Audi A6 Avant

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O novo Audi A6 Avant estabelece padrões de design e representa qualidade e conforto na classe premium de tamanho grande como nenhum outro veículo. Ele impressiona com um conceito de carroceria inteligentemente projetado e muita variabilidade, oferecendo amplo espaço para o dia a dia e para atividades recreativas exigentes. Os modelos Audi A6 Avant são baseados na Premium Platform Combustion (PPC), equipados com motores modernos a gasolina e diesel que são mais eficientes e dinâmicos graças à tecnologia mild-hybrid MHEV plus. Destaques adicionais incluem conceitos intuitivos de operação e infotenimento, nova tecnologia de iluminação digital e sistemas inteligentes de assistência ao motorista.

Desde 1977, o nome Avant representa veículos que combinam design esportivo e elegante, funcionalidade superior e dinâmica de direção excepcional. 48 anos após o debut do Audi 100 Avant, o A6 Avant está inaugurando uma nova era.

Gernot Döllner, CEO da Audi:
“Estamos escrevendo o próximo capítulo da nossa história Avant: o novo Audi A6 une um design elegante e dinâmico com aerodinâmica excepcional. Sistemas de propulsão eficientes, mas de alto desempenho, e tecnologia de suspensão de ponta combinam esportividade com alto nível de conforto, tornando a viagem no A6 uma experiência de primeira classe.” Com este modelo, a empresa também continua sua grande iniciativa de produtos iniciada em 2024. A modernização e rejuvenescimento do portfólio fazem parte da Audi Agenda, com a qual a Audi se posiciona para o futuro diante da competição acirrada. “Com o A6, estamos renovando uma importante linha de modelos”, disse Döllner.

Assim como o novo Q5 e A5, o novo A6 Avant também é baseado na Premium Platform Combustion (PPC). A arquitetura eletrônica E³ 1.2 garante conectividade moderna, atualizações e recursos de digitalização em todos os novos modelos.

Elegante e dinâmico: o design exterior

Com seu longo entre-eixos, rodas grandes e carroceria esculpida, o novo Audi A6 Avant tem proporções perfeitas. A interação entre superfícies limpas e linhas dinâmicas transmite elegância e esportividade. A combinação de uma bitola larga, ombros marcantes e capô alongado também contribui para isso. O vocabulário de design reduzido do modelo transmite um caráter funcional e atemporal.

A frente é caracterizada pela grade Singleframe baixa, que se estende até a borda inferior do parachoque dianteiro. Junto com os faróis estreitos e os anéis da Audi em relevo, ela confere ao A6 Avant uma expressão marcante, focada e distinta. As cortinas de ar modeladas tridimensionalmente, posicionadas abaixo dos faróis, dão ao parachoque um visual potente e esportivo.

Três linhas fluidas conferem à vista lateral um caráter dinâmico, com duas delas formando as seções musculares pronunciadas que representam o quattro (tração integral). As protuberâncias que emergem com força da superfície dos ombros nas rodas dianteiras e traseiras remetem ao Audi Ur-quattro e são um elemento central do DNA de design da Audi. “Tornar a tecnologia visível” é um princípio central da marca. Uma terceira linha percorre o sill, conectando visualmente a frente com a traseira e dando ao A6 uma sensação de movimento mesmo quando parado. A linha do teto, tensa e poderosa, flui para um chamativo spoiler no teto que envolve a janela traseira esportiva e suavemente inclinada. Os pilares D, igualmente inclinados e firmemente apoiados nas protuberâncias traseiras, reforçam a esportividade do A6 Avant quando visto de lado.

Assim como a dianteira, a traseira esculpida, com os anéis da Audi em posição de destaque, também exala prestígio. Os dois faróis traseiros estreitos, com gráficos precisos, e a faixa de luz contínua enfatizam a largura do veículo. Eles conferem ao novo Audi A6 uma presença marcante, assim como a luz de freio vertical que flanqueia a traseira. O grande difusor, com seu elemento de acabamento chamativo, finaliza a traseira, integrando as saídas de escape com tampas retangulares de design marcante.

Digital e personalizado: tecnologia de iluminação

A tecnologia de iluminação avançada contribui significativamente para maior segurança nas estradas e é uma parte essencial do DNA da Audi. O novo A6 Avant também é pioneiro em sua classe nesse aspecto. O design dos faróis e lanternas traseiras é totalmente digital, permitindo que os motoristas personalizem a aparência do seu A6 Avant de acordo com suas preferências. Ao mesmo tempo, a exibição digital de iluminação oferece funções inovadoras que melhoram a comunicação com outros usuários da via. Tudo isso enquanto reflete a estética típica da Audi.

No Reino Unido, o A6 Avant vem de série com luzes diurnas LED digitais compostas por 48 segmentos individuais por farol. Os faróis Matrix LED se destacam por uma tela perfurada em aço inoxidável com padrão hexagonal, que esconde as luzes diurnas digitais. Esse novo design confere aos faróis uma aparência ainda mais impactante.

Com um total de sete assinaturas de luz digitais na frente e na traseira – várias delas projetadas como assinaturas ativas, em que segmentos individuais acendem e escurecem de forma inteligente – o novo A6 Avant oferece um grande potencial de personalização.

A estética do movimento é essencialmente Audi – e impressiona o motorista a cada efeito de iluminação dinâmica ao destravar ou sair do veículo. Com as funções coming-home e leaving-home, segmentos individuais de LED são ativados em intervalos de milissegundos, criando uma sequência de iluminação nova e futurista mesmo quando parado.

Muitas opções: 10 cores, rodas progressivas

O Audi A6 Avant na especificação S line mostra deliberadamente muita cor de carroceria e alumínio para destacar sua elegância e esportividade. A grade Singleframe tem uma estrutura maior, e molduras verticais acentuam as cortinas de ar laterais para otimizar o fluxo de ar. Cada um desses elementos reforça o caráter dinâmico do A6 Avant.

Os motoristas podem escolher entre 10 cores para o A6, incluindo o acabamento sólido Arkona White. Glacier White, Mythos Black, Grenadine Red, Florett Silver, Firmament Blue, Ascari Blue e Chronos Grey estão disponíveis como acabamentos metálicos, além de uma nova opção de cor chamada Midnight Green. A seleção é completada com o Daytona Grey em efeito pérola.

Quando se trata de rodas, a Audi oferece uma ampla seleção de designs progressivos, de 18 a 21 polegadas, para o A6 Avant. No Reino Unido, a versão de entrada Sport vem com rodas de 18 polegadas de série, enquanto a especificação S line sobe para uma roda de 19 polegadas de 5 braços em cinza platina. Os modelos topo de linha Edition 1 recebem uma roda de liga leve de 20 polegadas de 5 braços em Graphite Grey com acabamento brilhante; uma roda de 21 polegadas está disponível como opção.

Além disso, haverá várias opções exclusivas da Audi que permitem ainda mais personalização no A6 Avant. Além de cores exteriores exclusivas, também incluem novos tons de interior e couro.

Aerodinâmica: o melhor coeficiente de arrasto de um Audi Avant com motor a combustão

O design esportivo do novo Audi A6 Avant contribui para sua aerodinâmica excepcional, garantindo um coeficiente de arrasto (valor Cd) de 0,25. Este é o melhor valor para um Avant com motor a combustão na história da Audi. Cortinas de ar são usadas para garantir que o fluxo de ar em torno das rodas dianteiras e laterais do veículo seja o mais suave possível. Elas foram perfeitamente integradas ao novo design do A6 Avant. Duas entradas de ar frio controláveis separadamente atrás da grade do radiador Singleframe fazem parte do conceito aerodinâmico. Elas garantem um fluxo de ar otimizado ao redor do compartimento do motor. Para aproveitar todo o potencial dessa tecnologia, a Audi também otimizou a vedação entre o parachoque e a unidade de resfriamento, reduzindo as perdas de fluxo de ar nessa área em até 70%.

Para isso, os elementos de controle de ar foram tornados significativamente mais rígidos. A interface unificada para a entrada de ar e para o resfriamento do motor também contribui para um fluxo de ar melhorado ao redor da carroceria. Na traseira, painéis aerodinâmicos garantem um fluxo definido, auxiliados pelo spoiler na borda do teto. O difusor largo e aerodinamicamente otimizado também contribui para o excelente coeficiente de arrasto, permitindo o equilíbrio ideal entre sustentação no eixo traseiro e resistência do ar.

Completando o sofisticado conceito aerodinâmico estão as rodas opcionais de 18 polegadas aerodinamicamente otimizadas, feitas de alumínio com acabamento diamantado. O design visível do aro é brilhante, enquanto as seções fechadas, projetadas para otimizar a aerodinâmica, são pretas e se fundem discretamente às sombras.

A aerodinâmica e a acústica geral do novo A6 Avant também são de primeira classe. Por exemplo, o isolamento acústico no veículo foi melhorado em até 30% em comparação com o modelo anterior – com o peso dos materiais permanecendo quase o mesmo. Janelas mais bem vedadas e vedações de porta otimizadas garantem uma acústica mais agradável no interior, melhorando o bem-estar a bordo. Novos suportes de motor e transmissão proporcionam uma condução mais suave e silenciosa. O formato dos dentes da engrenagem da transmissão também foi otimizado, beneficiando a acústica da S tronic. Além disso, todos os pneus em rodas de 19 polegadas ou maiores têm absorvedores de ruído – anéis de espuma no interior do pneu que reduzem as vibrações do ar e, assim, têm um efeito positivo no nível de ruído no veículo.

Um interior espaçoso

Com um comprimento total de 4.990 mm, o Audi A6 Avant é 60 mm mais longo que o modelo anterior. O entre-eixos de 2.927 mm proporciona uma viagem mais confortável em longas distâncias e contribui para o amplo espaço interno. O A6 Avant mede pouco menos de 1.880 mm de largura sem os espelhos.

O novo teto panorâmico de vidro opcional, que pode ser alternado, aumenta ainda mais a sensação de amplitude. Ele se estende por quase todo o cockpit e a traseira, permitindo que o interior seja inundado de luz ou efetivamente sombreado. Nove segmentos formam a base para vários padrões com áreas que podem ser ligadas e desligadas para fornecer proteção total contra o brilho. A “cortina digital” é operada por um botão no módulo do teto.

O porta-malas do novo A6 Avant tem uma capacidade de até 503 litros. Graças à sua largura de 1.050 mm, duas malas grandes podem ser acomodadas lado a lado com facilidade. Os bancos traseiros rebatíveis 40:20:40 (de série) permitem um carregamento variável para itens como equipamentos de esqui. Quando os encostos dos bancos traseiros são totalmente rebatidos, a capacidade de carga aumenta para até 1.534 litros. Um sistema de trilhos, o pacote de armazenamento e compartimento de bagagem e uma rede divisória também fazem parte do equipamento padrão do A6 Avant, aumentando ainda mais sua versatilidade. A tampa traseira elétrica está incluída como padrão. Ela abre e fecha com um movimento do pé, com uma luz de projeção indicando onde “chutar”.

Business lounge: a filosofia de design do interior

O interior do Audi A6 Avant reflete as quatro características da nova filosofia de design da Audi. Primeiro, o interior é projetado para ser “human centric”, ou seja, alinhado sistematicamente com as necessidades dos usuários. A segunda característica especial é o “palco digital”, que se apresenta aos ocupantes na forma do display Audi MMI.

Com seu “material-driven design”, o novo Audi A6 atende à aspiração por um senso generoso de espaço com alto nível de conforto. A estrutura clara e o conceito lógico de operação garantem visibilidade em todas as situações e representam a quarta característica: “clareza visual”.

O palco digital gira em torno do display panorâmico Audi MMI e do opcional MMI passenger display. O fino display panorâmico Audi MMI, autônomo e curvado, possui tecnologia OLED. Ele consiste no Audi virtual cockpit com diagonal de 11,9 polegadas e no display touch MMI de 14,5 polegadas. A Audi complementa o palco digital para os passageiros dianteiros com o MMI front passenger display de 10,9 polegadas (apenas na especificação Edition 1), perfeitamente integrado ao design do painel. Ele permite que o passageiro visualize sites e transmita conteúdo de vídeo, além de ajudar na navegação ou na busca pelo posto de combustível mais próximo. Graças ao modo de privacidade dinâmica, conteúdo distrativo, como vídeos, não pode ser visto do banco do motorista durante a condução. Se o display do passageiro não estiver em uso ou se nenhum passageiro for detectado, uma imagem de fundo digital é exibida.

Como parte do pacote opcional Sound & Vision, o novo Audi A6 Avant pode ser equipado com um novo head-up display (HUD) configurável. Uma ampla gama de informações pode ser exibida no HUD, incluindo velocidade, sistemas de assistência ativos, instruções de navegação e informações de mídia. Pela primeira vez, os motoristas têm a opção de controlar funções do veículo e do infotenimento por meio do head-up display. Graças ao uso maximizado do espaço de instalação e à tecnologia de display adaptada, a área visível da imagem é mais de 85% maior do que antes, e a exibição é significativamente mais precisa.

Em contraste com as áreas digitais e técnicas, o novo interior do Audi A6 Avant apresenta uma aplicação chamada Softwrap. Ela se estende de porta a porta por toda a largura do painel de instrumentos, fazendo o interior parecer mais amplo. Tecidos selecionados, faux leather ou Dinamica nos painéis das portas e apoios de braço criam um ambiente refinado e confortável.

As cores e materiais de alta qualidade do interior são encontrados não apenas no Softwrap, mas também nos bancos. Os assentos, Softwrap, painéis das portas e apoios de braço estão disponíveis opcionalmente em materiais sustentáveis, como o tecido Cascade e o material microfibra Dinamica, feitos em grande parte de poliéster reciclado. O revestimento têxtil Cascade lembra materiais naturais, como lã, e não é adicionalmente tingido. Ele é parcialmente feito de materiais reciclados, como selvedge e poliéster reciclado. O Dinamica tem aparência e sensação de suede, mas cerca de metade dele é poliéster reciclado.

O interior distinto do A6 Avant também impressiona no escuro. A iluminação contornada ao longo do painel e nas portas acentua a largura do interior, enquanto a luz indireta abaixo do display panorâmico Audi MMI e no console central cria um efeito visual de flutuação. Os materiais de alta qualidade nas portas também são elegantemente iluminados. E, nos veículos com esse recurso, o logo da Bang & Olufsen até se ilumina.

Como parte do interior e cockpit redesenhados para criar o palco digital, a luz de interação dinâmica facilita a comunicação entre o veículo e seus ocupantes. Composta por 84 LEDs, ela está localizada abaixo do para-brisa e é iluminada em um grande arco que se estende do pilar A esquerdo ao direito. Além de uma função de boas-vindas, a luz de interação também apresenta uma sequência de iluminação especial que é ativada quando o veículo é travado ou destravado. Ela também apoia a segurança exibindo a seta dinâmica, mas isso serve apenas como um display adicional e não substitui a seta no Audi virtual cockpit.

Recursos excepcionais: experiência excepcional

Muitos recursos que aumentam o conforto tornam a viagem no A6 Avant uma experiência de primeira classe. A sofisticada aeroacústica também enriquece o prazer auditivo, especialmente com o sistema de som premium da Bang & Olufsen, incluído no pacote opcional Sound & Vision. A versão topo de linha, disponível no S line e Edition 1, é equipada com dois alto-falantes adicionais em cada apoio de cabeça dianteiro, elevando a experiência sonora a um novo nível. Um som 3D excepcional é produzido por um total de 16 ou 20 alto-falantes, incluindo um amplificador altamente eficiente e um subwoofer, com 685 ou 810 watts, respectivamente. Os alto-falantes nos apoios de cabeça criam um surround sound pessoal e uma experiência musical ainda mais imersiva. Eles também permitem uma saída de áudio muito precisa: comandos de navegação e chamadas telefônicas são direcionados especificamente ao motorista.

O pacote de climatizador automático de quatro zonas permite um alto nível de conforto climático, regulando a temperatura, volume e distribuição do ar separadamente para o motorista, passageiro dianteiro e bancos traseiros externos. Ao mesmo tempo, os passageiros no banco traseiro podem ajustar as configurações usando uma unidade de climatização separada no console central.

Eficiente e de alto desempenho: tecnologia MHEV plus

No lançamento, o novo A6 Avant estará disponível no Reino Unido com dois motores diferentes – um a gasolina e um a diesel. A unidade a diesel possui tecnologia mild hybrid (MHEV plus) e, portanto, é parcialmente eletrificada. O sistema MHEV plus apoia o veículo a combustão, melhora o desempenho e a qualidade de condução e reduz as emissões de CO₂. Ele consiste em três componentes principais: uma bateria de 48 volts, um starter-alternator por correia e o novo powertrain generator com eletrônica de potência integrada.

A bateria de íon-lítio, feita de lítio ferro fosfato, tem uma capacidade de armazenamento de 1,7 kWh. A função principal do starter-alternator por correia é ligar o motor e fornecer energia elétrica à bateria. O powertrain generator permite a condução parcialmente elétrica, fornece torque adicional e recarrega a bateria durante a desaceleração.

Condução parcialmente elétrica: A tecnologia MHEV plus aproveita as vantagens da condução elétrica ao estacionar e manobrar. Os componentes elétricos também podem ser usados ao dirigir devagar na cidade, em tráfego lento ou fora dos limites urbanos ao desacelerar para a próxima vila. Nessas situações, o A6 Avant funciona apenas com o powertrain generator, tornando-o particularmente eficiente.

Um impulso de até 18 kW: A tecnologia MHEV plus apoia o veículo a combustão, por exemplo, ao arrancar no trânsito stop-and-go ou ao ultrapassar. Para isso, o powertrain generator produz um torque adicional de até 230 Nm e até 18 kW (24 cv) de potência.

Regeneração de até 25 kW: Ao desacelerar, o powertrain generator recupera energia e a devolve à bateria (regeneração) – com até 25 kW de potência. O sistema de frenagem integrado e blending-capable garante frenagem sem pressão e a melhor regeneração possível, na maioria dos casos sem o uso do freio a disco.

O sistema de 48 volts também permite o uso de um compressor de ar-condicionado acionado eletricamente. A grande vantagem aqui é que, mesmo quando o motor está desligado – por exemplo, ao desacelerar ou em um semáforo vermelho – o ar-condicionado continua funcionando em potência total, mantendo o interior em uma temperatura confortável.

Audi A6 Avant 2.0 TFSI 204 cv: A variante de entrada, com motor turbo a gasolina de quatro cilindros e 2,0 litros, possui um sistema start-stop de série para reduzir o consumo de combustível e está disponível apenas com tração dianteira. Ele entrega 204 cv e gera um torque máximo de 340 Nm. Várias modificações levaram a eficiência do motor redesenhado a um novo nível. O 2.0 TFSI usa um processo de combustão Miller modificado, especialmente vantajoso em operação de carga parcial. No ciclo Miller, as válvulas de admissão fecham cedo, o que aumenta a eficiência do motor. O 2.0 TFSI também possui um turbo com geometria variável (VTG), melhorando a resposta e a eficiência do motor de injeção direta. O VTG permite uma construção de torque mais suave e ágil em baixas rotações. O 2.0 TFSI é sempre acoplado à S tronic de sete velocidades, uma transmissão de dupla embreagem rápida e suave.

Audi A6 Avant 2.0 TDI 204 cv: O 2.0 TDI entrega 204 cv e um torque máximo de 400 Nm. Para aumentar a eficiência e o conforto, o motor é parcialmente eletrificado com a tecnologia MHEV plus e equipado com um sistema elétrico de 48 volts. A condução parcialmente elétrica e a alta recuperação de energia reduzem as emissões de carbono. O starter-alternator de 48 volts também aumenta o conforto do TDI, ligando o motor silenciosamente. O veículo responde mais rapidamente ao arrancar e é visivelmente mais ágil. O 2.0 TDI é equipado com uma transmissão de dupla embreagem e tração integral quattro ultra.

A combinação perfeita de esportividade e conforto: o chassi

O novo A6 Avant impressiona com sua condução extremamente confortável, uma qualidade particularmente evidente em viagens longas. Ele incorpora a experiência de business class como nenhum outro modelo. O A6 Avant aperfeiçoa sem esforço a síntese de esportividade e conforto, alinhada com as características típicas de direção da Audi: precisão, controle, solidez, conexão e equilíbrio – ou, em resumo, o DNA da Audi.

Os eixos dianteiro e traseiro do novo Audi A6 Avant usam um design de cinco braços, em grande parte feitos de alumínio. Dois subchassis – o dianteiro montado rigidamente e o traseiro montado hidraulicamente – conectam os braços de controle à carroceria.

Três configurações de suspensão disponíveis para os modelos do Reino Unido:

  • Suspensão padrão, projetada para ser ainda mais confortável que a do modelo anterior. É padrão na especificação Sport.
  • Suspensão esportiva, que abaixa a carroceria em 20 mm para um manuseio distintamente esportivo, presente nas especificações S line e Edition 1.
  • Suspensão a ar adaptativa com amortecimento eletronicamente controlado, que oferece ao veículo uma ampla gama de opções entre uma condução suave e confortável e um manuseio esportivo. Este é um extra opcional em toda a linha.

A suspensão a ar adaptativa opcional com amortecimento ajustável nas quatro rodas regula a altura da carroceria e a absorção de choques. Ela equilibra automaticamente a carga do veículo, mantendo-o nivelado. Em comparação com a suspensão padrão, o A6 Avant fica 20 mm mais baixo no modo normal (balanced, comfort e efficiency mode), o mesmo que com a suspensão esportiva. No modo dynamic, a altura é reduzida em mais 10 mm para uma sensação de condução esportiva. Para reduzir o arrasto, a carroceria é abaixada para o nível baixo em velocidades acima de 120 km/h, mesmo nos modos balanced e efficiency. Em contraste, a função lift eleva o A6 Avant em 20 mm acima do nível normal e agora pode ser usada até uma velocidade de 85 km/h. Essa função garante segurança e impulso mesmo em condições de condução desafiadoras, como em estradas com neve ou irregulares.

O sistema dinâmico de condução Audi drive select é usado para ajustar a direção e as configurações do trem de força. A variação entre os modos de condução foi aumentada: o manuseio no modo dynamic é visivelmente mais firme e esportivo, enquanto o modo comfort é projetado para uma condução suave e confortável em viagens longas. E, graças ao Audi assistant, a suspensão a ar adaptativa agora pode ser operada por controle de voz pela primeira vez no A6, com comandos simples como “raise the vehicle” (elevar o veículo) ou “lower the air suspension” (abaixar a suspensão a ar).

Progressivo e eficiente: tração integral quattro

No Reino Unido, o sistema de tração integral quattro ultra é padrão na variante com motor 2.0 TDI 204 cv. Ele distribui o torque de forma flexível para maximizar a eficiência, ao mesmo tempo que oferece todos os benefícios do quattro para maior segurança e dinâmica de condução. Uma embreagem multidisco controlada eletronicamente distribui o torque entre os eixos dianteiro e traseiro conforme a situação de condução exige. Para excelente eficiência de combustível, o eixo traseiro do quattro ultra é automaticamente desacoplado sob carga parcial, desde que a situação de condução permita. Ao fazer curvas dinamicamente, acelerar bruscamente ou quando o coeficiente de atrito da superfície da estrada exigir, a embreagem multidisco do sistema quattro conecta os eixos dianteiro e traseiro e distribui a força de tração de forma flexível para onde for necessária. Se você acelerar forte saindo de uma curva, a potência é distribuída mais para o eixo traseiro. Nessa situação, a distribuição de potência entre os eixos dianteiro e traseiro é de cerca de 30:70.

Perfeição: sistema de controle altamente conectado com torque vectoring por frenagem

Seja no manuseio de curvas, na dinâmica longitudinal ou na qualidade de condução, as vantagens do sistema de controle altamente conectado são perceptíveis o tempo todo. Em comparação com seu predecessor, a Audi melhorou a interação entre o controle de suspensão e os sistemas de propulsão no novo A6. O sistema integrado de controle de freio, os amortecedores controlados e o gerenciamento do motor trabalham juntos de forma ainda mais rápida e precisa. O resultado é um manuseio perfeito.

Graças ao torque vectoring por frenagem – controle de momento seletivo por roda – o novo Audi A6 Avant pode manobrar ainda melhor nas curvas. O torque vectoring monitora constantemente a situação de condução e neutraliza qualquer subviragem; quando as rodas internas da curva perdem tração, elas são levemente freadas. Devido a essa intervenção de frenagem direcionada e à diferença resultante nas forças propulsivas, a direção do Audi A6 fica mais direta e reage mais imediatamente à situação. O manuseio, portanto, é mais preciso, seguro e ágil.

Manuseio aprimorado: direção progressiva

A direção reprojetada e agora mais direta contribui significativamente para o manuseio confortável e igualmente dinâmico do novo A6 Avant. Em comparação com seu predecessor, todo o caminho do volante às rodas foi projetado para ser mais rígido. Isso inclui a barra de torção na caixa de direção, a cremalheira de direção rigidamente fixada e os suportes dos braços de controle mais firmes. A cambagem no eixo dianteiro também foi ligeiramente aumentada. No geral, essas medidas resultam em uma resposta de direção visivelmente melhorada e mais feedback da estrada, proporcionando um manuseio preciso e ágil do veículo.

O Audi A6 Avant vem de série com direção progressiva eletromecânica. A relação de direção varia dependendo do ângulo de esterçamento: em pequenos ângulos, como na estrada, a direção é mais indireta para evitar comportamentos nervosos. Em ângulos maiores, a relação se torna progressivamente mais direta, reduzindo o esforço físico necessário para dirigir no trânsito urbano e ao estacionar. Além disso, a direção progressiva proporciona uma sensação esportiva em curvas fechadas. O sistema dinâmico de condução Audi drive select pode ser usado para variar as características de direção – especificamente o peso da direção – em vários modos.

Uma estreia no A6: sistema integrado de controle de freio

O A6 usa um sistema integrado de controle de freio blending-capable (iBRS). Com essa tecnologia brake-by-wire, o pedal do freio e a hidráulica do freio são completamente desacoplados. Nas variantes com tecnologia MHEV plus, o sistema calcula se o efeito de frenagem desejado pode ser alcançado por meio da frenagem regenerativa usando o motor elétrico – ou seja, o powertrain generator – ou se os freios a disco nas rodas dianteiras e traseiras também devem ser ativados. Em uma fração de segundo, a unidade de controle calcula a pressão necessária nos freios a disco. Um pistão na hidráulica do freio então aplica a pressão necessária. A sensação do freio permanece a mesma à medida que o pedal é pressionado, com a transição entre frenagem regenerativa e a disco sendo suave e homogênea, e as forças de frenagem permanecendo constantes. Graças à atuação eletro-hidráulica, o sistema constrói a pressão do freio para as rodas com muito mais precisão e cerca de duas vezes mais rápido que um sistema de freio convencional. Quando a frenagem de emergência automática é ativada, a pressão máxima do freio é alcançada em apenas 150 milissegundos.

Conectado: infotenimento com ChatGPT

O novo A6 Avant usa o Android Automotive OS como sistema operacional para o infotenimento. O veículo atualiza todo o conteúdo por meio de over-the-air updates. É assim que a Audi garante que todos os serviços conectados permaneçam sempre atualizados. Inúmeros aplicativos de terceiros, incluindo Spotify, YouTube e serviços de notícias, podem ser baixados da Audi application store, que, assim como a interface para smartphone, é padrão. Eles são integrados diretamente ao MMI do A6 Avant – um smartphone não é necessário nem para baixar nem para usar a interface. A Audi smartphone interface transfere o conteúdo do smartphone diretamente para o sistema de infotenimento do veículo. Isso permite controlar convenientemente a navegação, telefone, música e aplicativos selecionados de terceiros por meio do display touch MMI e do sistema de controle por voz. Os smartphones podem ser carregados usando a bandeja de telefone padrão com carregamento indutivo.

Com a operação por toque melhorada e mais intuitiva, os clientes podem aproveitar ao máximo as vantagens do novo conceito de operação e exibição. Alternativamente, várias funções do veículo podem ser operadas com o controle por voz aprimorado. O Audi assistant controlado por voz fornece suporte e aprende no processo. Para responder às consultas da forma mais completa possível, o Audi assistant acessa conteúdo adicional da internet, incluindo dados meteorológicos e informações gerais. Ao se conectar ao ChatGPT (fornecido pelo Microsoft Azure OpenAI Service), os clientes podem acessar conhecimento baseado em IA usando comandos de fala cotidianos. As respostas geradas são personalizadas para cada pergunta e lidas individualmente. O Audi assistant determina automaticamente se deve executar uma função específica do veículo ou responder a uma consulta sobre um tópico

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