A Ferrari revelou seu mais recente carro esportivo, a Ferrari 849 Testarossa. O carro, que substitui a SF90 Stradale na gama, é uma berlinetta superesportiva híbrida plug-in equipada com três motores elétricos juntamente com o V8 biturbo central-traseiro, entregando um total de 1050 cv, 50 a mais que o carro que substitui.
A Ferrari 849 Testarossa assume seu lugar no topo da gama da Ferrari graças ao seu desempenho, sua capacidade de emocionar o motorista sem nunca comprometer o conforto de condução ou o refinamento interior, bem como seu design futurista, mas profundamente enraizado na história. Este carro foi concebido para os clientes mais exigentes; aqueles que desejam o melhor de uma Ferrari. É também a razão para o retorno de um nome lendário na história de Maranello, Testa Rossa, que foi usado pela primeira vez no 500 TR em 1956.
O coração da Ferrari 849 Testarossa gira em torno de seu motor de combustão interna de oito cilindros biturbo. A unidade foi completamente re-projetada para atingir novos picos de desempenho (uma notável potência máxima de 830 cv) e é combinada com um sistema híbrido avançado derivado da inigualável experiência da Ferrari no automobilismo.
[IMAGEM: Vista frontal da Ferrari 849 Testarossa em uma estrada sinuosa. Alt Text: Vista frontal da nova Ferrari 849 Testarossa.]
Trem de Força: A Combinação Híbrida de 1050 cv
A Ferrari 849 Testarossa está equipada com um sistema híbrido plug-in (PHEV) que consiste no motor V8 biturbo de 830 cv combinado com três motores elétricos, uma bateria de alta voltagem e um inversor que, juntos, entregam uma potência total de 220 cv. Este sistema eleva a potência total do trem de força para 1050 cv, um recorde absoluto para uma Ferrari de produção.
Motor de Combustão Interna V8 Biturbo
O motor de combustão interna (código de projeto F154FC) é a versão mais recente do premiado V8 biturbo da Ferrari. Ele produz 830 cv com uma potência específica de 208 cv/l, marcando um aumento de 50 cv em comparação com a iteração anterior. Um novo e maior turbocompressor foi adotado, com rolamentos de baixa fricção e um inovador escudo térmico para melhorar o gerenciamento térmico.
Motores Elétricos e Sistema Híbrido
O modelo adota uma arquitetura PHEV derivada da SF90 Stradale [Link Interno: Leia nossa análise da Ferrari SF90 Stradale]
, combinando o V8 com três motores elétricos para uma potência total de 220 cv. Dois deles estão no eixo dianteiro e compõem o sistema RAC-e (regulador eletrônico de configuração de curva), enquanto o terceiro, o MGU-K, está posicionado no eixo traseiro, derivado diretamente da Fórmula 1. No modo eDrive, o carro pode percorrer até 25 km apenas com propulsão elétrica.
Um Som Inconfundível
A Ferrari 849 Testarossa introduz uma nova dimensão sônica que reflete a essência do carro, com um caráter poderoso e puro. O timbre do novo V8 turbo foi otimizado para garantir uma assinatura acústica reconhecível em todas as condições, com o nível de som aumentado em todas as velocidades para uma experiência imersiva. A nova estratégia de troca de marchas, herdada da SF90 XX Stradale, foi revisada para gerar um som ainda mais emocionante durante as trocas em condução agressiva.
[IMAGEM: Detalhe do sistema de escapamento da Ferrari 849 Testarossa. Alt Text: Detalhe do escapamento da Ferrari 849 Testarossa.]
Aerodinâmica Inspirada nas Pistas
O design aerodinâmico da Ferrari 849 Testarossa foi focado em otimizar o desempenho térmico e aumentar a força descendente (downforce), inspirando-se em ícones como a 512 S e a FXX-K. O carro gera uma carga total de 415 kg a 250 km/h, um aumento de 25 kg em comparação com a SF90 Stradale, enquanto o desempenho de refrigeração melhora em 15%.
O assoalho dianteiro foi completamente redesenhado, e a traseira adota uma arquitetura de cauda dupla que, junto ao spoiler ativo, otimiza o fluxo de ar e a estabilidade.
Dinâmica do Veículo e Tecnologia de Controle
A dinâmica do veículo foi desenvolvida para melhorar o desempenho absoluto, sua consistência e acessibilidade. O projeto focou no aumento da potência, aderência dos pneus, eficiência do sistema de frenagem e na evolução dos controles eletrônicos através do sistema digital Ferrari Integrated Vehicle Estimator (FIVE).
O sistema ABS Evo, por exemplo, usa as estimativas do FIVE para otimizar a distribuição de frenagem, permitindo uma frenagem mais tardia, forte e repetível do que a da SF90 Stradale.
Estilo e Design: O Futuro com Raízes no Passado
Desenvolvida pelo Centro de Estilo da Ferrari, a 849 Testarossa revoluciona a forma da SF90, com uma linguagem arquitetônica e futurista inspirada nos Protótipos Esportivos dos anos 1970. A lateral é dominada por uma porta com modelagem tridimensional, enquanto a traseira apresenta um design de cauda dupla inspirado na 512 S.
Interior Focado no Motorista
O interior é uma síntese entre o layout de uma berlinetta e o cockpit de um monolugar. O painel apresenta um efeito flutuante e o novo seletor de marchas inspirado no F80. O novo volante integra funções digitais e analógicas, concentrando todos os controles ao redor do motorista.
Ficha Técnica – Ferrari 849 Testarossa
- Motor: V8 Biturbo + 3 Motores Elétricos (Híbrido Plug-in)
- Potência Máxima: 1.050 cv
- Potência Motor a Combustão: 830 cv @ 7.500 rpm
- Torque Máximo: 842 Nm @ 6.500 rpm
- Peso Seco: 1.570 kg
- Relação Peso/Potência: 1,5 kg/cv
- Velocidade Máxima: >330 km/h
- 0-100 km/h: <2,3 s
- 0-200 km/h: 6,35 s
- Tempo em Fiorano: 1′ 17″ 500