A Automobili Lamborghini apresentou o Temerário, o novo supercarro esportivo equipado com um motor híbrido V8 biturbo que redefine os conceitos de desempenho, prazer de dirigir e conforto. O Temerário é o segundo modelo da linha de Veículos Eletrificados de Alto Desempenho (HPEV) da Lamborghini, após o Revuelto, e completa a hibridização da linha de Sant’Agata Bolognese, após o lançamento do Urus SE no mercado.
Estrela da Monterey Car Week 2024, o Temerário se apresenta como o novo ponto de referência no segmento de supercarros, graças ao desempenho imbatível. O novo motor híbrido combina um motor V8 biturbo totalmente novo com três motores elétricos, fornecendo uma potência total de 920 CV. O motor V8 biturbo foi projetado e desenvolvido do zero em Sant’Agata Bolognese e é o primeiro e único motor de supercarro de produção capaz de atingir 10.000 rpm. O desempenho é uma revelação absoluta: velocidade máxima de mais de 340 km/h (210+ mph), de 0 a 100 km/h (0-62 mph) em apenas 2,7 segundos.
“O Temerário é um verdadeiro ‘fuoriclasse’: um carro em uma liga própria, um veículo extraordinário e inovador tanto do ponto de vista técnico quanto estilístico”, diz Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini. “Todo novo Lamborghini deve superar seus predecessores em termos de desempenho, ao mesmo tempo em que se torna mais sustentável do ponto de vista das emissões. Com o Temerário, completamos um capítulo fundamental na estratégia de eletrificação incluída em nosso plano Direzione Cor Tauri: agora também somos a primeira marca de automóveis de luxo a oferecer uma linha completamente híbrida.”
Com o Temerário, a Lamborghini também alcançou novos patamares em termos de eficiência aerodinâmica, combinados com detalhes e linhas estilísticas que representam um novo marco no design da marca. O chassis em alumínio, totalmente novo, graças ao uso de uma liga de alta resistência e ultra-leve, aumenta significativamente a rigidez torcional e contribui para uma excelente dinâmica de condução.
O chassis oferece excelente conforto para os passageiros e maior espaço: o Temerário é um supercarro que expressa seu pleno potencial na pista, oferecendo mais espaço para passageiros e bagagens do que qualquer outro veículo em seu segmento.
O Temerário também proporciona a experiência multimídia mais avançada da história da Lamborghini, graças à introdução do sistema Lamborghini Vision Unit, que oferece acesso a novas funções e aplicativos que permitem aos usuários reviver e compartilhar suas experiências de direção na pista e na estrada.
POWERTRAIN
O coração de um Lamborghini sempre foi seu sistema de propulsão. Com o novo Temerário, a Lamborghini adotou uma abordagem totalmente nova, com vários anos de desenvolvimento, entregando um powertrain de supercarro sem precedentes, composto por um motor de combustão interna biturbo de alta rotação combinado com três motores elétricos. “Queríamos desenvolver um motor esportivo de alto desempenho incomparável que combina o melhor de dois mundos: um motor de combustão emocional baseado em um V8 biturbo e uma eletrificação voltada para o desempenho. Nosso conceito de incorporar três motores elétricos com um motor a combustão garante aceleração instantânea, vetorização de torque e recuperação de energia. Com o Temerário, estamos redefinindo o segmento”, diz Rouven Mohr, Diretor Técnico da Lamborghini. “O Temerário está em uma liga própria, em termos de soluções de engenharia e desempenho.”
O novo powertrain é parte integrante do segundo supercarro da Lamborghini na linha de Veículos Eletrificados de Alto Desempenho (HPEV). O primeiro objetivo foi alcançar a maior potência e torque possível, ao mesmo tempo oferecendo a resposta de um motor clássico de alta rotação aspirado naturalmente. Portanto, apenas componentes de alto desempenho são utilizados no sistema de propulsão: o novo motor V8 biturbo de 4,0 litros tem uma potência específica de 200 CV por litro e trabalha em conjunto com um motor elétrico de fluxo axial refrigerado a óleo, totalmente integrado na carcaça do V8. A propulsão é suportada por dois motores elétricos no eixo dianteiro.
“Combinando um V8 biturbo de alta rotação com três motores elétricos do tipo fluxo axial, estamos adotando uma abordagem muito sofisticada que nunca foi vista antes na produção em série e o resultado impressionará os fãs da Lamborghini em todo o mundo – Com esta máquina de adrenalina, estamos nos catapultando para um novo paradigma de supercarros”, continua Mohr. Essa linearidade e progressão, com características de alta rotação, que antes eram possíveis apenas com motores aspirados naturalmente, agora oferece alto torque com altas rotações de motor, graças aos turbocompressores.
O novo motor com a designação interna L411 agora é um dos motores mais poderosos do segmento. O V8 biturbo entrega sua potência máxima de 800 CV entre 9.000 e 9.750 rpm e 730 Nm de torque entre 4.000 e 7.000 rpm. O motor elétrico, na posição P1 (entre o motor V8 e a caixa de câmbio), garante uma resposta imediata a partir de baixas rotações do motor e continua de forma consistente através das trocas de marchas, atuando como um “preenchedor de lacunas de torque” e melhorando a resposta transitória, dando a sensação de progressão linear e ilimitada até 10.000 rpm. Graças aos dois grandes turbocompressores, a eficiência e o desempenho são aumentados nas altas velocidades. Estes estão localizados compactamente no “V” do motor como um “hot V8” para otimizar o empacotamento e o gerenciamento térmico. O V8 biturbo pode alcançar até 10.000 rotações por minuto: a pressão máxima do turbocompressor é de 2,5 bar (abs). As turbinas são controladas por um wastegate elétrico e um sensor de velocidade da roda. A Lamborghini projetou caixas de filtro de ar com cartuchos tubulares, tornando-os extremamente compactos para criar mais espaço e se tornarem ainda mais eficientes.
No coração da carcaça do virabrequim está um virabrequim de plano plano com um ângulo de 180 graus entre os cotovelos do virabrequim. Este virabrequim, tipicamente usado em motores de corrida, garante um comportamento fluidodinâmico otimizado devido à ordem de ignição uniforme em comparação com o virabrequim de plano cruzado e um som de engajamento único. As bielas de titânio reduzem as massas rotativas e oferecem excelentes propriedades materiais em termos de resistência e leveza, reduzindo o peso. O material de fundição do motor é composto por A357+Cu, o mesmo usado em aplicações de automobilismo.
Os seguidores de dedo particularmente robustos e confiáveis, cobertos por DLC (Diamond Like Carbon), podem suportar velocidades de até 11.000 rotações por minuto – uma faixa antes reservada para motores de corrida em competições. Também é aqui que os engenheiros se inspiraram para o layout do motor. Como é usual no automobilismo, a maioria das unidades auxiliares está localizada de um lado, incluindo as duas bombas de água para o intercooler e o resfriamento do motor, bem como a válvula de barril controlada eletronicamente para controle fino de temperatura.
As bombas de óleo e água, dispostas em série no lado direito do motor, são acionadas até uma velocidade específica da bomba de 7.800 rpm. Os engenheiros integraram o tanque de óleo em um lado do motor, que funciona segundo o princípio de cárter seco com bombas de escovamento de cinco estágios. Como resultado, a unidade de propulsão é plana e se posiciona mais baixa no Temerário, abaixando o centro de gravidade do veículo, enquanto melhora suas características de manuseio. Um sistema de resfriamento de água redesenhado garante um regime de temperatura equilibrado. O resfriamento interno das cabeças dos cilindros foi refinado de forma extrema utilizando a tecnologia de impressão 3D para o núcleo de fundição, permitindo um resfriamento uniforme da câmara de combustão e alta resistência ao detonação. A injeção direta de combustível atomiza o combustível de forma extremamente fina nas oito câmaras de combustão a até 350 bar, garantindo uma combustão rápida e limpa.
As características de um motor naturalmente aspirado com uma rotação suave, com a entrega de potência de um motor turbo em combinação com os motores elétricos, são únicas tanto no funcionamento quanto no som. A Lamborghini conseguiu desenvolver um novo V8 biturbo que combina a pronunciada linearidade do desenvolvimento de rotação do anterior V10 naturalmente aspirado da Lamborghini, com a enorme potência e torque de um motor turbo moderno. Em conjunto com os três motores elétricos, a potência total do sistema é impressionante, com 920 CV / 676 kW.
Som do Motor
A Lamborghini investiu considerável esforço técnico no desenvolvimento de uma experiência auditiva única e inconfundível a partir do novo sistema de propulsão do Temerario. Garantindo um som altamente emocional e um retorno sensorial inconfundivelmente Lamborghini.
“Com o V8 biturbo, a amplitude e a frequência do som aumentam à medida que a rotação do motor sobe, e graças ao virabrequim plano, vibrações sutis sublinham a potência da propulsão, dependendo da rotação do motor. Para os ocupantes, a viagem no Temerario é uma experiência incrível para todos os sentidos. Os motoristas serão excitados pelo poderoso som Lamborghini e sentirão seu caráter inconfundível com todos os sentidos”, diz Mohr.
A complexidade técnica dessa paisagem sonora especial é imensa. Para garantir que o crescendo até 10.000 rpm forneça um som emocional e esportivo, a Lamborghini integra várias medidas técnicas e as enriquece com efeitos de modulação de alta frequência.
Uma conexão especial entre os bancos do motor aprimora o efeito sonoro da unidade de potência de acordo com a rotação do motor. Dependendo do modo de condução, a caixa de silenciador e a válvula de escape do V8 biturbo atuam na faixa de baixas rotações para melhorar o conforto acústico. Ao mesmo tempo, os diferentes modos de condução são claramente diferenciados por meio de ajustes acústicos.
Um sistema de escape que vai do coletor aos canos de escape também enfatiza acusticamente os processos de combustão do motor. A Lamborghini garante um som claro e limpo graças ao roteamento suavizado dos tubos. A altura e a posição ao longo do eixo transversal dos canos de escape ainda focam a nitidez do motor com um componente de alta frequência, ressaltando sua potência.
Além disso, a Lamborghini projetou os suportes do motor e a carroceria de forma que a propulsão tenha um caráter de virabrequim plano, que pode ser sentido pelo motorista em altas rotações do motor e sob carga total. Graças ao virabrequim plano, em que os pinos de manivela estão a um ângulo de 180 graus, o V8 biturbo produz vibrações sutis.
A Lamborghini torna a amplitude dessas vibrações mais pronunciada em altas rotações, o que aumenta a impressão geral de velocidade e potência em altas rotações. Os engenheiros de som também conseguem transportar a acústica esportiva e agradável para o interior e, ao mesmo tempo, enfatizar as frequências desejadas por meio de partes e painéis de carroceria leves. As vibrações leves transmitidas ao chassi proporcionam uma experiência sensorial abrangente, além da emocionante trilha sonora. À medida que a rotação do motor aumenta, as vibrações do assento se intensificam, especialmente nas rotações mais altas de até 10.000 rpm: uma faixa de velocidade antes conhecida apenas no automobilismo.
Além disso, um simposador de som adicional emite ondas acústicas para o interior, criando uma experiência auditiva imersiva em cada modo de condução.
A Lamborghini também projetou uma paisagem sonora completamente diferente para os diferentes modos de condução: Città, Strada, Sport e Corsa. No modo Città, a Lamborghini oferece um alto nível de conforto com um som especial da unidade de propulsão elétrica. A composição proporciona uma experiência de audição suave e agradável em ambientes urbanos. No modo Città, o Temerario é livre de emissões e silencioso.
No modo Strada, para estradas rurais e autoestradas rápidas, os ocupantes desfrutam de uma experiência de som V8 biturbo confortável e homogênea, com frequências distribuídas de maneira uniforme, sem picos agudos ou estalidos, para um prazer de condução esportivo e discreto. Nos modos Sport e Corsa, a Lamborghini amplifica os harmônicos de segunda e quarta ordens de um motor V8 de quatro tempos e as harmônicas de admissão de ar, criando uma experiência auditiva emocionante e poderosa. A velocidades de até 10.000 rpm, o motor não entrega apenas uma potência incrível de até 920 CV, mas também um som inimitável – um novo som Lamborghini de uma nova geração.
Três motores elétricos para apoio
A nova unidade de propulsão incorpora três motores elétricos. Com 110 kW de potência cada, os motores elétricos são parte integrante da estratégia da unidade de propulsão. Dois motores elétricos de fluxo axial resfriados a óleo, com uma potência máxima total de 220 kW e até 2.150 Nm de torque (a potência contínua é 60 kW), acionam o eixo dianteiro quando necessário para alcançar tração integral. O eixo dianteiro elétrico pesa apenas 73 quilos, e cada motor elétrico pesa apenas 15,5 quilos.
Um grande desafio foi projetar a unidade de propulsão para ser o mais compacta possível. Para alcançar isso, os engenheiros integraram o motor elétrico na carcaça do V8 biturbo, diretamente, sem um embreagem intermediária. Isso elimina qualquer atraso do turbo, por menor que seja, em qualquer rotação, fornecendo 300 Nm de torque. Toda a unidade de propulsão elétrica está compactada entre o motor de combustão e a transmissão de dupla embreagem. Este motor elétrico também funciona como um motor de arranque e gerador trifásico.
Além disso, os dois motores elétricos no eixo dianteiro também melhoram a potência e podem transformar o novo Temerario em um supercarro totalmente elétrico. Dessa forma, a Lamborghini reduz as emissões de CO2 em até 50% em comparação com o Huracán.
Bateria
O Lamborghini Temerario é equipado com um conjunto de baterias de íons de lítio de alta potência específica (4500 W/kg) situado dentro do túnel central, mantendo o centro de gravidade do carro o mais baixo possível e garantindo uma distribuição de peso otimizada. A bateria é protegida por uma camada estrutural inferior e está conectada aos motores elétricos dianteiros, ao motor elétrico traseiro e a uma unidade de recarga integrada.
O conjunto de baterias tem 1550 mm de comprimento, 301 mm de altura e 240 mm de largura, contendo células em bolsa com uma capacidade total de 3,8 kWh. Quando a carga cai para zero, pode ser recarregada usando corrente alternada doméstica comum e corrente de coluna de carga até 7 kW de potência, recarregando completamente em apenas 30 minutos. Também pode ser recarregada sob frenagem regenerativa a partir das rodas dianteiras ou diretamente do motor V8.
Graças ao e-axle, o Temerario incorpora o sistema Lamborghini Dinamica Veicolo (LDV) 2.0. O vetor de torque elétrico aumenta a agilidade do carro em curvas estreitas, bem como sua estabilidade em curvas de alta velocidade, distribuindo o torque de forma otimizada para cada roda. Ao contrário dos sistemas convencionais, o novo vetor de torque intervém nos freios apenas quando estritamente necessário, para maximizar a eficiência e garantir um estilo de direção mais natural, além de um nível ainda maior de desempenho. Ao frear, o e-axle e o motor elétrico traseiro contribuem para a desaceleração, reduzindo o estresse nos freios enquanto recarregam a bateria.
Transmissão de dupla embreagem
As marchas do segundo superesportivo da Lamborghini na categoria de Veículos Eletrificados de Alta Performance (HPEV) são trocadas por uma transmissão de dupla embreagem (DCT) de oito marchas, instalada transversalmente atrás do V8. A transmissão compacta de design novo atende a todos os requisitos de uma unidade de propulsão tão potente.
Para economizar espaço de instalação e peso, o layout não é um DTC padrão. Um eixo oco adicional é utilizado para compartilhar os mesmos sincronizadores para diferentes caminhos de torque das marchas. Sem componentes elétricos, o novo DCT pesa menos que a transmissão de sete marchas do Huracán e alcança tempos de troca de marcha mais rápidos. Com 560 milímetros de comprimento, 750 milímetros de largura e apenas 580 milímetros de altura, o novo DCT também permanece extremamente compacto.
A Lamborghini instalou a nova transmissão de oito marchas atrás do V8 biturbo. Isso cria espaço suficiente no túnel central para a bateria de lítio que alimenta os motores elétricos. Outra vantagem é que esse layout técnico otimiza a distribuição de peso do Temerario e garante uma distância entre eixos compacta para dinâmicas de direção ideais e manuseio equilibrado.
Com a nova transmissão de dupla embreagem de oito marchas, os motoristas experimentam tempos de troca de marcha extremamente rápidos, mesmo com um estilo de direção muito esportivo e no dia a dia. As reduções contínuas de marchas, em particular, são fáceis: ao frear e simultaneamente pressionar e segurar a alavanca de troca à esquerda, a transmissão reduz as marchas sequencialmente, permitindo que o motorista sinta e ouça a troca de marcha. A oitava marcha com relação longa reduz a rotação do motor, o que ajuda a otimizar o consumo de combustível e melhora a dirigibilidade em velocidade de cruzeiro. A transmissão do Temerario foi equipada com um sistema mecânico de marcha à ré.
DESIGN
Corajoso, inesperado e autenticamente Lamborghini: com o Temerario, o Lamborghini Centro Stile criou um novo e inimitável superesportivo que abre um novo capítulo no DNA do design da Lamborghini, seguindo um novo estilo com sua própria identidade essencial e icônica. O novo design cria sua própria identidade essencial e icônica.
“O Lamborghini Temerario marca definitivamente um novo marco na nossa linguagem de design. Chamamos de ‘essencial e icônico’, com maior atletismo em suas superfícies. À primeira vista, é um superesportivo purista, futurista e, ainda assim, fascinante, com suas proporções compactas e ágeis, a nova assinatura luminosa hexagonal, o design ‘Feel like a pilot’ no interior e suas linhas afiadas que enfatizam o novo trem de força híbrido e suas dinâmicas de direção divertidas. Oferecemos uma visão clara do novo motor V8 biturbo: o coração emocional do carro e uma fonte inovadora de potência”, diz Mitja Borkert, Diretor de Design da Automobili Lamborghini.
O design do novo carro aponta para o futuro dos lendários supercarros de motor central da Lamborghini, enquanto as formas do carro permanecem puras, atléticas e bem definidas. Com um design completamente novo e um novo conceito de propulsão, o Temerario carrega uma conexão com seus lendários predecessores, enquanto sua nova persona é caracterizada por redução, clareza, precisão e reconhecibilidade. “Criamos uma experiência estilística elevada com o Temerario: começamos do zero para combinar design e dinamismo em proporções compactas, testemunhando que este é um verdadeiro superesportivo Lamborghini projetado para prazer de condução diário e diversão na pista”, explica Borkert.
Exteriores
À primeira vista, o Temerario revela o DNA da Lamborghini em sua típica silhueta Lamborghini: linhas claras e puristas, balanços curtos e compactos, aerodinâmica integrada e um ousado nariz de tubarão.
A linguagem de design da Lamborghini evoluiu para criar uma nova assinatura hexagonal de Luz Diurna (DRL), tornando-a fortemente reconhecível e identificável de longe. O conceito hexagonal pode ser encontrado como o tema principal do design por todo o carro: na carroceria principal, nas entradas de ar laterais, nas luzes traseiras e no notável tubo de escape hexagonal. “Essa única assinatura luminosa hexagonal garante um alto valor de reconhecimento dentro da gama Lamborghini e também é claramente identificável à distância”, enfatiza Borkert. O paradigma geométrico hexagonal tem sido um dos símbolos mais reconhecíveis da Lamborghini desde a década de 1960.
As luzes diurnas hexagonais, que incorporam um túnel de ar, fazem parte da filosofia de design de incorporar luzes dentro do conceito aerodinâmico. Além disso, os canais de ar posicionados abaixo dos faróis melhoram o desempenho aerodinâmico e o resfriamento do sistema de frenagem dianteiro de alto desempenho para maior eficiência.
Os designers do Temerario combinam elementos da aviação com uma muscularidade visceral que começa na frente. O design é caracterizado por superfícies atléticas bem formadas e uma cabine que se estreita em direção aos tubos de escape hexagonais. A ponta do capô domina toda a frente com um forte e marcante design de nariz de tubarão: um símbolo de bravura e velocidade. Os faróis afiados e elegantes são ligeiramente sobrepostos pelo capô, inspirados no mundo das motocicletas esportivas. As lâminas orientadoras de ar conectam o spoiler dianteiro baixo ao capô, enquanto as aletas laterais direcionam o fluxo de ar ao longo das laterais. As saias laterais com formato afiado suportam a aerodinâmica e aumentam a pressão aerodinâmica ao mesmo tempo.
Com um ombro largo e longa e poderosa muscularidade, o lado se estende da frente sobre a porta, enfatizando a extrema esportividade do Temerario. As poderosas e eficientes entradas de ar atrás das portas laterais garantem o fluxo de ar necessário para o desempenho do V8 biturbo e, ao mesmo tempo, melhoram visualmente a pressão aerodinâmica do chassi. Um spoiler traseiro fixo enfatiza a largura traseira do carro. A traseira compacta, mas técnica, incorpora detalhes do automobilismo, como o difusor largo que se estende sob o veículo e os tubos de escape integrados. As luzes traseiras apresentam o novo design hexagonal, permitindo também que o ar passe para o resfriamento do motor.
O teto também é funcional em termos de aerodinâmica. Um perfil ligeiramente deslocado para trás direciona o ar diretamente para a asa traseira integrada. Os designers integraram de forma quase invisível entradas de ar atrás do compartimento de passageiros, acima do ombro esculpido: um componente altamente funcional que ajuda a fornecer ar suficiente para o motor, radiador e turbocompressor.
O coração do Temerario é o novo motor V8 biturbo de 4,0 litros com um motor elétrico de fluxo axial integrado. Ao realizar o novo conceito de trem de força, os designers e engenheiros desenvolveram um novo chassi e carroceria: o Centro Stile Lamborghini teve a maior liberdade possível para apresentar o sistema de propulsão de forma visualmente apropriada, enfatizando a verdadeira sensação de motor central. A Lamborghini apresenta o V8 biturbo abertamente, como o motor de uma motocicleta sob um capô transparente.
“Com o estilo limpo e emocionante do Temerario, damos uma nova forma à linguagem de design essencial e icônica da Lamborghini, e damos um grande passo em direção ao futuro”, diz Borkert. “O Temerario combina estilo e desempenho com perfeição, apresentando uma convergência sem precedentes de design, engenharia e experiência do motorista em um novo modelo.”
Interior: “Sinta-se como um piloto”
“A filosofia ‘Sinta-se como um piloto’ da Lamborghini ganha vida de uma maneira nova no Temerario, através de uma posição baixa dos assentos, o painel de instrumentos fino e leve, e a inclinação perfeita do volante, permitindo ao motorista sentir-se parte da abordagem típica e divertida da Lamborghini. A combinação de telas digitais e botões mecânicos e físicos, como o icônico botão de partida e o volante inspirado em carros de corrida, resulta na experiência única de ‘interação do piloto'”, explica Borkert. “Assentos esportivos novos, ajustáveis eletricamente e confortáveis são padrão, ou assentos esportivos de fibra de carbono com concha dupla, que envolvem os passageiros dentro do veículo como uma luva perfeitamente ajustada, ergonomicamente os cercando com o cockpit e a unidade central do console.” Os assentos estão disponíveis em várias cores e quatro padrões de costura diferentes. Nenhum outro assento da Lamborghini atualmente oferece tantas opções quanto o assento de conforto recém-desenvolvido do Temerario: o assento de conforto ajustável em 18 posições é aquecido e ventilado.
O interior reflete o extraordinário design exterior, criando um equilíbrio entre experiências digitais e físicas. A Lamborghini utiliza materiais de altíssima qualidade, como carbono, couro e suede Corsatex da Dinamica por todo o interior, combinando-os para criar uma experiência interior de alta qualidade com um toque especial. Muitos elementos internos também podem ser solicitados em fibra de carbono, como partes do console central, aberturas de ventilação, painéis das portas, partes do painel, volante e coluna de direção. Além dos elegantes materiais leves, os clientes podem encontrar elementos clássicos da Lamborghini, como o botão de “Iniciar/Parar” inspirado na aviação; a alavanca de e-gear; e o indicador vermelho de ‘alinhamento’ no volante para enfatizar a esportividade extrema do Temerario.
Seguindo a filosofia “Sinta-se como um piloto”, graças ao novo painel de instrumentos de geração, o piloto e o copiloto rapidamente se tornam um com o carro. Claro e intuitivo de operar, o piloto pode alcançar todos os controles a partir da posição perfeita do assento. As icônicas aberturas de ventilação hexagonais estão elegantemente integradas no cockpit, e o console central tem espaço para um smartphone e uma carteira.
O volante recém-desenvolvido, com elementos opcionais de carbono, se inspira no mundo das corridas e permite que o motorista controle as principais funções de condução. No lado esquerdo do volante, está o rotor coroado de vermelho, usado para selecionar os modos de condução. Abaixo disso, estão os botões para a função de elevação do veículo, o botão ‘início de corrida’ e, entre eles, os interruptores para os indicadores. O motorista pode operar o Launch Control com um simples toque de botão, para um controle máximo.
INTERAÇÃO DO PILOTO
O novo e moderno conceito gráfico continua no interior. Elementos icônicos estão distribuídos dentro do carro, incluindo no túnel central, nas telhas da tela sensível ao toque e ao redor das aberturas de ventilação e costuras. “Os gráficos hexagonais, a escolha dos materiais e os gráficos digitais frescos fazem o interior do Temerario ser muito sofisticado e emotivo”, diz Borkert. Pela primeira vez, o copiloto tem sua própria tela fina e informativa, que pode usar para consultar informações de condução e funções do veículo. Os pilotos operam os instrumentos importantes para a condução de forma analógica, enquanto os instrumentos do sistema de entretenimento e navegação são operados por toque através da tela no console central. O conceito de “Interação do Piloto” envolve ativamente o motorista ainda mais no funcionamento do Temerario, proporcionando controle perfeito durante a condução.
A nova Interface Humano-Máquina (HMI) “Interação do Piloto” serve como o centro de informações do Temerario. A Lamborghini desenvolveu os novos gráficos e o design exclusivamente para o Temerario, evoluindo o novo DNA de design gráfico iniciado no Revuelto. Uma nova tela de 8,4 polegadas montada no console central oferece a opção de deslizar e individualizar os temas. O piloto e o copiloto podem usá-la para deslizar aplicativos e informações da tela central para as telas do motorista e copiloto, assim como um smartphone. Enquanto o piloto recebe informações no cluster de instrumentos digital de 12,3 polegadas, os dados para o passageiro da frente são mostrados simultaneamente em uma tela de 9,1 polegadas à sua frente. Se o piloto alterar o modo de condução, os gráficos da tela mudam para corresponder à condução.
Mais espaço e conforto para o dia a dia
Comparado ao Huracán, o interior do Temerario foi completamente redesenhado, enquanto ao mesmo tempo desenvolvia a linguagem de design vista pela primeira vez no Revuelto. Graças ao novo chassi do tipo spaceframe, o Temerario oferece significativamente mais espaço interno do que seu antecessor. Uma posição de assento baixa e ergonômica oferece ao piloto e copiloto uma conexão e integração perfeitas com o veículo, ao mesmo tempo que proporciona um alto nível de conforto, fiel à filosofia Lamborghini de “Sinta-se como um piloto”.
O novo conceito de chassis spaceframe aumenta o espaço para a cabeça em 34 mm e o espaço para as pernas em 46 mm, além de um aumento de 4,8° na visibilidade, acomodando passageiros de até 200 cm de altura, mesmo usando capacete. Isso significa que até os motoristas mais altos, usando capacete, podem completar suas voltas na pista de corrida confortavelmente. Há espaço para itens como equipamentos esportivos no compartimento de carga sob o capô frontal, com 112 litros de volume de armazenamento disponíveis, equivalentes a duas malas de cabine. Outros itens do dia a dia podem ser guardados atrás dos assentos.
“Oferecer aos clientes o maior conforto possível foi um dos primeiros objetivos que estabelecemos”, disse Paolo Racchetti, Diretor de Linha de Modelos do Temerario. “Nossos supercarros são dirigidos e apreciados por clientes na cidade e em longas viagens: melhorar a habitabilidade enquanto mantemos as dimensões e proporções do carro o mais compacto possível foi um importante desafio durante seu desenvolvimento. O Temerario é um supercarro absolutamente versátil, pronto para dar o seu melhor na pista ou ser o companheiro de viagem perfeito durante um longo fim de semana.”
Personalização e Pacote ‘Alleggerita’
O Temerario é lançado com duas novas cores exclusivas, Blu Marinus (azul) e Verde Mercurius (verde). Mais de 400 cores de carroceria e liveries especiais estarão disponíveis, oferecendo aos clientes possibilidades de personalização quase infinitas através do programa Ad Personam da Lamborghini. As novas rodas, 20″ na frente e 21″ atrás, estão disponíveis em três designs e materiais diferentes: rodas fundidas (três cores), forjadas (quatro cores) e de carbono. Uma ampla gama de elementos em fibra de carbono para os exteriores e interiores é oferecida: splitter frontal, capas dos espelhos, aberturas laterais superiores, difusor traseiro; túnel central, cluster de instrumentos, aberturas de ventilação, moldura do interruptor das portas, volante em carbono, capa da coluna de direção e alavanca de câmbio.
Pela primeira vez, uma Lamborghini estreia no mercado com o pacote ‘Alleggerita’ (leve) para clientes mais voltados para a direção na pista. Ele reduz o peso do carro em 12,65 kg apenas com os componentes da carroceria, com uma redução de mais de 25 kg quando incorporados elementos interiores leves, rodas de carbono e silenciador de titânio, sendo ainda mais eficiente do ponto de vista aerodinâmico (+67% de carga aerodinâmica).
O pacote Alleggerita inclui um splitter feito de CFRP (polímeros reforçados com fibra de carbono) (-0,19 kg) e painéis de fundo reciclados de fibra de carbono (-0,55 kg): mais um passo no compromisso da Lamborghini com a sustentabilidade. As novas saias laterais em CFRP oferecem uma economia adicional de 0,6 kg de peso, assim como o capô traseiro (-9,2 kg) e o painel onde o spoiler de alta carga está integrado (-1,6 kg).
Dentro, o Pacote Leve incorpora painéis de porta em fibra de carbono e apoio para os pés do passageiro para oferecer uma experiência de direção inspirada no mundo das competições. Os pesos das janelas também foram reduzidos: o vidro leve da janela traseira economiza 0,85 kg, enquanto as janelas laterais fixas são de policarbonato (-0,45 kg).
Um pacote alternativo Carbono também está disponível, que inclui um difusor traseiro, tampas de espelhos retrovisores e capas de entrada de ar laterais de carbono, ajudando a reduzir o peso em mais 1,82 kg.
AERODINÂMICA
Com o Temerario, a Lamborghini alcançou o auge da eficiência aerodinâmica por meio da obtenção de três objetivos principais de design: estabilidade em altas velocidades; aumento da performance de resfriamento; e máxima eficiência de frenagem.
Os designers e engenheiros da Lamborghini levaram em consideração o novo powertrain híbrido e as metas aumentadas de carga aerodinâmica, particularmente na parte traseira, ao desenvolver a carroceria e o fundo do Temerario: o resultado é um aumento de +103% na downforce traseira em comparação com o Huracán EVO, que chega a +158% se o carro for equipado com o Pacote Alleggerita.
Cada elemento individual foi projetado para contribuir para um excelente desempenho aerodinâmico. Começando pela frente, onde os DRLs (luzes de rodagem diurna) se tornaram elementos aerodinâmicos, as luzes hexagonais com entradas de ar e defletores dedicados têm a tarefa de direcionar o fluxo de ar do para-choque para a parte superior dos radiadores laterais, e as duas aletas foram instaladas nas entradas. A aleta superior, com perfil em forma de asa, desvia o fluxo para baixo, que é capturado pela segunda aleta horizontal, direcionando-o para entrar no radiador perpendicularmente e maximizando a eficiência de resfriamento.
Além disso, as aletas que compõem as grades nos arcos das rodas direcionam o fluxo para o exterior da roda, afastando-o do radiador lateral e minimizando o arrasto, com o efeito duplo de reduzir a resistência aerodinâmica e direcionar a downforce para a traseira.
Os espelhos retrovisores, trabalhando em conjunto com a parte dianteira do veículo, têm o objetivo de não apenas minimizar o arrasto, mas também direcionar o ar para os radiadores laterais, aumentando a capacidade de resfriamento dos componentes mecânicos.
O design do teto, com um canal central, direciona o ar para o spoiler traseiro, integrado ao corpo do veículo, melhorando a eficiência aerodinâmica e aumentando a downforce. As laterais curvas do capô do motor também contribuem para esse resultado, aumentando a quantidade de ar que flui pela parte lateral do spoiler. O pacote Alleggerita opcional apresenta um spoiler traseiro leve de alta carga, obtido ao aumentar a altura da borda de fuga, com consequente aumento na curvatura.
A parte inferior do veículo também desempenha um papel estrutural em termos de eficiência aerodinâmica. O fundo é equipado com geradores de vórtices: três pares de aletas dispostas como os galhos de uma árvore aumentam a carga aerodinâmica traseira, auxiliando a ação do difusor que, graças a uma área de superfície 70% maior em comparação com o Huracán EVO e um ângulo aumentado em 4°, maximiza a extração vertical do fluxo de ar pela parte inferior. A maior demanda de resfriamento imposta pelo novo powertrain turbo-híbrido exigiu o desenvolvimento de uma nova disposição dos radiadores, proporcionando uma melhoria de 30% na performance de resfriamento.
Além disso, para maximizar o desempenho excepcional do Temerario, um novo conceito de resfriamento dos freios foi desenvolvido para otimizar a frenagem do veículo. A seção frontal incorpora um defletor preso ao braço de suspensão inferior, que explora o fluxo desviado pelo difusor frontal e o direciona para a pinça de freio dianteira, ajudando a resfriá-la. Outros dois inlets específicos foram incorporados ao para-choque para direcionar um fluxo de ar intenso do próprio para-choque para os canais de ventilação dos discos; depois, um ducto tipo Y – com dupla entrada mas saída única – suga o ar em alta pressão, ajudando a melhorar o resfriamento do sistema de freios. O resultado geral é uma melhoria total na performance de resfriamento sobre o Huracán EVO de 20% para os discos e 50% para as pinças.
A traseira incorpora uma solução já testada com sucesso no Revuelto. Os canais de ventilação dos discos traseiros são alimentados por um ducto NACA posicionado na parte frontal do alojamento da roda traseira, que coleta o fluxo de alta energia do fundo e o direciona para o ducto de resfriamento dos freios.
FRAME ESPACIAL
A montagem estrutural do Temerario apresenta a nova carroceria Body-in-White construída com uma abordagem de espaçoframe de alumínio multi-tecnologia para suportar as maiores cargas derivadas da nova unidade de potência híbrida. Isso garante excelentes qualidades mecânicas juntamente com uma notável eficiência na redução de peso.
Feito inteiramente de alumínio, o quadro do Temerario estreia uma nova liga de alta resistência para fundições sob alta pressão; o uso de extrusões hidroformadas de alta resistência; e um aumento no número de fundições ocos com seções de inércia fechadas finas, alcançado por meio do uso de núcleos internos. Essas tecnologias permitiram minimizar a complexidade construtiva do espaçoframe e otimizar o peso, enquanto ao mesmo tempo o novo powertrain híbrido adota mais de 50% menos componentes em comparação com os mesmos parâmetros do Huracán. Além disso, o Temerario incorpora uma redução significativa no número de soldas a quente: mais de 80% menos comprimento total de solda em comparação com o Huracán.
O novo arquétipo de construção entregou aumentos na rigidez torsional de mais de 20% em comparação com o espaçoframe da geração anterior, além de oferecer a melhor limitação de peso possível do veículo, garantindo o mais alto nível de segurança para os ocupantes e fazendo uma contribuição significativa para as excelentes dinâmicas de direção do veículo.
EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO
O Temerário oferece 13 experiências de condução que tornam o supercarro esportivo versátil, capaz de proporcionar emoção tanto na condução diária quanto nas curvas de um circuito. Os modos de condução podem ser selecionados através dos rotores no volante: o rotor superior à esquerda, com coroa vermelha, permite ao motorista escolher entre Città, Strada, Sport, Corsa e Corsa Plus (ESC Off – controles eletrônicos desativados); além disso, ao pressionar o botão da “bandeira quadriculada” por dois segundos, o Launch Control é ativado para explorar o máximo potencial ao partir de uma parada.
“O Temerário oferece uma experiência de condução inovadora e emocionante ao mesmo tempo. O sistema e-4WD, incluindo o real torque vectoring, é uma combinação perfeita”, comenta Mohr. “De um lado, temos um carro absolutamente preciso e eficaz na pista, por outro, temos um caráter mais tipicamente de tração traseira, voltado para o máximo envolvimento do motorista.”
Juntamente com o sistema híbrido, três novos modos de condução dedicados também estreiam: Recharge, Hybrid e Performance, selecionáveis via o rotor superior à direita. A escolha do modo de condução é exibida no painel digital de 12,3 polegadas do motorista, onde os gráficos animados replicam a rotação dos seletores para tornar a seleção imediatamente intuitiva.
Città é a experiência projetada para condução em áreas urbanas, que pode ser utilizada tanto no modo Hybrid (totalmente elétrico com potência máxima de 140 kW – 190 CV) quanto no modo Recharge, permitindo que o V8 recarregue rapidamente a bateria, se necessário. Strada é ideal para rotas extraurbanas e viagens longas em rodovias, para uma condução eficiente e esportiva, com tração integral que é ativada sob demanda. O motor V8 sempre apoia os motores elétricos, com potência máxima de 800 CV entregue pelo trem de força no modo Hybrid, enquanto no modo Recharge a potência máxima é de 725 CV. O eixo e dianteiro suporta o torque vectoring e a aerodinâmica ativa trabalha para oferecer máxima estabilidade em altas velocidades, por exemplo, na rodovia.
Ao selecionar Sport, o Temerário muda de caráter e o comportamento do carro é ajustado para oferecer uma condução emotiva, divertida e responsiva em cada um dos três modos combináveis: Recharge, Hybrid e Performance. O motor de combustão, assistido pelo sistema híbrido, está ativo em todas as três situações, entregando um máximo de 920 CV de potência, enquanto o som do V8 se torna mais presente; a caixa de câmbio responde com máxima agilidade enquanto a suspensão e a aerodinâmica aprimoram a agilidade do carro e o prazer de dirigir nas curvas.
O ápice da eficácia e potência expressa, tanto em termos de desempenho quanto de som, é atingido com Corsa, o modo projetado para aprimorar as capacidades dinâmicas do Temerário na pista. Em Performance, o trem de força expressa o pico de seu potencial entregando 920 CV, e o controle do sistema híbrido é calibrado para tirar o máximo proveito do eixo e, tanto em termos de torque vectoring quanto de tração integral, para uma condução ultraesportiva, mas acessível ao mesmo tempo. O som também atinge máxima emotividade para uma experiência sonora envolvente e excitante.
A opção Drift Mode também faz sua estreia no Temerário, para ajudar o motorista a gerar sobresterço controlado e maximizar a diversão de condução. Operado através do rotor inferior do lado direito do volante, o Drift Mode é ajustável conforme três níveis diferentes: do nível um, que facilita o sobresterço mantendo um ângulo de deslizamento limitado, até o nível três dedicado a motoristas experientes, permitindo um grande ângulo de deslizamento.
HMI, INFOTAINMENT E CONECTIVIDADE
O novo Temerário é o carro mais avançado da história da Lamborghini do ponto de vista multimídia. Comparado ao Huracán, a conectividade é significativamente mais avançada, oferecendo aos usuários serviços e funcionalidades relacionadas ao uso diário do carro, junto com outras especificamente projetadas para a diversão de dirigir na estrada ou na pista.
Os usuários podem aproveitar um sistema de navegação com atualizações de mapa via over-the-air e informações em tempo real sobre tráfego e pontos de interesse. A suíte de conectividade incorpora conteúdo de entretenimento, incluindo rádio pela internet, assistente de voz e conexão sem fio com smartphones via Apple CarPlay e Android Auto. O Temerário oferece um sistema de Interface Homem-Máquina (HMI), que consiste em três displays: o painel de instrumentos digital de 12,3″, a tela central de 8,4″ e o display do passageiro de 9,1″. O sistema possui gráficos, incluindo 3D, com animações, widgets e um estilo completamente novo criado especificamente para o carro. Além disso, as três telas são controladas por um único “cérebro eletrônico” para garantir máxima coerência de design, interação e uso.
O painel de instrumentos, além de ter um design gráfico totalmente renovado, apresenta novas funções de personalização que permitem aos usuários selecionar três tipos de visualizações: “Dynamic view” com informações sobre a dinâmica do veículo; “Navi view” com o mapa em tela cheia; e “Essential view” com informações essenciais para a condução. O sistema Infotainment implementa novas funções com uma ampla gama de opções de personalização para criar uma experiência verdadeiramente imersiva, incluindo a função de deslizar que permite aos usuários mover conteúdos da tela central para os displays do motorista e passageiro com um gesto de dedo, como em uma tela de smartphone.
Entre as personalizações disponíveis na tela central está a opção de criar uma página que gerencia até três aplicativos simultaneamente, permitindo ao motorista acessar facilmente suas funções “favoritas”, como controle de clima, navegação, rádio e muito mais, minimizando a distração enquanto dirige. Também é possível criar atalhos favoritos para aplicativos individuais, como controle de clima, contatos telefônicos, rádio e destinos de navegação.
O Temerário também estreia o sistema Lamborghini Vision Unit (LAVU), uma opção que, por meio de três câmeras e uma unidade de controle dedicada, habilita três novos serviços a bordo: Lamborghini Telemetry 2.0, Memories Recorder e Dashcam. Os aplicativos são facilmente acessíveis através do sistema Infotainment e controles do volante, além do aplicativo Lamborghini Unica.
O sistema LAVU aprimora a experiência autêntica “Sinta-se como um piloto”, utilizando a telemetria de forma a registrar o desempenho na pista para ajudar a melhorá-lo. Ele também permite salvar os melhores momentos de condução usando o Memories Recorder e melhora a segurança por meio da Dashcam.
As três câmeras de alta definição são posicionadas para enquadrar tanto a cabine quanto a estrada: a câmera frontal está posicionada no forro do teto e grava imagens da estrada ou pista; a câmera “emotion”, também no forro do teto, enquadra a cabine para capturar as emoções do motorista e passageiro; enquanto a câmera da parede traseira está fixada no escudo antifogo, atrás dos assentos, e enquadra o volante, painel de instrumentos e para-brisa.
A seção Driving Experience permite que os usuários recuperem todas as experiências gravadas com seu carro através do sistema LAVU, enquanto o serviço Remote Trip Statistics coleta dados sobre a distância percorrida e o uso do trem de força híbrido após cada viagem.
O aplicativo Lamborghini Unica amplia a experiência mesmo quando o motor do Temerário está desligado. Usando um smartphone ou Apple Watch, os usuários podem monitorar continuamente seu carro, visualizando informações como nível de combustível, carga da bateria, autonomia e a posição exata onde o carro está estacionado. Além disso, por meio do aplicativo, é possível realizar uma série de operações de controle remoto, como travar e destravar as portas.
Uma das funcionalidades de segurança e proteção no Temerário é o Sistema de Rastreamento de Veículos Lamborghini Connect (LCVTS), que detecta proativamente o uso não autorizado do carro e notifica o proprietário via aplicativo, além do Centro de Operações de Segurança, para ativar prontamente os procedimentos necessários. A Lamborghini garante a confidencialidade e proteção dos dados pessoais dos clientes desde a fase de design do veículo, aplicando uma abordagem de “privacidade e segurança desde o design”, mantendo os mais altos padrões durante todo o ciclo de vida do produto.
Som
O Sistema de Som Temerario é desenvolvido pela Sonus faber, os artesãos italianos do som, originários de Vicenza, Itália. Este sistema premium cria um ambiente de áudio imersivo, caracterizado pelo renomado som natural pelo qual a Sonus faber é celebrada. Cada componente é meticulosamente projetado e ajustado para garantir uma experiência auditiva que reflete a arte e a precisão sinônimas da fabricação italiana. A cabine envolvente e o motor potente do Temerario são perfeitamente complementados pelo sistema de som Sonus faber, garantindo uma experiência emotiva e luxuosa.
Lamborghini Telemetry 2.0
O Lamborghini Telemetry 2.0 é um aplicativo embarcado projetado para uso na pista, com o objetivo de aumentar a confiança e o desempenho do motorista, ajudando-o a aproveitar ao máximo o potencial do Temerario. A interface gráfica e a experiência do usuário dentro do carro foram completamente reformuladas, tornando a operação mais intuitiva e imediata, com controles no volante que a tornam ideal para uso na pista.
Durante as sessões de pista, o curso e informações sobre o tempo de volta e cada setor podem ser visualizados no display do painel. Também é possível selecionar um tempo de referência para obter um relatório imediato sobre o desempenho.
O Lamborghini Telemetry 2.0 inclui mais de 150 dos circuitos mais importantes do mundo (incluindo variantes), em comparação com a versão anterior disponível no Huracán STO. Além disso, mais informações estão disponíveis, como pressão dos pneus ou onde e quando a intervenção eletrônica ocorreu.
Os usuários também podem gravar vídeos de sua experiência usando as câmeras integradas no sistema LAVU: imediatamente após a sessão, os dados de telemetria e os vídeos podem ser visualizados diretamente no display do painel ou compartilhados no aplicativo Unica para uma análise mais detalhada, até combinando os dados do carro com a frequência cardíaca do usuário graças à integração com o Apple Watch.
O aplicativo Lamborghini Unica também apresenta uma maior usabilidade, graças à colaboração dos pilotos da Lamborghini Squadra Corse. A análise de desempenho agora é mais amigável por meio do display visual modular do mapa do percurso, identificando os vídeos gravados e os dados coletados durante a sessão. Imagens e dados podem ser compartilhados em um vídeo personalizado graças a um editor de vídeo integrado no aplicativo, permitindo ao usuário escolher entre diferentes quadros, templates e novos widgets sobrepostos.
Memories Recorder
A diversão continua fora da pista, onde cada momento a bordo do Temerario pode ser gravado usando o Memories Recorder. Este recurso permite aos motoristas gravar até dois minutos de condução usando as câmeras do sistema LAVU e compartilhar o vídeo através do aplicativo Unica. A usabilidade e as opções de personalização do Memories Recorder são aprimoradas pela capacidade de escolher o quadro da câmera, as informações a exibir na interface gráfica e o formato do vídeo.
Dashcam
O sistema LAVU também permitiu a implementação do aplicativo Dashcam, projetado para melhorar a segurança da condução. As três câmeras fornecem um sistema de vigilância contínua eficiente e, em caso de acidente ou manobra de emergência, um vídeo de um minuto é gravado automaticamente. Também é possível visualizar até 40 segundos de imagens antes do momento do impacto ou de uma manobra, e o vídeo pode ser visualizado tanto no sistema de infotainment quanto no aplicativo Unica.
Pneus
Como parceiro de longo prazo da Lamborghini e parceiro exclusivo de pneus para o novo Lamborghini Temerario, a Bridgestone, líder mundial em pneus premium e soluções de mobilidade sustentável, desenvolveu uma linha completa de pneus para maximizar o desempenho do supercarro dentro e fora da pista, durante todo o ano, atendendo às necessidades dos motoristas.
A Bridgestone recorreu à sua icônica família de pneus Potenza para os ajustes de verão e pista do Temerario, entregando pneus Potenza Sport e Potenza Race sob medida. O ajuste personalizado do Bridgestone Potenza Sport aplica um design de padrão que maximiza o manuseio em seco, manuseio em molhado e desempenho em alta velocidade, para melhorar o comportamento esportivo do veículo.
Além deste ajuste padrão de ultra alto desempenho, a Bridgestone também desenvolveu um ajuste Potenza Sport homologado como Run-Flat. Isso permite que os motoristas mantenham o controle após um furo e continuem dirigindo com segurança por até 80 km a até 80 km/h. A Bridgestone trouxe essa tecnologia para o Temerario em um ajuste personalizado que oferece um nível de aderência mais alto, tração superior e conforto extremo de condução na estrada, além de segurança e tranquilidade.
Além disso, a Bridgestone projetou um pneu de corrida sob medida para liberar o desempenho incrível do supercarro. Esse ajuste exclusivo do Bridgestone Potenza Race oferece excelente aderência, manuseio aprimorado e desempenho duradouro para todos os entusiastas de pista. A alta aderência do pneu é possibilitada por um composto sob medida desenvolvido para uso em pista e depois transferido para aplicação em estrada.
Completando uma linha completa para atender a todas as necessidades e exigências do motorista, a Bridgestone também desenvolveu um ajuste Blizzak LM005 sob medida para o inverno, permitindo que o supercarro entregue desempenho superior até mesmo em condições rigorosas de inverno.
Desenvolvidos e fabricados na Europa, os diferentes pneus sob medida estarão disponíveis em oito dimensões nos tamanhos de 20″ e 21″. Após o Huracán STO, Tecnica, Sterrato, Huracán EVO e o V12 HPEV Revuelto, o Temerario é o mais recente supercarro da Lamborghini a ser equipado com pneus Bridgestone como equipamento original.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Trem de força
Motor: V8 Bi-Turbo – Hot-V 4.0l
Deslocamento: 3995,2 cm³ (243,8 pol³)
Diâmetro e curso: 90 mm x 78,5 mm (3,54 x 3,09 pol)
Taxa de compressão: 1 : 9,3
Potência máxima @ rpm (ICE): 800 CV @ 9000-9750 rpm
Potência máxima (combinada ICE+EE): 920 CV
Torque máximo @ rpm (ICE): 730 Nm @ 4000-7000 rpm
Sistema de resfriamento: Resfriamento a líquido – circuito dedicado para componentes HV
Sistema de gestão do motor: Central DI – Bosch
Sistema de lubrificação: Cárter seco
Transmissão
Transmissão: Automática
Caixa de câmbio: 8 marchas
Embreagem: Dupla embreagem
Sistema híbrido
Bateria: Bateria de lítio-ion de alta potência específica com células tipo pouch
Gerador: P1 eMotor
Eixo e dianteiro e-motor: 220kW @ 3500 rpm
Desempenho
Velocidade máxima: 343 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 2,7 s
Frenagem 100-0 km/h: 32 m
Carroceria e chassi
Estrutura: Alumínio total
Carroceria: Alumínio
Rodas
Pneus – Frente: Bridgestone Potenza Sport 255/35 ZR20
Pneus – Traseira: Bridgestone Potenza Sport 325/30 ZR21
Rodas da frente: 20 x 9J
Rodas traseiras: 21 x 11.5J
Sistema de frenagem
Freios: Freios CCB Plus (Freios Carbono Cerâmicos Plus) com pinças fixas em alumínio com 10 pistões (dianteiro) e 4 pistões (traseiro)
Freios dianteiros: Discos 410×38 mm
Freios traseiros: Discos 390×32 mm
Dimensões
Distância entre eixos: 2.658 mm (104,6457 pol.)
Comprimento: 4.706 mm (185,2756 pol.)
Largura (Excluindo espelhos): 1.996 mm (78,58268 pol.)
Largura (Incluindo espelhos): 2.246 mm (88,4252 pol.)
Altura: 1.201 mm (47,28346 pol.)
Peso seco: 1.690 kg (3.725,8 lb)
Relação peso-potência: 1,84 kg/CV