Como o primeiro modelo da série limitada Mercedes-Benz Mythos, o Mercedes-AMG PureSpeed fez sua estreia mundial no Grande Prêmio de Fórmula 1™ de Abu Dhabi em 2024. A realização ousada de um carro de desempenho totalmente aberto, para dois ocupantes, sem teto ou para-brisa, é um tributo ao automobilismo e proporciona uma experiência de condução inesquecível.
“O Mercedes-AMG PureSpeed é a maneira mais direta de vivenciar o desempenho e a diversão ao volante. Graças ao design radicalmente aberto, sem teto ou para-brisa, nada separa o motorista e o passageiro dos elementos, permitindo que ambos aproveitem plenamente o veículo, a estrada e a paisagem com todos os sentidos. O design marcante reinterpreta elementos de carros de corrida lendários e cria uma silhueta fascinante e atemporal. Assim, o PureSpeed reúne as forças tradicionais da AMG: veículos altamente emocionais e de altíssimo desempenho que inspiram — à primeira vista e ao dirigir.”
Michael Schiebe, CEO da Mercedes-AMG GmbH e chefe das unidades de negócios Mercedes-Benz G-Class e Mercedes-Maybach
O Mercedes-AMG PureSpeed celebra a tradição da Mercedes-Benz no automobilismo com seu emocionante design de carro de corrida, materiais inovadores e tecnologia moderna. A série exclusiva é estritamente limitada a 250 unidades.
Design de carro esportivo inspirado no hipercarro Mercedes-AMG ONE
O design do Mercedes-AMG PureSpeed combina uma silhueta baixa, um capô longo e uma dianteira muito baixa com um distinto “nariz de tubarão”. A entrada de ar ampla, o logotipo AMG e a estrela da Mercedes em cromo escuro na parte frontal lembram o Mercedes-AMG ONE. Além disso, o capô foi otimizado aerodinamicamente. O trabalho de precisão da equipe de aerodinâmica também é evidente nos pequenos defletores parcialmente transparentes na frente e nas laterais do carro, que reduzem a turbulência para o motorista e o passageiro.
Elementos aerodinâmicos de fibra de carbono visíveis e bem definidos na parte inferior do carro criam um forte contraste com as formas sensuais e arredondadas da parte superior. A tampa do porta-malas e o difusor traseiro também foram projetados com foco na aerodinâmica, levando em consideração a ausência de teto.
As rodas de alumínio forjado de 21 polegadas apresentam coberturas de fibra de carbono nos eixos dianteiro e traseiro. As coberturas traseiras são totalmente fechadas para reduzir a resistência ao ar, enquanto as dianteiras são abertas para otimizar o fluxo de ar e o resfriamento dos freios. Na frente, são usados pneus 275/35 R 21 em aros de 9,5 J x 21 polegadas; na traseira, pneus 305/30 R 21 em aros de 11,0 J x 21 polegadas.
O acabamento lateral com “aero flics” e os ombros musculosos sobre as rodas traseiras de bitola larga se fundem elegantemente na tampa do porta-malas e no para-choque traseiro amplo.
Sistema HALO em vez de coluna A
Outro destaque é o sistema HALO, que substitui a tradicional coluna A do carro. Inspirado pela classe principal do automobilismo, esse elemento está presente em todos os veículos de Fórmula 1™ desde 2018 e protege a cabeça do motorista em caso de acidente.
No Mercedes-AMG PureSpeed, o sistema de segurança consiste em uma robusta estrutura tubular de aço, firmemente integrada à estrutura do veículo. O componente aerodinamicamente otimizado protege os dois ocupantes, bifurcando-se atrás deles. O sistema de proteção contra capotamento inclui dois arcos rígidos ocultos sob as tomadas de ar aerodinâmicas, que também fazem parte da estrutura do carro.
Como detalhe interessante, o HALO é iluminado indiretamente na parte inferior por faixas estreitas de LEDs, levando a iluminação ambiente a um novo nível.
Além disso, dois capacetes aerodinamicamente otimizados foram projetados e fabricados exclusivamente para o Mercedes-AMG PureSpeed. Eles possuem a mesma cor do carro e incluem um sistema de intercomunicação, permitindo que o motorista e o passageiro se comuniquem claramente, mesmo em altas velocidades. Como recurso adicional, smartphones podem ser conectados ao sistema de intercomunicação, permitindo realizar chamadas e ouvir música pelos alto-falantes dos capacetes.
Um tributo aos lendários modelos Mercedes
Muitos outros elementos também homenageiam o automobilismo. As duas carenagens atrás dos assentos exibem o emblema AMG e remetem a carros de corrida icônicos, como o 300 SLR, dirigido por Stirling Moss e Denis Jenkinson na vitória da Mille Miglia de 1955 (uma corrida de 1.000 milhas) na Itália. Em sintonia com esse legado, o PureSpeed possui o exclusivo acabamento Silver Arrow em prata mística fosca.
O pacote opcional de estilo de automobilismo oferece acabamentos que variam de vermelho Le Mans a cinza grafite com padrão AMG preto. Este último presta homenagem à cor do Mercedes que venceu a corrida Targa Florio na Sicília há exatamente 100 anos. O carro foi pintado de vermelho, uma cor até então exclusiva dos fabricantes italianos.
Os carros de corrida alemães, por outro lado, tradicionalmente usavam branco. O acabamento em vermelho foi uma estratégia para evitar que torcedores italianos tentassem obstruir o carro alemão. A estratégia deu certo: com Christian Werner ao volante, o Mercedes de corrida 2 litros, número 10, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Para comemorar essa vitória centenária, o pacote de estilo inclui um “10” na asa dianteira.
Conceito de cor e equipamento em dois tons
O interior do PureSpeed combina um conceito clássico em dois tons, cristal branco e preto, adicionando detalhes sofisticados. Os assentos AMG Performance possuem revestimento de couro exclusivo com costura decorativa única, oferecendo suporte lateral ideal e um design inspirado no fluxo de ar em torno do carro. Assentos aquecidos e com ajuste multicontorno aumentam o conforto. A área atrás dos assentos apresenta fibra de carbono, enquanto almofadas de couro integradas continuam o design fluido. Tapetes AMG de alta densidade complementam o esquema de cores, design e costuras dos assentos. Os painéis das portas também são revestidos em couro.
O volante AMG Performance mantém o conceito de dois tons e é complementado por um relógio analógico personalizado, fabricado pela IWC Schaffhausen. Posicionado no centro do painel, em uma estrutura de fibra de carbono com design sofisticado, o relógio exibe um mostrador exclusivo para o PureSpeed, iluminado ao entardecer e à noite.
O sistema de som Burmester High-End 3D Surround com 15 alto-falantes e 1.170 watts proporciona uma experiência auditiva de qualidade premium. Uma placa na consola central, gravada com “1 de 250”, indica a exclusividade da série limitada Mythos.
Para proteger o veículo de intempéries quando estacionado, uma capa protetora é fornecida como padrão. Feita sob medida, cobre o interior e o sistema HALO, além de contar com uma capa interna específica para garagem, confeccionada com materiais antipoeira e antiestáticos.
Estrutura: Arquitetura de carro esportivo AMG
O PureSpeed utiliza a arquitetura de carros esportivos da Mercedes-AMG, com um chassi de alumínio em estrutura espacial. Esse design oferece máxima rigidez para dinâmicas de condução precisas e proporções esportivas, utilizando materiais como alumínio, magnésio, fibras compostas, aço e elementos de carbono.
Aerodinâmica sofisticada
Elementos aerodinâmicos ativos, como o spoiler traseiro extensível, são ajustados automaticamente com base em velocidade e condições de direção. Um perfil de fibra de carbono no subchassi gera o efeito Venturi, reduzindo a elevação do eixo dianteiro e melhorando a estabilidade e precisão da direção.
Motor V8 biturbo de 4,0 litros da AMG
Com 430 kW (585 cv) e torque máximo de 800 Nm, o motor V8 biturbo oferece desempenho dinâmico e uma experiência de condução emocionante. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 3,6 segundos, com velocidade máxima de 315 km/h. O som icônico do motor V8 AMG é amplificado pelo design aberto do PureSpeed.
Transmissão e tração integral 4MATIC+
A transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G proporciona trocas rápidas e emocionantes, enquanto o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ garante estabilidade e segurança em todas as condições.
Suspensão e freios: Estabilização ativa semiativa e desaceleração ideal
O sistema inovador de suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização ativa semiativa por rolagem garante contato ideal com a estrada. Diferente dos estabilizadores laterais mecânicos convencionais, o sistema utiliza elementos hidráulicos ativos que compensam movimentos de rolagem em frações de segundo. Isso permite comportamento de direção e mudanças de carga otimizados, com a dinâmica, precisão e feedback característicos da AMG. Além disso, aumenta o conforto em retas e ao passar por irregularidades no piso. O eixo traseiro de largura aumentada aprimora a agilidade, especialmente perceptível em estradas sinuosas.
O sistema de freios compostos cerâmicos de alto desempenho AMG, oferecido de série, garante valores excepcionais de desaceleração e controle preciso. Com respostas sensíveis e alta estabilidade, mesmo sob cargas extremas, o sistema é composto por pinças fixas de 6 pistões na frente e flutuantes de 1 pistão na traseira, ambos na cor preta com logotipos AMG em branco.
Direção ativa no eixo traseiro: Combinando agilidade e estabilidade
O PureSpeed vem equipado com direção ativa no eixo traseiro. Dependendo da velocidade, as rodas traseiras giram em direção oposta (abaixo de 100 km/h) ou na mesma direção (acima de 100 km/h) que as rodas dianteiras. Essa tecnologia proporciona um manuseio que combina agilidade e estabilidade, características normalmente opostas. Outras vantagens incluem maior controle do veículo no limite e menor esforço na direção, devido à relação de direção mais direta no eixo dianteiro.