva
A estética do M3 CS Touring reflete seu DNA de pista. O carro pode ser configurado nas cores:
- British Racing Green
- Laguna Seca Blue
- Frozen Solid White
- Sapphire Black Metallic
O teto e o spoiler são em preto brilhante, contrastando com a carroceria. O spoiler traseiro tem um contorno vermelho exclusivo.
Destaques visuais incluem:
- Grade frontal sem moldura, com detalhes em vermelho e logotipo “CS”;
- Faróis LED com iluminação amarela, inspirados nos carros de corrida GT.
Interior esportivo e tecnologia digital
O cockpit combina tecnologia avançada e elementos inspirados no automobilismo:
- Bancos M Carbon aquecidos e ajustáveis eletricamente;
- Costura exclusiva preta e vermelha no estofamento em couro Merino;
- Painéis das portas revestidos em couro preto;
- Volante M Alcantara, com base achatada e marcador central vermelho.
O botão M Setup no console permite personalizar:
- Resposta do motor
- Configuração da suspensão
- Direção e frenagem
- Nível de assistência da tração integral M xDrive
Duas configurações individuais podem ser salvas e acessadas pelos botões M no volante.
O BMW M3 CS Touring vem equipado com M Drive Professional, otimizando o desempenho e a experiência de pilotagem.