A Aston Martin tem o orgulho de anunciar a chegada do novo Vantage S – o Vantage mais focado em desempenho da gama de carros esportivos da Aston Martin. Com o já emocionante Vantage, focado no motorista e firmemente estabelecido como o carro esportivo de motor dianteiro líder da sua classe, o Vantage S consolida a sua posição com maior potência e uma proeza dinâmica ainda maior. Juntamente com aprimoramentos externos e internos distintos, o Vantage S estabelece uma nova referência para a aclamada gama de carros esportivos de motor dianteiro da Aston Martin.
Seguindo o recém-lançado DBX S, o Vantage S é o próximo passo no renascimento da longa tradição da Aston Martin de aplicar o sufixo ‘S’ a derivados especiais de alto desempenho de seus modelos principais. Uma convenção que começou com o Vanquish S, que fez sua estreia pública no Salão do Automóvel de Paris em 2004, seguida pelos excepcionais modelos V8 e V12 Vantage S, lançados em 2011 e 2013, respectivamente.
O CEO da Aston Martin, Adrian Hallmark, disse: “Por muitas décadas, o ilustre nome Vantage representou o melhor em desempenho, emoção e prazer de dirigir. Essas qualidades estiveram na vanguarda quando o novo Vantage foi lançado com aclamação global no ano passado. Superar essas qualidades foi o desafio e a motivação por trás do novo Vantage S. O resultado é uma nova referência no setor de carros esportivos de ultraluxo com motor dianteiro; um carro para entusiasmar os clientes apaixonados e exigentes da Aston Martin e uma demonstração vívida do talento, alcance e motivação que existem hoje na marca.”
Central para o Vantage S é uma versão atualizada do formidável motor V8 Twin-Turbo de 4.0 litros da Aston Martin. Ampliando a vantagem de desempenho da Aston Martin no setor de carros esportivos de luxo com motor dianteiro, o Vantage S agora ostenta 680 cv a 6000 rpm, com um torque máximo de 800 Nm entregue entre 3000 e 6000 rpm para uma resposta imediata em qualquer marcha.
Para aprimorar ainda mais o engajamento do motorista e a sensação de desempenho, os engenheiros da Aston Martin continuaram a refinar e calibrar o peso e a resposta do pedal do acelerador, alinhados com as características ‘S’. Ao oferecer uma resistência combinada a um mapa de acelerador drive-by-wire exclusivo para o ‘S’, e ajustado para cada um dos Modos de Condução, o Vantage S proporciona uma sensação ainda maior de conexão com todos os controles funcionando em harmonia.
Mudanças de calibração também foram feitas no conjunto motriz, com a otimização do sistema de Controle de Largada resultando em uma melhoria de 0,1 segundo no tempo de 0 a 60 mph (0 a 96 km/h), que agora é de apenas 3,3 segundos (0 a 100 km/h em 3,4 segundos) e de 0 a 200 km/h (124 mph) em 10,1 segundos. A velocidade máxima permanece inalterada na impressionante marca de 325 km/h (202 mph).
O Vantage S também se beneficia de um extenso conjunto de alterações detalhadas no hardware da suspensão do novo Vantage, nos coxins do conjunto motriz e no software de controle para proporcionar maior agilidade, juntamente com melhorias na sensibilidade, no engajamento do motorista e na estabilidade.
Embora os engenheiros de chassi da Aston Martin estivessem determinados a extrair mais agilidade e aderência dianteira da plataforma Vantage, eles também se concentraram em garantir que esses avanços não viessem à custa do conforto e do refinamento.
Ajustes de hardware e mudanças de calibração de software nos amortecedores adaptativos Bilstein DTX trouxeram maior sensibilidade e resposta da dianteira, enquanto a rigidez do suporte da mola traseira foi reduzida para equilibrar a compressão e o retorno, melhorando a qualidade da condução em baixa velocidade. Uma redução de 10% na rigidez do coxim da transmissão traz refinamento adicional ao controlar o movimento do conjunto motriz em relação à carroceria e ao chassi, permitindo que o veículo respire em harmonia com a estrada.
Ganhos adicionais em precisão e conexão da direção foram alcançados montando o subchassi traseiro diretamente na carroceria, em vez de usar buchas de borracha. Finalmente, para maximizar os benefícios combinados dessas mudanças de hardware e software, as configurações de cambagem, convergência e cáster da suspensão foram aprimoradas para aguçar a resposta, melhorar a aderência dianteira sob altas cargas laterais e ajustar precisamente o equilíbrio dinâmico geral. O resultado é um carro com um apetite emocionante por curvas, apoiado por uma estabilidade inabalável.
Visualmente, o Aston Martin Vantage S tem a aparência à altura de sua proeza de desempenho, graças a características distintas que combinam uma forma de design impecável com uma função que realmente melhora o desempenho.
Na frente, o novo Aston Martin Vantage S é identificado por novas lâminas de capô montadas centralmente. Com acabamento em preto brilhante ou fibra de carbono Twill 2×2, essas saídas de ar não apenas proporcionam um caráter de design mais assertivo, mas também otimizam a extração de ar quente do motor V8 configurado em ‘V quente’.
A designação do modelo é restrita a discretos, porém marcantes, emblemas com a assinatura ‘S’ nos para-lamas dianteiros. Cada um feito à mão, o ‘S’ forjado em latão é uma verdadeira joia automotiva; o ‘S’ é preenchido com esmalte de vidro vermelho, com o contorno do emblema cromado em cromo brilhante ou escuro para combinar com a cor das asas da Aston Martin especificadas pelo cliente.
Garantindo que o Vantage S seja tão instantaneamente reconhecível pela traseira quanto pela dianteira, um spoiler de largura total na tampa do porta-malas é o indicador mais explícito do foco aguçado da marca no desempenho. Não apenas para assertividade no design visual, o novo spoiler traseiro aumenta a força descendente (downforce) traseira em 44 kg na velocidade máxima (Vmax), contribuindo significativamente para os 111 kg totais de downforce na Vmax. O novo spoiler foi usado para ajustar a aerodinâmica do Vantage S, adicionando estabilidade e garantindo que o equilíbrio geral da força descendente seja direcionado para a dianteira, a fim de gerar uma resposta excepcional nas curvas e manter um alto nível de aderência. Atualizações adicionais na parte inferior da carroceria compõem os 67 kg adicionais de downforce na Vmax, incluindo a adição de um novo defletor de ar dianteiro e aletas venturi dianteiras.
O Vantage S também pode ser especificado com uma roda exclusiva de 21 polegadas com raios em Y em preto acetinado e um grafismo de roda vermelho, continuando a vincular os detalhes vermelhos sinônimos da marca ‘S’, elegantemente combinados com uma pinça de freio pintada em bronze contrastante.
O Aston Martin Vantage S continua com detalhes exclusivos ‘S’ no interior do carro, com um interior exclusivo em Alcantara® e couro ‘Accelerate’ como padrão, com acabamentos em fibra de carbono twill 2×2 acetinado. Maximizando sua aparência esportiva e oferecendo uma modesta economia de peso em relação ao Vantage, este interior captura perfeitamente a essência do ‘S’.
Assim como os emblemas exteriores incorporam o artesanato, o interior do Vantage S é orgulhosamente adornado com logotipos ‘S’ bordados na mesma cor no painel superior do ombro dos assentos. Com quase 2.500 pontos individuais e mais de 16 metros de linha, cada ‘S’ não deixa dúvidas sobre o compromisso com o luxo total e o desempenho em todos os modelos Aston Martin S.
Complementando o sufixo ‘S’, as icônicas asas da Aston Martin também são bordadas nos encostos de cabeça. Uma técnica inédita na indústria, que utiliza tanto alto quanto baixo relevo, também é uma opção disponível para os clientes, aplicando extrema pressão (1,5 toneladas) e calor para esculpir as asas no couro com precisão impecável, criando um detalhe sutil, mas belo. Além disso, a designação ‘S’ aparece tanto nas soleiras das portas quanto na placa de inspeção final do compartimento do motor.
O Aston Martin Vantage S também oferece aos clientes um pacote opcional de interior exclusivo para destacar ainda mais seu prestígio como o mais esportivo de todos os modelos Vantage; uma escolha de acabamento anodizado em vermelho ou prata para o seletor giratório de modo de condução em metal serrilhado, criando uma peça central ousada na cabine. O seletor combina com a cor do cinto de segurança, do debrum contrastante, da costura contrastante e do bordado do encosto de cabeça para criar um fluxo de destaques coesos por todo o interior.
Para clientes que desejam mergulhar em ainda mais luxo, o interior Inspire Sport está disponível com couro semi-anilina completo ou couro semi-anilina e Alcantara®, em opções monocromáticas e bicolores. Estes interiores totalmente novos apresentam um acolchoado em chevron decrescente, rodeado por perfurações localizadas, dando uma impressão inconfundível de velocidade.
Marcando sua estreia dinâmica global, o Vantage S será visto subindo a famosa colina no Goodwood Festival of Speed de 2025 neste fim de semana. Realizado na propriedade de Goodwood todo mês de julho, o Festival da Velocidade é um destaque da temporada de verão britânica, atraindo entusiastas do automobilismo de todo o mundo.