A Porsche expande a linha de seu sedan esportivo 100% elétrico com a chegada do Taycan Turbo GT e do Taycan Turbo GT com pacote Weissach. Este último, projetado especificamente para as pistas, remove os bancos traseiros para otimizar ainda mais a relação peso-potência. Em seu pico, ambos os modelos entregam uma potência impressionante de mais de 1.100 cv.
Combinando construção ultraleve, medidas aerodinâmicas avançadas e um novo inversor de pulso mais eficiente no eixo traseiro, estes esportivos GT elétricos estabelecem um novo padrão em dinâmica de condução. As primeiras unidades começaram a ser entregues aos clientes na primavera de 2024.
Um Vencedor de Recordes Antes Mesmo do Lançamento
O Taycan Turbo GT com pacote Weissach já nasceu fazendo história. Em 23 de fevereiro de 2024, ele conquistou o título de carro elétrico de série mais rápido no circuito de Laguna Seca, na Califórnia. O piloto de desenvolvimento da Porsche, Lars Kern, cravou o tempo de 1:27.87 min, uma volta mais rápida que qualquer outro piloto já havia conseguido com um carro elétrico homologado para as ruas.
Pouco antes, uma versão de pré-produção do mesmo modelo estabeleceu um novo recorde para sua categoria em Nürburgring. Com Kern ao volante, o tempo na Nordschleife foi de 7:07.55 min — impressionantes 26 segundos mais rápido que o recorde anterior estabelecido em 2022 por um Taycan Turbo S. Este tempo não só é o recorde atual para carros elétricos de produção, mas também torna o Turbo GT o quatro portas mais rápido do circuito, independentemente do tipo de motorização.
Attack Mode: Potência Extra para a Pista
Uma das inovações mais empolgantes é o Attack Mode. Inspirado na função push-to-pass dos carros de Fórmula E da Porsche, ele libera até 120 kW (163 cv) de potência adicional por 10 segundos com o simples toque de um botão.
- Ativação Intuitiva: Pode ser acionado por um botão no volante ou pela borboleta direita, facilitando o uso com luvas de corrida e sem tirar as mãos da direção.
- Feedback Visual: Um contador regressivo no painel de instrumentos e anéis animados no velocímetro indicam quando o modo está ativo.
- Foco na Performance: Oferece 50 kW a mais de potência que a função push-to-pass dos outros modelos Taycan, sendo otimizado para o uso em circuitos.
Trem de Força e Eletrônica de Potência Aprimorados
Os novos modelos Turbo GT levam a performance do Taycan a um novo patamar, graças a um trem de força aprimorado e um novo motor no eixo traseiro.
Equipados com um inversor de pulso mais potente, ambos os carros possuem 789 cv (580 kW) de potência contínua. Com o Launch Control, a potência de pico (overboost) sobe para 1.033 cv (760 kW), podendo chegar a 1.108 cv (815 kW) por dois segundos.
Números de Performance:
- 0 a 100 km/h: 2,3s (Turbo GT) / 2,2s (com pacote Weissach)
- 0 a 200 km/h: 6,6s (Turbo GT) / 6,4s (com pacote Weissach)
- Torque Máximo: Até 1.340 Newton-metros (Nm)
- Autonomia (WLTP): Até 555 km
O componente chave para esse desempenho é o inversor de pulso no eixo traseiro, que utiliza carboneto de silício como material semicondutor para reduzir perdas e aumentar a eficiência. Com uma corrente máxima de 900 amperes, ele entrega significativamente mais potência e torque que o inversor de 600 amperes do Taycan Turbo S.
Construção Leve e Chassi Otimizado
A Porsche reduziu o peso do Taycan Turbo GT em até 75 kg em comparação com o Taycan Turbo S, utilizando materiais inteligentes:
- Fibra de Carbono (CFRP): Usada nos acabamentos das colunas B, capas dos retrovisores, saias laterais e nos bancos concha.
- Suspensão Porsche Active Ride: Vem de série com uma calibração específica para GT, garantindo uma conexão perfeita com a pista.
- Rodas e Pneus: Rodas forjadas leves de 21 polegadas com pneus de verão de alta performance.
- Freios de Cerâmica (PCCB): O sistema foi otimizado para peso, reduzindo mais de 2 kg de massa não suspensa e rotativa, o que melhora a dinâmica e a performance. As pinças de freio são pintadas na cor exclusiva Victory Gold.
Aerodinâmica e Design Exterior Exclusivos
O Taycan Turbo GT possui um spoiler dianteiro com aeroblades e um spoiler traseiro adaptativo com um Gurney flap em fibra de carbono de alto brilho. Faróis Matrix LED são de série, com a opção de upgrade gratuito para HD Matrix LED.
Seis cores externas estão disponíveis, incluindo as novas e exclusivas Pale Blue Metallic e Purple Sky Metallic, reservadas para o Turbo GT por um ano.
Interior Focado no Piloto
O interior combina materiais esportivos como Race-Tex com acabamentos em couro preto. Os bancos concha integrais feitos de carbono vêm de série, com o logotipo Turbo GT bordado nos encostos de cabeça. O volante esportivo GT possui uma marcação de 12 horas, e o pacote Sport Chrono vem incluído.
Pacote Weissach: Foco Total na Performance
Para quem busca o máximo desempenho em pista, o pacote Weissach eleva o Taycan Turbo GT a um novo patamar.
- Velocidade Máxima: Atinge 305 km/h (contra 290 km/h da versão padrão).
- Redução de Peso Adicional: Elimina cerca de 70 kg extras ao remover equipamentos não essenciais para a pista, como:
- O sistema de bancos traseiros (substituído por um painel de carbono).
- O relógio analógico do pacote Sport Chrono.
- Tapetes e parte do material de isolamento.
- Alto-falantes traseiros.
- Aerodinâmica Avançada: Inclui um novo difusor dianteiro e uma asa traseira fixa em fibra de carbono, que gera até 220 kg de downforce.
Preços na Europa
Na Alemanha, os preços para o Taycan Turbo GT e o Taycan Turbo GT com pacote Weissach partem de €240.000 (incluindo 19% de impostos locais).